Aula 12: Gestão das Mudanças e do Conhecimento; Responsabilidade Corporativa.

Description

Aula 12: Gestão das Mudanças e do Conhecimento; Responsabilidade Corporativa.
Wellington Pereira Rodrigues
Flashcards by Wellington Pereira Rodrigues, updated more than 1 year ago
Wellington Pereira Rodrigues
Created by Wellington Pereira Rodrigues almost 8 years ago
25
0

Resource summary

Question Answer
Cite algumas pressões internas e externas para a Mudança da Gestão Organizacional.
São presenciados quantos campos de força em uma organização em mudança? são dois campos de força (os que apoiam e os que são contras as mudanças)
a Mudança Independe de confiança no potencial dos funcionários? Errado!!! Sem esta liberdade e confiança nas habilidades dos funcionários de tentar o novo, não existirá um clima propício à mudança.
Qual a diferença entre Líderes de Mudança e Gerentes de Status Quo?
Quais as características do modelo de mudança de cima para baixo (top-down)? Este é o modelo tradicional (mais comum), em que as mudanças são iniciadas pelo nível estratégico, ou seja, pelos chefes. Neste modelo, eles descrevem como o processo de mudança deverá ser conduzido e o que deve ser mudado. É necessário convencer os subordinados de que as mudanças serão positivas;
Quais as características do modelo de mudança de baixo para cima? este modelo parte dos níveis mais baixos da hierarquia, ou seja, está disperso por toda a organização. Todos os funcionários contribuem; os funcionários que trabalham diretamente com as tarefas têm um conhecimento muito maior dos detalhes e da realidade dos processos atuais e seus problemas; não é necessário um processo de convencimento; porém nem sempre recebe suporte necessário da direção
Quais as características do modelo de Mudança Integrada? Busca juntar as vantagens dos modelos de baixo para cima e de cima para baixo sem seus problemas.
O que pode ocasionar resistência ao processo de mudança? As resistências ao processo de mudança podem ser originadas do desconhecimento sobre o objetivo e a natureza das mudanças. Outro fator conhecido é o simples medo do desconhecido, natural em cada ser humano.
Cite algumas causas de resistência.
Cite alguns modos de enfrentar a resistência às mudanças.  Educação e comunicação – para facilitar a compreensão dos funcionários sobre os planos de mudança e sua importância;  Participação e envolvimento – para incluir sugestões dos funcionários e aumentar seu comprometimento;  Facilitação e suporte - envolve treinamento e incentivos para que os funcionários se sintam compreendidos em suas dificuldades;  Negociação – oferta de vantagens e incentivos materiais em troca da aceitação das mudanças;  Manipulação – tentar influenciar os funcionários através da manipulação da informação;  Coerção – Quando nada funciona, pode ser o caso de ameaçar os funcionários resistentes para que estes cumpram as ordens e implementem as mudanças.
Quais são as maneiras de mudanças numa instituição? De modo planejado e “aos poucos” ou de maneira emergente.
Defina uma mudança de modo planejado. Envolve toda uma estratégia e uma ação deliberada para que as mudanças ocorram.
Defina uma mudança emergente. Ocorre sem que exista um direcionamento. Ocorre naturalmente, derivada de uma necessidade de superarmos dificuldades, pela mudança das pessoas envolvidas, pela entrada de um concorrente ou produto novo no mercado, dentre outros motivos.
Quais são os modelos de mudança desenvolvidos por Lewin?
O que é um dado? Os dados são séries de fatos ou eventos isolados. São registros sem significado inerente, que se transformam em informações ao adquirirem significado.
O que é uma informação? As informações são dados que, percebidos pelo indivíduo, têm relevância, propósito e causam impacto em seu julgamento ou comportamento.
O que é conhecimento? “o conhecimento é decorrente da informação, que, por sua vez, deriva de conjunto de dados. Pode ser visto como conjunto de informações reconhecidas e integradas pela pessoa dentro de um esquema pré-existente.”
O conhecimento não é puro nem simples, mas é uma mistura de elementos; é fluido e formalmente estruturado; é intuitivo e, portanto, difícil de ser colocado em palavras ou de ser plenamente entendido em termos lógicos. Correto
O conhecimento, diferentemente da informação, refere-se a crenças e compromisso Correto
Os valores individuais e as crenças irão integrar o conhecimento, pois irão afetar o modo como os indivíduos irão captar, analisar e tirar conclusões das informações que receberem. Correto
O que é gestão do conhecimento? É um processo que se inicia na identificação dos conhecimentos estratégicos de uma organização. Desta forma, inclui também as diversas formas de criação do conhecimento dentro da empresa, bem como a evolução e a renovação dos conhecimentos existentes, de maneira que se mantenham válidos e relevantes.
A gestão do conhecimento nas organizações pode ser entendida como um processo que se inicia na identificação dos objetivos estratégicos organizacionais e segue pelas práticas gerenciais utilizadas para a identificação, desenvolvimento, captura e disseminação do conhecimento útil. Correto
A gestão do conhecimento busca facilitar o processo de geração e distribuição do conhecimento dentro de uma organização. Correto
Defina conhecimento tácito. é o que vem da experiência de cada pessoa. Desta forma, ele é subjetivo, pois decorre dos valores e da vivência de cada indivíduo. Este tipo de conhecimento é difícil de ser transferido para a linguagem formal, escrita. Muitas vezes, “sabemos mais do que conseguimos dizer” . Portanto, este tipo de conhecimento é considerado um importante quesito na competitividade das organizações e só é possível avaliá-lo por meio da ação. É o chamado “Know How”, ou saber fazer.
Defina Conhecimento Explicito. é o conhecimento que já foi transformado para a linguagem formal, através de manuais, normas, textos, equações matemáticas, etc. Este conhecimento de certa forma já foi explicado, mapeado e está pronto para ser reproduzido e transferido de forma muito mais fácil entre as pessoas.
Cabe lembrar que os conhecimentos tácitos e explícitos são independentes, pois conseguimos isolá-los. Errado. Cabe lembrar que os conhecimentos tácitos e explícitos são complementares, pois não conseguiríamos isolá-los. A interação entre eles levará uma organização a gerar mais conhecimento.
Resumo entre conhecimento tácito e explícito.
A gestão da informação, por lidar com a análise e coleta de dados, está mais ligada ao conhecimento explícito. Correto.
A gestão da informação está voltada, prioritariamente, para o trato do conhecimento tácito. Errado. a gestão do conhecimento, por se relacionar com o conhecimento e com o aprendizado, está mais ligada ao conhecimento tácito.
Show full summary Hide full summary

Similar

Balance Scorecard
Flavia Nobre
1.1 Planejamento Estratégico
Maury Carvalho
Teoria Geral da Administração (TGA) - As 7 Abordagens
Leonardo Machado de Matos
Teoria Neoclássica da Adm
Elias Ferreira
Teorias de conteúdo da motivação
Wermeson Pereira
Técnicas para Avaliação de Desempenho
Jairo Pinheiro
Noções de Administração Geral teorias
Fernando Pires
ADMINISTRAÇÃO GERAL
Marisete de Araujo Cozer
ABORDAGEM CONTINGENCIAL
Paula Soares
CONTROLE(Administração Geral)
Francisco Evaldo
Introdução a Administração Geral
Francimário Venâncio de Oliveira