Flashcard metodologia ativa

Description

Flashcards elaborados em curso de formação de tutores EaD
Daniel Catta Preta
Flashcards by Daniel Catta Preta, updated more than 1 year ago
Daniel Catta Preta
Created by Daniel Catta Preta over 7 years ago
38
1

Resource summary

Question Answer
Metodologia Ativa O desafio do tutor é contribuir para que o aluno seja protagonista, esteja motivado e consiga gerir seu aprendizado.
Aluno-Professor Rodrigues(2015) Tutor Aluno Provocação ⇒ Envolvimento Timing das ações ⇒ Reflexão Feedback ⇒ Autoavaliação
Como provocar de o envolvimento do aluno Uso de ferramentas e estratégias de ensino diversificadas, estímulo para integração de vivências e experiências, oportunizar trocas e ajuda entre os alunos e sempre que possível estimular a utilização do conhecimento em situações concretas.
Como estimular a reflexão dos alunos Trabalhar a organização de tempo de aprendizagem do aluno, estabelecer cronograma que tornem possível ao aluno parar para pensar, evitar interferir demasiado nas discussões, atuar em divergências estimulando a pesquisa e debate crítico.
Feedback ⇒ Autoavaliação O cuidado e respeito do tutor pelo aluno devem estimular que este se avalie e desenvolva suas estratégias de estudo e envolvimento com o curso durante a sua realização. O aluno deve refletir sobre como pode dar o melhor de si, o tutor não atua como repressor de erros, mas como motivador de um descobridor.
Atitudes do tutor Estabelecer escuta ativa Manter a possibilidade de diálogo aberta Atenção às necessidades do aluno Feedbacks rápidos e esclarecedores Estimular participação Mostrar-se presente
Show full summary Hide full summary

Similar

Aprendendo a Aprender
lftm
Avaliação de aprendizagem em EaD
Tais Bressane
7 passos para criar flashcards que funcionem
Luiz Fernando
Ocultar cartas nos Flashcards
GoConqr suporte .
5 Ferramentas de Estudo para Melhorar sua Aprendizagem
GoConqr suporte .
Flashcards para melhorar Aprendizagem dos Alunos
Maria José
Criando Cursos On-Line com Qualidade
David Venancio
Tutoria em EaD
Wirlanda Josino
TUTORIA EM EaD
Wirlanda Josino
Introdução ao EAD
Ricardo Oliveira
Por que criar flashcards em GoConqr
Luiz Fernando