Aula 01

Description

Principais normas vigentes de Auditoria Interna. Auditoria Interna versus Auditoria Externa. Conceito, Objetivos, Responsabilidades, Funções, Atribuições. Controle de qualidade da auditoria de Demonstrações Contábeis.
Wellington Pereira Rodrigues
Flashcards by Wellington Pereira Rodrigues, updated more than 1 year ago
Wellington Pereira Rodrigues
Created by Wellington Pereira Rodrigues almost 8 years ago
206
0

Resource summary

Question Answer
O que é Estrutura de relatório financeiro aplicável É a estrutura de relatório financeiro adotada pela administração e, quando apropriado, pelos responsáveis pela governança na elaboração das demonstrações contábeis, que é aceitável em vista da natureza da entidade e do objetivo das demonstrações contábeis ou que seja exigida por lei ou regulamento.
O que são distorções São a diferença entre o valor, a classificação, a apresentação ou a divulgação de uma demonstração contábil relatada e o valor, a classificação, a apresentação ou a divulgação que é exigida para que o item esteja de acordo com a estrutura de relatório financeiro aplicável (ou seja, a diferença entre o que é para o que deveria ser).
Do que podem originar-se as distorções De fraude ou erro.
Quando uma distorção é relevante? Quando pode vir a modificar a opinião do usuário.
Qual a finalidade a auditoria externa (Independente ou privada)? busca conferir credibilidade às demonstrações contábeis , visto que, para os interessados nessas informações, não basta uma opinião interna, sendo indispensável a opinião independente da Auditoria Externa.
É atribuição do auditor independente garantir a viabilidade futura da entidade ou fornecer qualquer tipo de atestado de eficácia da administração na gestão dos negócios. Errado!!! Não é atribuição do auditor independente
De acordo a NBC TA 200, ao conduzir a auditoria de demonstrações contábeis, quais são os objetivos gerais do auditor?  Obter segurança razoável de que as demonstrações contábeis estão livres de distorções relevantes.  Expressar sua opinião sobre se as demonstrações foram elaboradas conforme a estrutura de relatório financeiro aplicável.  Apresentar relatório sobre as demonstrações contábeis.
Independente de obter uma segurança razoável ou ser insuficiente de poer opinar de forma ressalvada o auditor não poderá renunciar o trabalho e deverá opinar. Errado!!! Em todos os casos em que não for possível obter segurança razoável e a opinião com ressalva no relatório do auditor for insuficiente nas circunstâncias para atender aos usuários previstos das demonstrações contábeis, as NBC TAs requerem que o auditor se abstenha de emitir sua opinião ou renuncie ao trabalho, quando a renúncia for possível de acordo com lei ou regulamentação aplicável.
Em que constitui a auditoria das demonstrações contábeis? Constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre sua adequação, consoante os princípios Fundamentais de Contabilidade e pertinente à legislação específica.
Segundo a NBC TA 200, qual é o objetivo da Auditoria das Demonstrações Contábeis – Externa? Aumentar o grau de confiança nas demonstrações contábeis por parte dos usuários. Isso é alcançado mediante a expressão de uma opinião pelo auditor sobre se as demonstrações contábeis foram elaboradas, em todos os aspectos relevantes, em conformidade com uma estrutura de relatório financeiro aplicável.
Por quis razões, dentre outras, a Auditoria Independente dá maior consistência e veracidade aos registros e demonstrações contábeis, pelas seguintes razões, dentre outras:  O profissional que executa os registros contábeis o faz com maior atenção e rigor, pelo simples fato de saber que seu trabalho será examinado e seus erros apontados.  Empregados e administradores temem erros e fraudes, na certeza de que estes poderão ser apontados aos poderes superiores.  Os titulares do patrimônio, por sua vez, prestam contas, através da auditoria, a seus credores e ao fisco.
A auditoria independente apresenta algumas vantagens aos usuários das demonstrações contábeis, cite algumas.  Contribui para maior exatidão das demonstrações contábeis.  Possibilita melhores informações sobre a real situação econômica, patrimonial e financeira das empresas.  Assegura maior exatidão dos resultados apurados.
A auditoria pode ser interpretada como substituta da administração no cumprimento de seus objetivos de gestão? Não!!!
Pelo fato do auditor trabalhar por amostragem irregularidades podem passar despercebidas por ele ocasionando a perda de qualidade de seu trabalho. Não!!! o auditor trabalha por amostragem e, dessa forma, irregularidades podem passar despercebidas por ele, o que não quer dizer que seu trabalho não tenha sido bem feito.
Qual seria o atributo essencial a ser perseguido pelo auditor, no intuito de se manter no mercado? CREDIBILIDADE. O auditor que não tem credibilidade é incapaz de emitir um relatório que cumpra o papel de atestar as condições da situação econômico-financeira de uma empresa, apresentada nas demonstrações contábeis. E provavelmente não seria novamente contratado para novos trabalhos.
A responsabilidade do auditor independente gira em torno apenas das demonstrações contábeis? Não! O auditor também pode ter outras responsabilidades de comunicação e de relatório, perante os usuários, a administração, os responsáveis pela governança ou partes fora da entidade, a respeito dos assuntos decorrentes da auditoria, como, por exemplo, de comunicação com os responsáveis pela Governança, responsabilidades em relação a fraudes, dentre outras, desde que estabelecidas por lei, regulamento ou normas do CFC.
Defina Auditoria Interna Auditoria Interna como uma atividade de avaliação independente dentro da empresa, para verificar as operações e emitir uma opinião sobre elas, sendo considerada como um serviço prestado à administração. é executada por profissional ligado à empresa, ou por uma seção própria para esse fim, sempre em linha de dependência da direção empresarial.
Como uma opinião independente seria emitida por alguém que está em linha de dependência da direção? O fato é que a Auditoria Interna tem como objetivo auxiliar a administração da entidade no cumprimento de seus objetivos. A Auditoria Interna não tem por objetivo principal a identificação de fraudes e erros, tampouco a punição de gestores que cometam as impropriedades ou irregularidades.
Deve avaliar processos, sistemas e controle, a fim de auxiliar a administração no cumprimento dos objetivos da entidade. Essa definição correspondente a? Auditoria Interna
É realizada por auditores que não fazem parte da estrutura da empresa. É executada por profissional independente, sem ligação com os quadros da empresa, tendo sua atuação regulada por contrato de serviços. Auditoria Externa
Quais as semelhanças e diferenças da auditoria interna e externa?
Qual é a documentação emitida pelo auditor interno? Em relação ao elemento Relatório Principal, que o auditor interno emite recomendações à empresa auditada (da qual, como vimos, faz parte).
Qual é a documentação do auditor externo? Já o auditor externo dá um parecer (no sentido de um juízo técnico).
Tanto o auditor interno quanto o externo avaliam os controles internos da empresa? Sim
O auditor externo deve emitir uma opinião sobre os controles internos? Não!!! O auditor externo apenas avalia aqueles controles relacionados com as demonstrações contábeis, e não para fins de emitir uma opinião sobre esses controles, mas para melhor auxiliá-lo na definição dos testes a serem aplicados por ele.
Qual a finalidade da Auditoria Interna? “agregar valor ao resultado da organização, apresentando subsídios para o aperfeiçoamento dos processos, da gestão e dos controles internos, por meio da recomendação de soluções para as não conformidades apontadas nos relatórios”.
Papel da Auditoria Interna
É atribuição da Auditoria Interna assessorar a administração da entidade nesse sentido, informando-a de forma verbal ou por escrito e de maneira pública, somente indícios de irregularidades relevantes detectadas no decorrer do trabalho? Não!!! é atribuição da Auditoria Interna assessorar a administração da entidade nesse sentido, informando-a, SEMPRE POR ESCRITO e de maneira RESEVERVADA, quaisquer indícios de irregularidades detectadas no decorrer do trabalho.
A prevenção de fraudes e erros não é atribuição principal, finalidade precípua, objetivo maior, e outras afirmações desse tipo, da Auditoria Interna? Correto!
Independente de acordo com a administração o auditor interno está proibido de apresentar seus papéis de trabalho ao Auditor Independente? Errado!!! O auditor interno, quando previamente estabelecido com a administração da entidade em que atua, e no âmbito de planejamento conjunto do trabalho a realizar, deve apresentar os seus papéis de trabalho ao auditor independente e entregar-lhe cópias, quando este entender necessário.
Para que serve os testes de auditoria? Por meio dos testes, o auditor é capaz de obter as evidências indispensáveis à formação de sua opinião. A aplicação dos procedimentos, como sabemos, precisa estar atrelada ao objetivo que se quer atingir. Devem, na medida do possível, ser detalhados em tarefas descritas de forma clara, de modo a não gerar dúvidas ao executor e esclarecendo os aspectos a serem abordados, bem como expressando as técnicas a serem utilizadas.
O que é teste de observância? visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade.
Nos testes de auditoria devem ser considerados quais procedimentos? a) Inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis. b) Observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução. c) Investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.
O que são testes substantivos? Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.
As evidencias devem ser... suficientes, fidedignas, relevantes e úteis, de modo a fornecer base sólida para as conclusões e recomendações à administração da entidade.
O relatório da Auditoria Interna deve ser apresentado a quem? Deve ser apresentado a quem tenha solicitado o trabalho ou a quem este autorizar, devendo ser preservada a confidencialidade do seu conteúdo.
O relatório de Auditoria Interna deve apresentar, no mínimo, quais aspectos? a) o objetivo e a extensão dos trabalhos; b) a metodologia adotada; c) os principais procedimentos de auditoria aplicados e sua extensão; d) eventuais limitações ao alcance dos procedimentos de auditoria; e) a descrição dos fatos constatados e as evidências encontradas; f) os riscos associados aos fatos constatados; e g) as conclusões e as recomendações resultantes dos fatos constatados.
Quem pode emitir relatório de auditoria parcial e quando é necessária a emissão? A Auditoria Interna deve avaliar a necessidade de emissão de relatório parcial, na hipótese de constatar impropriedades / irregularidades / ilegalidades que necessitem providências imediatas da administração da entidade, e que não possam aguardar o final dos exames. Nesse aspecto cabe lembrar que o auditor independente NÃO emite relatório parcial.
Em qualquer tipo de serviço de auditoria o auditor interno deverá ter formação em Ciência Contábeis e registro no CRC? Não! A princípio, apenas quando o auditor interno estiver realizando auditoria contábil será exigida a formação em ciências contábeis e consequente registro no CRC, ok?
O que se entende por sócio encarregado do trabalho? é o sócio ou outra pessoa na firma responsável pelo trabalho e sua execução, e pelo relatório que é emitido em nome da firma. Quando necessário, é quem tem a autoridade apropriada conferida pelo Sistema CFC/CRC e quando requerido pelo regulador. Os termos sócio encarregado do trabalho, sócio e firma devem ser lidos como os equivalentes aplicados para o setor público.
O que se entende por revisão do controle de qualidade do trabalho? é o processo projetado para fornecer uma avaliação objetiva, na data, ou antes, da data do relatório, dos julgamentos relevantes feitos pela equipe do trabalho e das conclusões obtidas ao elaborar o relatório. O processo de revisão do controle de qualidade do trabalho é elaborado para auditoria de demonstrações contábeis de companhias abertas e os outros trabalhos, se houver, para os quais a firma determinou a necessidade de revisão do controle de qualidade do trabalho.
Quem é o Revisor de controle de qualidade do trabalho e qual sua finalidade? é o sócio, ou outro profissional da firma, uma pessoa externa adequadamente qualificada, ou uma equipe composta por essas pessoas, nenhuma delas fazendo parte da equipe de trabalho, com experiência e autoridade suficientes e apropriadas para avaliar objetivamente os julgamentos relevantes feitos pela equipe de trabalho e as conclusões obtidas para elaboração do relatório.
O que é uma Equipe de Trabalho? São os sócios e o quadro técnico envolvidos no trabalho e quaisquer pessoas contratadas pela firma ou uma firma da mesma rede para executar procedimentos do trabalho. Isso EXCLUI especialistas externos contratados pela firma ou por firma da mesma rede.
Os sistemas, as políticas e os procedimentos de controle de qualidade são de responsabilidade da firma de auditoria? Sim! a firma tem por obrigação estabelecer e manter sistema de controle de qualidade para obter segurança razoável de que:  A firma e seu pessoal cumprem com as normas profissionais e técnicas e as exigências legais e regulatórias aplicáveis; e  Os relatórios emitidos pela firma ou pelos sócios do trabalho são apropriados nas circunstâncias.
Se o sócio encarregado do trabalho obtém informações que teriam levado a firma a declinar do trabalho se essas informações estivessem disponíveis anteriormente, deve comunicar essas informações prontamente à firma, de modo que a firma e ele próprio possam tomar as medidas necessárias. Correto
O sócio encarregado do trabalho deve assumir a responsabilidade apenas por seus trabalhos de auditoria para os quais foi designado. Errado! O sócio encarregado do trabalho deve assumir a responsabilidade pela qualidade de todos os trabalhos de auditoria para os quais foi designado.
O sócio encarregado do trabalho deve assumir a responsabilidade pela... (a) DIREÇÃO, SUPERVISÃO e EXECUÇÃOdo trabalho de auditoria de acordo com as normas técnicas e exigências legais e regulatórias aplicáveis; e (b) emissão do relatório apropriado nas circunstâncias. (c) revisão
Desde que estejam bem determinados os trabalhos realizados por membros menos experientes não precisam ser revisados. Errado! As políticas e procedimentos da firma sobre responsabilidades pela revisão são determinados com base no fato de que o trabalho de membros menos experientes da equipe é revisado por membros mais experientes da equipe.
O sócio encarregado do trabalho deve sempre revisar toda a documentação de auditoria Errado! O sócio encarregado do trabalho não precisa, mas pode revisar toda a documentação de auditoria.
Um sistema de controle de qualidade efetivo inclui um processo de monitoramento projetado para fornecer segurança razoável de que as políticas e procedimentos relacionados com o sistema de controle de qualidade são relevantes, adequados e estão operando de maneira efetiva. Correto
Pessoas externas adequadamente qualificadas podem ser contratadas quando um único profissional ou firmas de pequeno porte identificam trabalhos que requerem revisão do controle de qualidade do trabalho. Correto
Show full summary Hide full summary

Similar

Auditoria Independente
fslipe
Obrigatoriedade de Auditoria Externa
fslipe
Questões auditoria Externa (independente)
Rafael de Oliveira
Conteúdo Auditoria Exame de suficiência
joaolucasfg
NBC TA 540 Auditoria de Estimativas Contabeis
manacs
Risco de Auditoria
fslipe
Planejamento de Auditorias
fslipe
Linha do tempo histórica do Controle Interno no Estado do Rio Grande do SUL
vanessa voltaire
AUDITORIA INDEPENDENTE
claudiasc87
CONTABILIDADE
marcos veiga santos