Biomoleculas

Description

Flashcards on Biomoleculas , created by Daniela Mendes on 29/08/2016.
Daniela Mendes
Flashcards by Daniela Mendes, updated more than 1 year ago
Daniela Mendes
Created by Daniela Mendes over 7 years ago
52
1

Resource summary

Question Answer
o que é biomoléculas? As biomoléculas são as moléculas constituintes dos seres vivos, classificam-se em glúcidos, lípidos, proteínas e ácidos nucleicos; o conjunto de todos eles constitui o que se chama matéria orgânica. De forma geral, utilizam-se biologicamente para três funções: estrutural (formam estruturas biológicas), energética (libertam ou armazenam energia), e dinâmica (intervêm em reações biológicas), antigamente chamados princípios imediatos. As biomoléculas inorgânicos são sobretudo água, sais minerais e gases como oxigênio e dióxido de carbono. Quais são as suas Caracteristicas? Permitem a formação de enlaces entre eles, compartilhando elétrons, devido a sua pequena diferença de electronegatividade . Estes enlaces são muito estáveis, a força de enlace é diretamente proporcional às massas dos átomos unidos. Permitem aos átomos de carbono a possibilidade de formar esqueletos tridimensionais -C-C-C- para formar compostos com número variável de carbonos. Permitem a formação de enlaces múltiplos (dobros e triplos) entre C e C, C e Ou, C e N, bem como estruturas lineares ramificadas cíclicas, heterocíclicas, etc. Permitem a possibilidade de que com poucos elementos se dêem uma enorme variedade de grupos funcionais (álcoois, aldeídos, cetonas, ácidos, aminas, etc.) com propriedades químicas e físicas diferentes.
os principais grupos são: monossacarídeos, Dissacarídeos e Polissacarídeos o que é carboidratos?Carboidratos são moléculas orgânicas formadas por carbono, hidrogênio e oxigênio. Glicídios, hidratos de carbono e açúcares são outros nomes que esses podem receber. São as principais fontes de energia para os sistemas vivos, uma vez que a liberam durante o processo de oxidação. Participam também na formação de estruturas de células e de ácidos nucleicos.
o que é Monossacarídeo? Os monossacarídeos são carboidratos simples, pois não sofrem o processo de hidrólise. Estes compostos orgãnicos,portanto, são carboidratos polimerizados. A maioria dos monossacarídeos possuem de 3 a 6 átomos de carbono. Constituem importante fonte de energia para o funcionamento e manutenção do corpo humano.
o que é dissacarídio? ão moléculas solúveis em água, resultantes da união de dois monossacarídeos, por uma ligação denominada glicosídica. Quando ocorre esse evento, há a liberação de uma molécula de água (desidratação). Sacarose (glicose + frutose), lactose (glicose + galactose) e maltose (glicose + glicose) são três exemplos bastante conhecidos. o que é polissacarídio? são formados pela união de diversos monossacarídeos, sendo a celulose, amido e glicogênio os mais conhecidos e os de maior importância biológica. São formados por cadeias longas e podem apresentar moléculas de nitrogênio ou enxofre. Não são solúveis em água.
Proteinas o que é? As proteínas são moléculas orgânicas compostas de aminoácidos que auxiliam no crescimento e na reparação de tecidos, ajudam na produção de enzimas, hormônios, neurotransmissores e anticorpos, na reposição do gasto energético das células e no transporte de substâncias para o corpo. Assim como os carboidratos, as proteínas podem e devem ser consumidas, principalmente se estiverem inseridas numa dieta equilibrada e saudável. No entanto, há quem retire os carboidratos do cardápio e os substitua somente por proteínas. É preciso muito cuidado ao fazer essa troca, pois privilegiar as proteínas e não oferecer ao organismo outros tipos de alimentos pode provocar graves problemas de saúde. exemplos de Proteinas: Hemoglobina,anticorpos
o que é hemoglobina: A hemoglobina, é uma proteína transportadora. Presente nas hemácias, transporta o oxigênio dos pulmões para os tecidos do corpo. o que é anticorpos:Proteínas de defesa (anticorpos) Atuam no sistema imunológico do nosso organismo, ou seja, possuem a função de protegê-lo de organismos estranhos (vírus, bactérias e etc.) que penetram em nosso organismo.
o que é lipídios:Os lipídios, também chamados de gorduras, são biomoléculas orgânicas compostas, principalmente, por moléculas de hidrogênio, oxigênio, carbono. Fazem parte ainda da composição dos lipídios outros elementos como, por exemplo, o fósforo. Os lipídios possuem a característica de serem insolúveis na água. Porém, são solúveis nos solventes orgânicos (álcool, éter, benzina, etc Funções dos lipídios: Os lipídios possuem quatro funções básicas nos organismos: - Fornecimento de energia para as células. Porém, estas preferem utilizar primeiramente a energia fornecida pelos glicídios. - Alguns tipos de lipídios participam da composição das membranas celulares. - Nos animais endodérmicos, atuam como isolantes térmicos. - Facilitação de determinadas reações químicas que ocorrem no organismo dos seres vivos. Possuem esta função os seguintes lipídios: hormônios sexuais, vitaminas lipossolúveis (vitaminas A, K, D e E) e as prostaglandinas.
Principais fontes de lipídios (alimentos): - Margarinas - Milho - Aveia - Soja - Gergilim - Cevada - Trigo integral - Centeio - Óleo de canola - Óleo de soja - Óleo de peixes o que é Aminoácidos?Os aminoácidos representam a menor unidade elementar na constituição de uma proteína. Estruturalmente, são formados por um grupamento carboxila (COOH), um grupamento amina (NH2) e radical que determina um dos vinte tipos de aminoácidos.
nomeclatura: A formação de uma proteína: O encadeamento dos aminoácidos se estabelece por meio de ligações peptídicas, mantidas entre o grupo carbonila de um aminoácido e o grupo amina de seu adjacente. À medida que o RNAr (ribossomo) percorre o filamento de RNAm (mensageiro), e realiza a leitura dos códons, acrescentando gradativamente os aminoácidos transportados pelo RNAt (transportador) na cadeia polipeptídica, vai então surgindo uma proteína. A sequência dos aminoácidos na proteína determina a forma da mesma e, consequentemente, a sua função, ou seja, para o bom funcionamento orgânico é necessário um coordenado e eficiente processo de tradução. Um único erro durante a síntese proteica pode acarretar disfunções ou deficiências ao organismo, como é o caso da anemia falciforme (hemácias em forma de foice) em razão da substituição de um aminoácido, o ácido glutâmico por uma valina.
o que é Acidos Nucleicos? Os ácidos nucleicos são macromoléculas de natureza química, formadas por nucleotídeos, grupamento fosfórico (fosfato), glicídio (monossacarídeo / pentoses) e uma base nitrogenada, compondo o material genético contido nas células de todos os seres vivos. Presentes no núcleo dos eucariotos e dispersos no hialoplasma dos procariotos, os ácidos nucleicos podem ser de dois tipos: ácido desoxirribonucleico (DNA) e ácido ribonucleico (RNA), ambos relacionados ao mecanismo de controle metabólico celular (funcionamento da célula) e transmissão hereditária das características. As diferenças entre os ácidos nucleicos: Além do peso molecular, relativa à quantidade de nucleotídeos (tamanho da molécula), existem outras diferenças estruturais, como por exemplo: • A diferença das bases nitrogenadas: púricas e pirimídicas No DNA → Purinas (adenina e guanina) e Pirimidinas (timina e citosina) No RNA → Purinas (adenina e guanina) e Pirimidinas (uracila e citosina) • A essencial disposição (a sequência) dos nucleotídeos, implicando na diferença mantida entre os genes no filamento de DNA e dos códons e anticóndons no filamento de RNA; • A conformação linear ou circular dos filamentos; • E a duplicidade complementar (fita dupla) observada no DNA, diferenciada da unicidade (fita única / simples) do RNA.
Show full summary Hide full summary

Similar

PROTEÍNAS
Carolinne Neves
Biomoléculas
Bruno Romio
Bioquímica 1
SALOMAO BRANDI
Biomoléculas
Francislene Reis
PROTEÍNAS
Juliana Lima
PROTEÍNAS
davo dpoaa
BIOMOLÉCULAS
elizangela de souza
Biomoléculas
Gabriel Terto
PROTEÍNAS
Vanessa Lima
PROTEÍNAS
Michael Krabbe
PROTEÍNAS
Everly Medeiros