SISTEMA MUSCULAR

Description

CBMDF ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR (6. Sistemas) Flashcards on SISTEMA MUSCULAR, created by Cleber Vieira on 26/07/2016.
Cleber  Vieira
Flashcards by Cleber Vieira, updated more than 1 year ago
Cleber  Vieira
Created by Cleber Vieira almost 8 years ago
122
3

Resource summary

Question Answer
1) SISTEMA MUSCULAR (CONCEITO) O sistema muscular é formado pelo conjunto de músculos do nosso corpo. Os músculos são capazes de se contrair e de se relaxar, gerando movimentos que nos permitem realizar diversas atividades, por exemplo: correr, nadar e fazer barra.
2) FUNÇÕES * Produção dos Movimentos Corporais *Estabilização das Posições Corporais *Regulação do Volume dos Órgãos: *Mov. de Substâncias dentro do Corpo *Produção de Calor
3) GRUPOS MUSCULARES *Cabeça *Pescoço *Tórax *Abdome *Região Posterior do Tronco *Membros Superiores e *Inferiores *Órgãos dos Sentidos *Períneo
4) ORIGEM E ISERÇÃO ORIGEM: extremidade FIXA do músculo presa à peça óssea que NÃO SE DESLOCA em determinados movimentos. ISERÇÃO: extremidade móvel do músculo presa à peça óssea que se DESLOCA em determinados movimentos.
5) CLASSIFICAÇÃO Os músculos classificam-se em três grupos. - Estriados esqueléticos (voluntários). - Estriado cardíaco (involuntário). - Lisos (involuntários). MNEMÔNICO : C.E.L.
ESQUEMA (CLASSIFICAÇÃO MÚSCULOS)
6) MÚSCULOS (Estriados esqueléticos) Estão sobre o (ctrl) voluntário do indivíduo ao receberem impulsos cerebrais. Ex.: músculos das pernas # O diafragma é MEE + é (involuntário)
7) MÚSCULOS (Estriados cardíacos) Os impulsos que partem de uma porção do sistema nervoso sobre o qual o indivíduo não tem controle. Ex.: batimentos cardíacos
8) MÚSCULOS (Lisos) *Encontram-se nas paredes das vísceras de diversos sistemas do organismo *Não dependem da nossa vontade. Ex.: mov. de órgãos como o esôfago, o estômago # A bexiga é ML + é mov. (voluntário)
Show full summary Hide full summary

Similar

Músculos e ossos - Nível fácil
Daniel Pereira
Direito Penal I - Questões para a prova
Silvio R. Urbano da Silva
GESTAO ESTRATÉGICA DE RH
Matheus Miranda
Psicologia Jurídica - Questões para reflexão sobre as aulas e o livro
Silvio R. Urbano da Silva
SIMULADO - Casos Clínicos
Rodrigo Gouvea
Revisão de Filosofia - 3a. série - Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Roteiro de Estudo - Português
GoConqr suporte .
Avaliação Teórica - Multimídia
niltonoliveira
Aparelho Locomotor - Sistema Muscular
mariana monteiro
prova biologia
luisa Rouxinol
REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO MUNDIAL
Júlia Werlang