Nutrição para o Cérebro e a Memória

Joana Meira
Flashcards by Joana Meira, updated more than 1 year ago
Joana Meira
Created by Joana Meira over 4 years ago
1102
39

Description

Alimentos que não podem faltar na mesa dos estudantes Fonte: http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/cerebro/

Resource summary

Question Answer
Nutrição para o Cérebro e a Memória Alimentos que não podem faltar na mesa dos estudantes
Ovo Fonte de colina, que participa da formação dos neurônios e repara as células cerebrais avariadas. Produz acetilcolina, neurotransmissor fundamental para a memória e o aprendizado. Previne contra a depressão. Além de ser fonte de vitaminas do complexo B, que facilitam a comunicação entre os neurônios.
Peixe Melhora a memória, a concentração e possui ação antiinflamatória. Protege os neurônios contra os radicais livres e colabora para a troca de informações entre eles. Fonte de zinco e selênio que estimulam a atividade cerebral, impedindo ondas de cansaço no final do dia.
Alface Coma as folhas, talos e o coração, pois é aí que se concentram altas doses de lactucina, substância que age como calmante.
Laranja e maracujá AS duas frutas previnem o cansaço e ajudam a combater o estresse. Contêm vitamina C que contribui para as defesas do organismo.
Maçã É uma das principais fontes de fisetina, composto que favorece o amadurecimento das células nervosas e estimula os mecanismos cerebrais.
Frutas vermelhas Possuem flavonóides, que exercem efeitos benéficos na aprendizagem e na memória porque protegem os neurônios e são capazes de reverter déficits de memória.
Brócolis e Esprinafre Vegetais de folhas verde-escuras são fontes de ácido fólico, vitamina necessária à formação do sistema nervoso do feto. Depois, participa de reações químicas que regulam a conexão entre as células nervosas e influenciam o desempenho cognitivo. Ajudam a manter a ansiedade bem longe
Cereais integrais Auxilia na memória já que são ricos em vitaminas do complexo B, notadamente ácido fólico e vitamina B6.
Azeite de oliva Fortalece a memória. Rico em ácidos graxos monoinsaturados, que integram a membrana das células nervosas e aceleram a transmissão de informação entre elas. Outras fontes são o óleo de canola e a linhaça. Para completar, o azeite extravirgem ainda fornece dois antioxidantes, que exercem efeito neuroprotetor: os polifenóis e a vitamina E
Show full summary Hide full summary

Similar

COMUNICAÇÃO INTERPESSOAL EM SAÚDE
erikaaptorres
Memorização
GoConqr suporte .
O Segredo para uma Memória Ativa
Alice Sousa
MEMÓRIA BRILHANTE Tony Buzan
Ricardo GAldino
SUS E ATENÇÃO A SAÚDE NO BRASIL
danieleyuri
Flashcard Clinica Médica
marcelargondim
Sistema Único de Saúde
Vanessa Campos
Dicas para sobreviver a rotina cansativa de estudante
Malu Miralha
Pronto Socorro
Fabiola Melo
A ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE
cladi_2012
Programa Nacional de Doenças Cérebro-Cardiovasculares
Maria João Costa