Flashcard_informática_BASICA

Description

informática básica
Noemi Alvarenga  Alvarenga
Flashcards by Noemi Alvarenga Alvarenga , updated more than 1 year ago
Noemi Alvarenga  Alvarenga
Created by Noemi Alvarenga Alvarenga over 7 years ago
20
0

Resource summary

Question Answer
O COMPUTADOR É ? Um computador é uma máquina composta de elementos físicos do tipo eletrônico, capaz de realizar uma grande variedade de trabalhos com alta velocidade e precisão, desde que receba as instruções adequadas.
Algumas das funções da informática: Desenvolvimento de novas máquinas; Desenvolvimento de novos métodos de trabalho; Construção de aplicações automáticas; Melhoria dos métodos e aplicações existentes.
Processador – Também conhecido como CPU. É um pequeno CHIP de silício, que cabe na palma da mão. Podemos dizer que esse chip é o "cérebro" do computador.
ábaco uma das primeiras máquinas de computar foi o “ábaco”, instrumento mecânico de origem chinesa criado no século V a.C.. Assim, ele é considerado o “primeiro computador”, uma espécie de calculadora que realizava operações algébricas.
Primeira Geração (1951-1959) Os computadores de primeira geração funcionavam por meio de circuitos e válvulas eletrônicas, os quais possuíam o uso restrito, além de serem imensos e consumiam muita energia. Um exemplo é o ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Computer) que consumia cerca de 200 quilowatts e possuía 19.000 válvulas.
Terceira Geração (1965-1975) os computadores da terceira geração funcionavam por circuitos integrados, os quais substituíram os transistores e já apresentavam uma dimensão menor e maior capacidade de processamento. Foi nesse período que os chips foram criados e a utilização de computadores pessoais começou.
Quarta Geração (1975-até os dias atuais): com o desenvolvimento da tecnologia da informação, os computadores diminuem de tamanho, aumentam a velocidade e capacidade de processamento de dados. São incluídos os microprocessadores com gasto cada vez menor de energia. Exemplos smartphones, iPod, iPad e tablets, que incluem conexão móvel, com navegação na web.
Evolução dos Computadores
Sistema Operacional Tipo especial de software, responsável por gerenciar as informações que fazem com que a máquina se comporte de determinada maneira.
Linux Um sistema que está conquistando espaço no mercado por ter uma política de software livre, o que elimina custos de licenciamento e possibilita implementações e modificações que se tornem necessárias. Software de código-aberto também estimula o desenvolvimento de tecnologia local e cria possibilidades de trabalho para programadores.
Show full summary Hide full summary

Similar

Teorias da Aprendizagem
Robson Santos
Cont. Met. e Prática do Ensino da Matemática
vanessasenez
Quiz sobre Tecnologia no Ensino
camilafragoso
PROJETO DE PESQUISA
Edson Baal
Design Instrucional
leodias.rj
Aspectos humanos do Japão
Vitor Gomes
QUIZ: A conquista e a colonização portuguesa na América.
Valdeny Santos
Abordagens do processo de ensino e apredizagem para Vygotsky
dandeoliveiras
Didática - Mapa conceitual
Niara Pascoal
FlashCard sobre Pensamento Computacional
Suéllen Martinelli
Modalidades de ensino aprendizagem e estratégia de aula
Natividade