Estudo dirigido Patologia e Avaliação da Voz

Description

Bora decorar as respostas meninas
Mariane de Moura Fernandes
Flashcards by Mariane de Moura Fernandes, updated more than 1 year ago
Mariane de Moura Fernandes
Created by Mariane de Moura Fernandes over 7 years ago
80
2

Resource summary

Question Answer
1. Como acontece o processo da voz? O ar é inspirado chegando até o pulmão. Ao ser expirado, o ar sai do pulmão, passando pela traqueia e pela laringe. No topo da laringe, existem duas pregas de musculatura que fazem o movimento de abre e fecha, vibrando no fechamento. Ao passar pela laringe, o ar irá encontrar as pregas vocais fechadas, provocando o movimento vibratório e produzindo o som. Sendo assim, o som é gerado na laringe (pregas vocais), mas é transformado em nossas caixas de ressonância pelo movimento da língua, lábios, bochecha, dentes, etc.
2. Por que as pessoas têm vozes diferentes? O trajeto que o som faz na caixa de ressonância é distinto entre os indivíduos, e caracteriza uma voz diferente para cada pessoa. O meio ambiente (fatores sociais e pessoais) e a genética influenciam na voz. Convergência: mecanismo em que vamos moldando nosso comportamento, nossos gestos, nossa voz ao nosso interlocutor, sempre que existe empatia entre as duas pessoas. Inúmeros fatores vêm a compor a voz, no entanto cada voz é única, individual, de certa forma é uma impressão “digital”.
3. Quais as etapas do desenvolvimento ontogenético da voz? O desenvolvimento da voz acompanha e representa o desenvolvimento do indivíduo, tanto do ponto de vista físico como psicológico social. Existe uma tentativa de classificação adaptada que apresenta seis fases de evolução de acordo com características vocais, sendo elas: Neonatal, primeira infância, segunda infância, puberdade, estabilização e senescência
4. Uma disfonia pode se manifestar através de uma série ilimitada de alterações. Cite quais são: Classificação baseada na duração do sintoma; classificação baseada na dicotomia funcional e orgânica, classificação por avaliação clínica, classificação baseada no uso vocal hipofuncional e hiperfuncional e classificação etiológica das desordens vocais. Podendo ser classificadas em agudas e crônicas de acordo com a duração do sintoma estipulando-se um limite de 15 dias. Há também a classificação como pelo achado da avaliação clínica onde categoriza em três grupos: anormalidades estruturais, distúrbios do movimento e ausência ou impedimentos orgânicos ou funcionais, entre outros.
5. Apenas cite as principais etapas que contemplam o processo de avaliação vocal no indivíduo adulto. • Identificação pessoal, queixa e duração, história pregressa, hábitos inadequados - tabagismo, etilismo, uso de ar condicionado e o próprio comportamento vocal, ou seja, o fonotrauma devido ao abuso ou mau uso vocal, investigação complementar distúrbios alérgicos, faríngicos, bucais, nasais, otológicos, pulmonares, digestivos, hormonais e neurovegetativos, qualidade vocal está relacionada com a impressão criada por uma voz, antecedentes pessoais e familiares – doenças, cirurgias, tratamentos anteriores relacionados com a disfonia – medicamentos, fonoaudiológicos, cirúrgicos ou psicológicos.
6. Qual o objetivo da anamnese de voz e quais os pontos principais de sua abordagem? A anamnese de um paciente com queixa de disfonia deve ser a mais específica possível para se definir o quadro do paciente, mas ao mesmo tempo, a mais abrangente possível, do momento em que diversas doenças sistêmicas podem ter na fonação o seu primeiro sintoma, como por exemplo, a doença de Parkinson. Pontos principais: Queixa, Sintomas de alterações na qualidade vocal, Sintomas de fadiga e esforço vocais, Sintomas de presença de ar na voz, Sintomas de perda de frequências da extensão vocal, Sintomas de descontrole na frequência da voz, Sintomas de descontrole na intensidade vocal, Sintomas de sensações desagradáveis à emissão. Na avaliação do sintoma da disfonia podemos identificar sinais perceptuais (qualidade vocal, pitch, loudness, sinais não-verbais e dinâmica respiratória).
7. Como avaliamos o tipo respiratório do paciente e os tempos máximos de fonação? A avaliação do tipo respiratório se dá pela comparação da movimentação respiratória entre dois pontos de mesma direção em várias alturas do tórax. O tipo respiratório pode ser ântero-posterior, vertical ou transversal. • Os tempos máximos de fonação são obtidos através da medida do tempo máximo que um indivíduo consegue sustentar uma emissão de um som numa só expiração. Mede-se o tempo máximo de fonação das vogais e das fricativas /s/ e /z/. A relação entre /s/ e /z/ ideal é 1 (abaixo de 0.8 = tensão; acima de 1,2 = falta de coaptação).
8. Qual o papel da avaliação otorrinolaringológica? Tem por objetivo diagnóstico médico do distúrbio da voz. O procedimento clássico visando à avaliação específica da laringe, é a laringoscopia indireta, realizada com o auxílio do espelho circular de Garcia. Procedimentos modernos incluem a utilização de fibras óticas flexíveis ou rígidas.
9. As disfonias funcionais podem ter como mecanismo causal três diferentes aspectos. Quais são eles? → Disfonias funcionais primárias por uso incorreto da voz; → Disfonias funcionais secundárias por inadaptações vocais; → Disfonias funcionais por alterações psicogênicas.
10. Cite quais as patologias da voz que fazem parte da classificação das disfonias orgânico-funcionais. • Nódulos; • Pólipos; • Edema de reinke; • Alguns quadros de úlcera de contato; • Granulomas; • Leucoplasias das pregas vocais.
Show full summary Hide full summary

Similar

English - Vocabulary
bianca_silaman
English starter
Luciano Gonçalves
Past simple
laize lemos
Parts of the body-2
Alexandre Ferreira
INGLÊS COM NATIVOS (AMERICANO E BRITÂNICO)
Benjamin Reis
Gender Theorists
Hazel Meades
GCSE Maths Notes: Averages
Andrea Leyden
The Anatomy of the Heart
Shannan Muskopf
GCSE Chemistry C3 (OCR)
Usman Rauf
B1.1.1 Diet and Exercise Flash Cards
Tom.Snow
Get your grammar right!
Sarah Holmes