lei de tortura 9455/97

Description

CONCURSOS LEI 9455/97 TORTURA FlashCards sobre lei de tortura, criado por BRUNO QUEIROZ em 30-08-2016.
BRUNO QUEIROZ
Flashcards by BRUNO QUEIROZ, updated more than 1 year ago
BRUNO QUEIROZ
Created by BRUNO QUEIROZ over 7 years ago
215
5

Resource summary

Question Answer
A perda do cargo ou função pública pelo servidor público está prevista como efeito da condenação por crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor, no entanto, para que isso ocorra, deve o juiz declará-lo motivadamente na sentença. CORRETO
SITUAÇÃO HIPOTÉTICA: Um servidor público federal, no exercício de atividade carcerária, colocou em perigo a saúde física de preso em virtude de excesso na imposição da disciplina, com a mera intenção de aplicar medida educativa, sem lhe causar sofrimento. ASSERTIVA: Nessa situação, o referido agente responderá pelo crime de tortura. ERRADO; RESPONDERÁ POR ABUSO DE AUTORIDADE.
Caracteriza uma das espécies do crime de tortura a conduta consistente em, com emprego de grave ameaça, constranger outrem em razão de discriminação racial, causando-lhe sofrimento mental. CORRETO TORTURA PRECONCEITO/RACIAL
O crime de tortura que resulta em lesão corporal de natureza grave ou gravíssima é punível conforme as penas previstas para esse delito, acrescidas das referentes ao delito de lesão corporal grave ou gravíssima. ERRADO; O CRIME DE TORTURA ABSORVE OS LESOES CORPORAIS.
Considere que um policial civil, após infligir sofrimento mental mediante privação do sono, exija que o acusado de roubo reconheça determinado homem como sendo seu comparsa. Nessa situação, o referido policial não cometeu o delito de tortura, mas de constrangimento ilegal em concurso material com cárcere privado ERRADO; TORTURA PROVA/ PERSECUTÓRIA.
Por se tratar de crime próprio, o crime de tortura é caracterizado pelo fato de o agente que o pratica ser funcionário público. ERRADO; A TORTURA É CRIME COMUM, EM REGRA, SALVO A TORTURA CARCERÁRIA, TOTURA POR OMISSÃO E A TORTURA CASTIGO
Aquele que pratica racismo responderá por crime inafiançável e imprescritível, sujeitando-se à pena de reclusão prevista na lei. CORRETO
Aquele que se omite em face de conduta tipificada como crime de tortura, quando tinha o dever de evitá-la ou apurá-la, será punido com as mesmas penas do autor do crime de tortura ERRADO; QUEM TORTURA , RECLUSÃO DE 2 A 8 ANOS. QUEM OMITE EM FACE DA TORTURA, DETENÇÃO DE 1 A 4 ANOS.( IMPO, ADMITE SUSP. COND DO PROCESSO) !!! A TORTURA POR OMISSÃO NÃO É EQUIPARADA AO CRIME HEDIONDO.
A tortura, o racismo e as ações de grupos armados contra a ordem constitucional e o Estado democrático são delitos imprescritíveis, de acordo com previsão constitucional. ERRADO: A TORTUTRA PRESCREVE. 3T+H= INAFIANÇÁVEL E INSUSCETÍVEL DE GRAÇA , INDULTO E ANISTIA. RAÇÃO= INANFIANÇÃVEL E IMPRESCRITÍVEL.
O crime de tortura, na modalidade de constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico e mental com o fim de obter informação, declaração ou confissão da vítima, é delito próprio, que só pode ser cometido por quem possua autoridade, guarda ou poder sobre a vítima. ERRADO; É CRIME COMUM PODENDO SER PRATICADO POR QUALQUER PESSOA.
A condenação de agente público por delito previsto na Lei de Tortura acarreta, como efeito extrapenal automático da sentença condenatória, a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada, segundo entendimento do STJ. CORRETO
A representação dirigida ao MP, com a exposição do fato com todas as suas circunstâncias, prevista na Lei de Abuso de Autoridade, constitui autorização do ofendido ou de seu representante legal para a propositura da ação penal pública, ou seja, é condição de procedibilidade, sem a qual o MP está impedido de oferecer a denúncia ERRADO; NO CRIME DE ABUSO DE AUTORIDADE, A REPRESENTAÇÃO NÃO É CONDIÇÃO DE PROCEDIBILIDADE.
Deve responder pelo delito de abuso de autoridade o juiz que, sem justa causa, deixar de ordenar a imediata liberação de adolescente ilegalmente apreendido ERRADO RESPONDERÁ PELO ECA.
Se um integrante de corporação policial militar for processado penalmente pela prática de tortura ao submeter agente preso por sua guarnição a sofrimento físico intenso com a intenção de obrigá-lo a delatar os comparsas, o julgamento do processo deverá ocorrer na justiça comum, e a eventual condenação implicará, automaticamente, a perda do cargo, função ou emprego público e a interdição para seu exercício pelo dobro do prazo da pena aplicada, como efeito automático da condenação, dispensando-se motivação circunstanciada. CORRETO
O agente público que submeter pessoa presa a sofrimento físico ou mental, ainda que por intermédio da prática de ato previsto em lei ou resultante de medida legal, praticará o crime de tortura. ERRADO; SE O ATO É PREVISO EM LEI E A MEDIDA É LEGAL, NÃO HÁ QUE SE FALAR EM CRIME.
O agente carcerário X dirigiu-se ao escrivão de polícia Y para informar que, naquele instante, o agente carcerário Z estava cometendo crime de tortura contra um dos presos e que Z disse que só pararia com a tortura depois de obter a informação desejada. Nessa situação hipotética, se nada fizer, o escrivão Y responderá culposamente pelo crime de tortura. ERRADO; RESPONDERÁ POR TORTURA POR OMISSÃO. DETENÇÃO DE 1 A 4 ANOS.
Marcelo, agente penitenciário federal, não ordenou o relaxamento da prisão de Bernardo, o qual se encontra preso sob sua custódia. Bernardo foi preso ilegalmente, fato esse que é de conhecimento de Marcelo. Nessa situação, é correto afirmar que Marcelo cometeu crime de abuso de autoridade. ERRADO; SÓ QUEM PODE RELAXAR APRISÃO É O JUIZ.
Joaquim, agente penitenciário federal, foi condenado, definitivamente, a uma pena de três anos de reclusão, por crime disposto na Lei n.º 9.455/1997. Nos termos da referida lei, Joaquim ficará impedido de exercer a referida função pelo prazo de seis anos. CORRETO; DOBRO DO PRAZO DA CONDENAÇÃO.
Um agente penitenciário federal determinou que José, preso sob sua custódia, permanecesse de pé por dez horas ininterruptas, sem que pudesse beber água ou alimentar-se, como forma de castigo, já que José havia cometido, comprovadamente, grave falta disciplinar. Nessa situação, esse agente cometeu crime de tortura, ainda que não tenha utilizado de violência ou grave ameaça contra José. CORRETO
Para que um cidadão seja processado e julgado por crime de tortura, é prescindível que esse crime deixe vestígios de ordem física. CORRETO; O CRIME DE TORTURA DISPENSA VESTÍGIOS, POIS PODEM SÃO CARACTERIZADOS PELA VIOLÊNCIA FÍSICA, PSÍQUICA.
O delegado não pode ser considerado coautor ou partícipe da conduta do policial, pois o crime de tortura somente pode ser praticado de forma comissiva ERRADO; O DELEGADO PODE PRATICAR TAMBÉM A TORTURA POR OMISSÃO.
Deverá responder por tráfico ilícito de entorpecente o agente que, podendo evitar o crime, se omita de fazê-lo CORRETO
É considerado crime de tortura submeter alguém, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar-lhe castigo pessoal ou medida de caráter preventivo. CORRETO
O crime de tortura é inafiançável e insuscetível de graça ou anistia. CORRETO
A prática do crime de tortura torna-se atípica se ocorrer em razão de discriminação religiosa, pois, sendo laico o Estado, este não pode se imiscuir em assuntos religiosos dos cidadãos. ERRADO
Não se admite a interceptação de comunicações telefônicas quando o fato investigado constitui infração penal punida, no máximo, com pena de detenção CERTO; NOS CRIMES DE INTERCEPTAÇÃO TEEFÔNICA SÓ SE ADMITE A INTERCEPTAÇÃO SE O CRIME FOR PUNIDO COM PENA DE RECLUSÃO.
De acordo com a Lei n.º 8.072/1990, são crimes hediondos, entre outros, o latrocínio, a extorsão mediante sequestro, a tortura, o tráfico ilícito de drogas e o estupro. ERRADO; O TRÁFICO ILÍCITO É EQUIPARADO AO HEDIONDO.
A pena para a prática do delito de tortura deve ser majorada caso o delito seja cometido por agente público, ou mediante sequestro, ou ainda contra vítima maior de 60 anos de idade, criança, adolescente, gestante ou portadora de deficiência CORRETO; MAJORANTES DA TORTURA: - PRATICADO POR AGENTE PÚBLICO; -PRATICADO CONTRA CRIANÇA,ADOLESCENTE,MAIOR DE 60 ANOS,GESTANTE OU DEFICIENTE FÍSICO OU MENTAL; -PRATICADO MEDIANTE SEQUESTRO AUMENTA A PENA DE 1/3 A 1/2.
César, oficial da Polícia Militar, está sendo processado pela prática do crime de tortura, na condição de mandante, contra a vítima Ronaldo, policial militar. César visava obter informações a respeito de uma arma que havia sido furtada pela vítima. Se César for condenado, deve incidir uma causa de aumento pelo fato de ele ser agente público CORRETO
Considerando que X, imputável, motivado por discriminação quanto à orientação sexual de Y, homossexual, imponha a este intenso sofrimento físico e moral, mediante a prática de graves ameaças e danos à sua integridade física resultantes de choques elétricos, queimaduras de cigarros, execução simulada e outros constrangimentos, essa conduta de X enquadrar-se-á na figura típica do crime de tortura discriminatória. ERRADO; A TORTURA DISCRIMINATÓRIA NÃO ENVOLVE A HOMOFOBIA( CRIME CONTRA A OPÇÃO SEXUAL). ABRANGE SOMENTE RACIAL OU RELIGIOSO.
Se um policial civil, para obter a confissão de suposto autor de crime de roubo, impuser a este intenso sofrimento, mediante a promessa de mal injusto e grave dirigido à sua esposa e filhos e, mesmo diante das graves ameaças, a vítima do constrangimento não confessar a prática do delito, negando a sua autoria, não se consumará o delito de tortura, mas crime comum do Código Penal, pois a confissão do fato delituoso não foi obtida. ERRADO SERÁ CONFIGURADO O CRIME DE TORTURA, MESMO QUE A VÍTIMA NÃO CONFESSE O FATO DELITUOSO.
O crime de tortura é crime comum, podendo ser praticado por qualquer pessoa, não sendo próprio de agente público, circunstância esta que, acaso demonstrada, determinará a incidência de aumento da pena. CORRETO
O artigo que tipifica o crime de maus-tratos previsto no Código Penal foi tacitamente revogado pela Lei da Tortura, visto que o excesso nos meios de correção ou disciplina passou a caracterizar a prática de tortura, porquanto também é causa de intenso sofrimento físico ou mental. ERRADO; O CRIME DE MAUS TRATOS NÃO FOI REVOGADO PELA TORTURA.
O condenado pela prática de crime de tortura, por expressa previsão legal, não poderá ser beneficiado por livramento condicional, se for reincidente específico em crimes dessa natureza CORRETO; O REINCIDENTE ESPECÍFICO NÃO FARÁ JUS AO LIVRAMENTO CONDICIONAL.
O crime de homicídio é considerado hediondo quando praticado em atividade típica de grupo de extermínio, ainda que cometido por um só agente, e quando for qualificado. CORRETO
A denominada tortura para a prática de crime ocorre quando o agente usa de violência ou grave ameaça para obrigar a vítima a realizar ação ou omissão de natureza criminosa. Assim, essa forma de tortura não abrange a provocação de ação contravencional CORRETO
Um agente penitenciário submeteu a intenso sofrimento físico um preso que estava sob sua autoridade, com o objetivo de castigá-lo por ter incitado os outros detentos a se mobilizarem para reclamar da qualidade da comida servida na penitenciária. Nessa situação, o referido agente cometeu crime inafiançável. CORRETO
Agentes de polícia civil prenderam um ladrão de automóveis em flagrante delito e, para conseguir informações sobre a quadrilha de que ele participava, disseram-lhe que ele sofreria graves conseqüências caso não entregasse imediatamente seus cúmplices. Intimidado, o preso entregou o nome de seus comparsas. Nessa situação, os policiais não cometeram crime de tortura, que somente se consuma com a violência, não bastando para a sua caracterização a existência de uma ameaça, ainda que grave. ERRADO
O agente penitenciário que detém a guarda de um sentenciado e, como forma de aplicar-lhe um castigo, o ameaça de morte e o submete a intenso sofrimento físico com o emprego de choques elétricos e submersão em água para asfixia parcial, causando-lhe lesões corporais simples, responde pelo crime de tortura, que absorve os de ameaça e de lesões corporais. CORRETO
Do art. 1º, da Lei n. 9.455/97, que incrimina a tortura, extraem-se, as espécies delitivas doutrinariamente designadas tortura-prova, tortura-crime, tortura-discriminação, tortura-castigo, tortura-própria e tortura omissão, equiparadas aos crimes hediondos, previstas na modalidade dolosa e com apenamento carcerário para cumprimento inicial em regime fechado. ERRADO; A TORTURA POR OMISSÃO É A ÚNICA TORTURA QUE NÃO É EQUIPARADA AO CRIME HEDIONDO.
Constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental, para provocar ação ou omissão de natureza criminosa. ( ) Submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo. ( ) Constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental, em razão de discriminação racial ou religiosa. ( ) Constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental, com o fim de obter informação, declaração ou confissão da vítima ou de terceira pessoa. Assinale a sequência correta. TODAS ESTÃO CORRETAS.
Rui e Jair são policiais militares e realizam constantemente abordagens de adolescentes e homens jovens nos espaços públicos, para verificação de ocorrências de situações de uso e tráfico de drogas e de porte de armas. Em uma das abordagens realizadas, eles encontraram José, conhecido por efetuar pequenos furtos, e, durante a abordagem, verificaram que José portava um celular caro. Jair começou a questionar a quem pertencia o celular e, à medida que José negava que o celular lhe pertencia, alegando não saber como havia ido parar em sua mochila, começou a receber empurrões do policial e, persistindo na negativa, foi derrubado no chão e começou a ser pisoteado, tendo a arma de Rui direcionada para si. Como não respondeu de forma alguma a quem pertencia o celular, José foi colocado na viatura depois de apanhar bastante, e os policiais ficaram rodando por horas com ele, com o intuito de descobrirem a origem do celular, mantendo-o preso na viatura durante toda uma noite, somente levando-o para a delegacia no dia seguinte. Nessa situação hipotética, à luz das leis que tratam dos crimes de os policiais cometeram o crime de tortura, que, no caso, absorveu o crime de lesão corporal.
risóstomo, policial militar, e Elesbão, agente da Polícia Civil, agindo em comunhão de esforços e desígnios, buscando a confissão de um crime, provocaram intenso sofrimento físico a Nicanor. Posteriormente, Vitorino, delegado de polícia, ao saber do ocorrido, mesmo possuindo atribuição investigativa, opta por não apurar o caso, visando a abafá-lo. Nesse contexto é correto afirmar que: odos praticaram crimes da Lei nº 9.455, contudo a conduta do delegado não é equiparada a crime hediondo.
O delegado que se omite em relação à conduta de agente que lhe é subordinado, não impedindo que este torture preso que esteja sob a sua guarda, incorre em pena mais branda do que a aplicável ao torturador. CORRETO
I. Configura crime de tortura constranger alguém com emprego de violência ou grave ameaça, causando-lhe sofrimento físico ou mental. II. Configura crime de tortura submeter alguém, sob sua guarda, poder ou autoridade, com emprego de violência ou grave ameaça, a intenso sofrimento físico ou mental, como forma de aplicar castigo pessoal ou medida de caráter preventivo. III. Incorre na mesma pena do crime de tortura quem submete pessoa presa ou sujeita a medida de segurança, a sofrimento físico ou mental, por intermédio da prática de ato não previsto em lei ou não resultante de medida legal. IV. Aquele que se omite em face de uma conduta que configura tortura, quando tinha o dever de evitá- las ou apurá-las, incorre na pena do crime de tortura. CORRETAS II e III; I - ESTÁ ERRADA POIS NÃO TEM A FINALIDADE DA TORTURA, POR ISSO NÃO SE PODE ENQUADRAR NO CRIME DE TORTURA. IV- A TORTURA POR OMISSÃO NÃO SE APLICA A MESMA PENA, MAS SIM DETENÇÃO DE 1 A 4 ANOS.
Show full summary Hide full summary

Similar

Tipo de dissídios coletivos
Gabriela S
Lei 13.869/2019
Leandro de Freitas
Lei 8072/1990 - Lei dos crimes hediondos
Gabriel Santos
Lei 6815/1980 Estatuto do estrangeiro
Gabriel Santos
Legislaçao especial - ECA
Italo Uelisson
C6 Flash cards
Anna Hollywood
Bayonet Charge flashcards
katiehumphrey
Cell Parts & Genetics
Selam H
BIOLOGY B1 1
x_clairey_x
Biology AS Level UNIT 1
Valentin Andrei
An Inspector calls - Gerald Croft
Rattan Bhorjee