lingua portuguesa aula 0

Description

Emprego de tempos e modos verbais. modo INDICATIVO -Quando empregamos este tempo verbal?
welligton costa
Flashcards by welligton costa, updated more than 1 year ago
welligton costa
Created by welligton costa over 7 years ago
129
0

Resource summary

Question Answer
Podemos entender os modos verbais como os divisores dos tempos verbais. Cada modo possui tempos verbais peculiares. Os modos verbais são: _____________,____________ e o_______________ o indicativo, o subjuntivo e o imperativo.
Indicativo: transmite____________, convicção: certeza Ex: eu estudo todos os dias.
Subjuntivo: transmite _________, _________, possibilidade: dúvida, incerteza Ex:Talvez eu estude ainda hoje.
Imperativo: transmite________, pedido, solicitação, conselho: ordem ex:Estude, pois esta matéria é importante para a prova.
Reconhecimento do tempo PRESENTE DO INDICATIVO
Quando empregamos este tempo verbal? Quando empregamos este tempo verbal?
1º - Geralmente se diz que o presente do indicativo é o tempo que indica processos verbais que se ______________________________ao momento em que se fala ou escreve: desenvolvem simultaneamente EX:Estou em São Paulo, EX:Não confio nele.
2º - Na verdade, o presente do indicativo Pode também expressar processos ___________, regulares, ou aquilo que tem validade ____________: habituais, permanente. -Tomo banho todos os dias. -Durmo pouco. -Todos os cidadãos são iguais perante a lei. -A Terra gira em torno do Sol.
3ºPode também ser empregado para narrar_____ ________, conferindo-lhes atualidade. É o chamado presente ___________. fatos passados,histórico -Em 58 a.C César invade a Gália e inicia uma das mais famosas campanhas da história militar”.
4º-O presente também pode ser usado para indicar um _____ _______ próximo e de realização tida como certa fato futuro -Daqui a pouco, a gente volta. -Embarco no próximo sábado
5ºUtilizado com valor ____________, o presente constitui uma forma delicada e familiar de pedir ou ordenar alguma coisa imperativo. -Artur, agora você se comporta direitinho. -Depois, vocês resolvem esse problema para mim.
Reconhecimento do tempo PRETÉRITO IMPERFEITO DO INDICATIVO obs-Perceba as desinências modo-temporais “-va” (primeira conjugação) e “-ia” (segunda conjugação).
Quando empregamos este tempo verbal? Quando empregamos este tempo verbal?
a. Esse tempo tem várias aplicações. Pode transmitir uma ideia de _______________, de processo que no passado era ___________ou ____________: continuidade, constante, frequente -Estavam todos muito satisfeitos com o desempenho da equipe -Naquela época, eu almoçava lá todos os dias.
b. Ao nos transportarmos mentalmente para o__________e procurarmos falar do que então era presente, também empregamos o pretérito imperfeito do indicativo: passado -Eu admirava a paisagem. A vida passava devagar. Quase nada se movia.
c. É usado para ________ o processo que estava em desenvolvimento quando da ocorrência de _______: exprimir, outro -O Sol já despontava quando a escola entrou na passarela -A torcida ainda acreditava no empate quando o time levou o segundo gol.
d. Pode relacionar-se com verbo no pretérito imperfeito do subjuntivo (o qual será visto adiante) em orações ______________. orações substantivas. -Esperava-se que o artista cantasse e dançasse
e. Usado no lugar do presente do indicativo, o pretérito imperfeito denota cortesia: ex-Queria pedir-lhe uma gentileza.
Reconhecimento do tempo PRETÉRITO PERFEITO DO INDICATIVO -obs-Para facilitar o reconhecimento deste tempo verbal, insira o advérbio de tempo passado “ontem”: Ontem estudei muito.
Quando empregamos este tempo verbal? Quando empregamos este tempo verbal?
a. O pretérito perfeito simples exprime os processos verbais___________e localizados num momento ou período definido do___________. concluídos ,passado -Em 1983, o campeão brasileiro da Segunda Divisão foi o Juventus. -Os primeiros imigrantes italianos chegaram ao Brasil no século antepassado.
b. O pretérito perfeito composto (__________________) exprime processos que se repetem ou prolongam até o presente: ter/haver+particípio -Tenho visto coisas em que ninguém acredita. -Os professores não têm conseguido melhores condições de trabalho.
Reconhecimento do tempo PRETÉRITO MAIS-QUE-PERFEITO DO INDICATIVO obs-Perceba a desinência modo-temporal “-ra” átona. Note que essa desinência, na segunda pessoa do plural, varia para “-re”.
Quando empregamos este tempo verbal? Quando empregamos este tempo verbal?
1º O pretérito-mais-que-perfeito exprime um processo que ocorreu antes de outro processo ___________. passado Ex- Era tarde demais quando ela percebeu que ele se envenenara. obs-O fato de ele ter-se envenenado é anterior ao fato de ela ter percebido. Envenenara é, por isso, mais-que-perfeito, ou seja, mais velho que o perfeito(percebeu).
2º Prefere-se na linguagem cotidiana o pretérito mais-que-perfeito do indicativo _____________. Ele é constituído do verbo _______ou _______ empregados no tempo pretérito imperfeito do indicativo (tinha ou havia), seguidos do particípio. composto “ter” ou “haver -Ele disse que tinha (havia) pegado o dinheiro pela manhã. (= pegara)
3º Quando usado no lugar do futuro do pretérito do ____________ ou do pretérito imperfeito do subjuntivo, o mais-que-perfeito simples confere solenidade à expressão indicativo “E, se mais mundo houvera, lá chegara.” (Camões) Compare com: E, se mais mundo houvesse, lá chegaria.
Reconhecimento do tempo FUTURO DO PRESENTE DO INDICATIVO obs- Perceba a desinência modo-temporal “-ra” tônica. Note que essa desinência em algumas pessoas do discurso varia para “-re”.
Quando empregamos este tempo verbal? Quando empregamos este tempo verbal?
a. O futuro do presente simples expressa basicamente processos tidos como __________ ou __________ mas que ainda não se realizaram no momento em que se fala ou escreve: certos ou prováveis -Estarei lá no próximo ano. - Jamais a terei a meu lado
b. Pode-se usar esse tempo com valor _____________, com tom enfático e categórico: imperativo, -“Não furtarás!” -Você ficará aqui a noite toda.
c. Em outros casos, essa forma imperativa parece mais branda e sugere a necessidade de que se adote certa conduta: -Você compreenderá a minha atitude. -Pagarás quando puderes.
d-futuro do presente simples também pode expressar ________ou__________ em relação a fatos do presente: dúvida ou incerteza -Ela terá atualmente trinta e cinco anos. -Será Cristina quem está lá fora?
e. Quando expressa circunstância de __________, o futuro do presente se relaciona com o futuro do subjuntivo para indicar processos cuja realização é tida como possível: condição, -Se tiver dinheiro, pagarei à vista. -Se houver pressão popular, as reformas sociais virão.
f. Quando este tempo for composto, isto é, o verbo auxiliar for _______________no tempo futuro, seguido de outro verbo no particípio, por exemplo (terei estudado), ele expressa um fato ainda não realizado no momento___________, mas já passado em relação a outro fato futuro. Isso acontece por influência da forma nominal particípio: “ter” ou “haver”, presente, Quando estivermos lá, o dia já terá amanhecido. Quando eu voltar ao trabalho, você já terá entrado em férias.
g. O futuro do presente simples é muito pouco usado na linguagem cotidiana. Em seu lugar, é normal o emprego de locuções verbais com o infinitivo, principalmente as formadas pelo verbo ir: -Vou chegar daqui a pouco. -Estes processos vão ser analisados pelo promotor.
Reconhecimento do tempo FUTURO DO PRETÉRITO DO INDICATIVO- Perceba a desinência modo temporal “-ria”. Note que essa desinência, na segunda pessoa do plural, varia para “-rie”.
Quando empregamos este tempo verbal? Quando empregamos este tempo verbal?
a. O futuro do pretérito simples expressa processos ___________ao momento passado a que nos estamos referindo: posteriores -Concluí que não seria feliz ao lado dela. -Muito tempo depois, chegaria a sensação de fracasso
b. Também se emprega esse tempo para expressar _________________ou hipótese em relação a um fato passado dúvida, incerteza . -Estariam lá mais de vinte mil pessoas. -Ela teria vinte anos quando gravou o primeiro disco. -Se ela conversasse menos, teria facilidade na matéria.
c. Esse tempo também expressa dúvida sobre fatos __________: passados, -Teria sido ele o mentor da fraude?
d. Quando expressa circunstância de ____________, o futuro do pretérito se relaciona com o pretérito imperfeito do ____________ para indicar processos tidos como de difícil concretização: condição subjuntivo -Se ele quisesse, tudo seria diferente. -Viveria em outro lugar se pudesse.
e. O futuro do pretérito ______________expressa um processo encerrado posteriormente a uma época passada que mencionamos no presente: composto ,presente -Partiu-se do pressuposto de que às cinco horas da tarde o comício já teria sido encerrado. - Anunciou-se que no dia anterior o jogador já teria assinado contrato com outro clube.
f- Quando expressa circunstância de ________, o futuro do pretérito composto se relaciona com o pretérito mais-que-perfeito do subjuntivo composto, exprimindo processos hipotéticos ou de realização desejada, mas já impossível. Não importam os nomes dos tempos verbais, foque principalmente nos verbos auxiliares!!!! condição -Se ele me tivesse procurado antes, eu o teria ajudado -O país teria melhorado muito se tivessem sido feitos investimentos na educação e na saúde.
Show full summary Hide full summary

Similar

Novo Acordo Ortográfico - Uso do Hífen
Alessandra S.
Glossário de Português
Alessandra S.
FIGURAS DE LINGUAGEM
Gabriela Vianna
Substantivos
Peter Ensi
Substantivo (em construção)
Ray Macunayma
Morfologia - Português
Naima Miranda
Pronomes
anginhayme
Falsos Sinônimos
Alessandra S.
simulado de português
Alessandra S.
Estrutura e Formação das Palavras
Alessandra S.
Novo Acordo Ortográfico
Alessandra S.