risco e beneficios dos sismos

Description

Flashcards on risco e beneficios dos sismos, created by deboraalexandrar on 18/03/2014.
deboraalexandrar
Flashcards by deboraalexandrar, updated more than 1 year ago
deboraalexandrar
Created by deboraalexandrar about 10 years ago
231
0

Resource summary

Question Answer
Sismos, dissemos nós, são abalos naturais da crosta terrestre que ocorrem num período de tempo restrito, em determinado local, e que se propagam em todas as direcções ( Ondas Sísmicas ), dentro e à superfície da crosta terrestre, sempre que a energia elástica ( movimento ao longo do plano de Falha ) se liberta bruscamente nalgum ponto ( Foco ou Hipocentro ). Ao ponto que, na mesma vertical do hipocentro, se encontra à superfície terrestre dá-se o nome de Epicentro, quase sempre rodeado pela região macrossísmica, que abrange todos os pontos onde o abalo possa ser sentido pelo Homem.
Isossistas são linhas (imaginárias) que num território delimitam zonas de igual intensidade sísmica(depois ou no decorrer de um sismo). Embora em geral centradas na região epicentral, não são circunferências concêntricas porque as rochas atravessadas pelas ondas sísmicas são diferentes e as construções não são do mesmo tipo.
A magnitude é um outro parâmetro que permite avaliar um sismo e é proporcional à quantidade de energia libertada no hipocentro de um sismo, sendo determinada pela amplitude do registo das ondas sísmicas do sismograma. Assim para um sismo existe apenas uma magnitude e varias intensidades, isto porque um sismo é sentido com intensidade diferente em diferentes locais, conforme a sua distancia ao epicentro, a geologia da região, o tipo de construções que nela existem ou a sua densidade populacional. Ao contrário da escala de intensidades que é qualitativa a escala que mede as magnitudes é quantitativa, uma vez que a magnitude calcula-se a partir de dados fornecidos pelos sismogramas. A escala de magnitudes mais utilizada é a Escala de Ritcher. Esta é uma escala logarítmica, o que implica que a subida de uma unidade na escala representa um aumento da energia libertada cerca de trinta vezes maior.
Apesar de suas conseqüências trágicas, os terremotos também geram benefícios. Eles podem produzir mananciais e represas naturais, úteis para conservar ou conduzir água, petróleo e gás. Podem acumular ou expor valiosos recursos minerais, incluindo metais preciosos. E inclusive reduzem o risco de terremotos futuros. De fato, acredita-se que uma série de terremotos pequenos e inofensivos liberem energia suficiente para evitar a ocorrência de um sismo muito maior e devastador.
Show full summary Hide full summary

Similar

Leandro, rei da Helíria
Gsa prod.
Simulado 7
nortonj
O Verbo
Gsa prod.
Hardware
tic.pedro.orey.c
Componentes internos do computador
tic.pedro.orey.c
Linguagem
Bia Oliveira
Tectónica de Placas
David Gaspar
Econômia Solidária
rosa chaves
PROTOCOLO DE KYOTO
leide aguiar