Unidade II - Aula 4 - A Gestão da Educação e a Gestão Escolar: os Desafios Contemporâneos

Description

Aspectos da Gestão aplicada a Educação e nas Escolas
Angelica Lucchese
Flashcards by Angelica Lucchese, updated more than 1 year ago
Angelica Lucchese
Created by Angelica Lucchese over 7 years ago
35
0

Resource summary

Question Answer
A Gestão da Educação e a Gestão Escolar: os Desafios Contemporâneos “A organização e a gestão referem-se ao conjunto de normas e diretrizes, estrutura organizacional, ações e procedimentos que asseguram a racionalização do uso de recursos humanos, materiais, financiamentos e intelectuais assim como a coordenação e o acompanhamento do trabalho das pessoas”. (Libâneo, 2003)
GESTÃO EFICIENTE? GESTÃO EFICAZ? GESTÃO EFETIVA?
GESTÃO EDUCACIONAL X GESTÃO ESCOLAR
COMO CHEGA ESSA ESTRUTURA DE GESTÃO NA ESCOLA?
GESTÃO DEMOCRÁTICA EdUCACIONAL E ESCOLAR A gestão democrática na escola e nos sistemas de ensino torna-se um processo de construção da cidadania emancipada. Elementos indispensáveis: participação, pluralismo, autonomia e transparência.
LEGISLAÇÃO Constituição Federal de 88 Art. 206 - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: VI - gestão democrática do ensino público na forma da lei LDB/96 Art. 14 - Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I – participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II - participação das comunidades escolar e local em conselhos escolares ou equivalentes Art. 15 - Os sistemas de ensino assegurarão às escolas progressivos graus de autonomia pedagógica, administrativa e de gestão financeira
PPP Princípios para elaboração do PPP (i) relação escola-comunidade (ii) gestão democrática (iii) democratização do acesso e da permanência do aluno na escola (iv) autonomia (v) organização curricular (vi) valorização dos profissionais da educação (vii) qualidade na educação.
Movimentos de construção - Diagnóstico da realidade escolar: que escola temos? - Levantamento das concepções de coletivo: que escola queremos construir? - Definição de estratégias, pessoas e/ou grupos visando à efetivação das ações definidas pelo coletivo: como será garantida a realização das ações?
Autonomia da escola LDB 9.394/96 Art. 15 - Os sistemas de ensino assegurarão às unidades escolares públicas de educação básica que os integram progressivos graus de autonomia pedagógica e administrativa e de gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público.
Referências: 1. ARAÚJO, A. C. Gestão democrática da educação: a posição dos docentes. PPGE/UnB. Brasília. Dissertação de Mestrado, 2000. 2. LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5.ed. Goiânia: Alternativa, 2004. 3. Material de aulas do curso de Políticas e Gestão de Educação Básic 4. www.escoladegestores.mec.gov.br/site/4-sala_politica_gestao_escolar/pdf/texto2_1.pdf
Show full summary Hide full summary

Similar

Gestão Educacional
Rafael Balbi
Gestão da educação e gestão escolar - Alessandro Assis
Alessandro Assis
Concepções de Organização e Gestão Escolar
Bruna Santos2679
Aula 4: Gestão da Educação e Gestão Escolar: Os Desafios Contemporâneos
Verônica Burmann da Silva
Unidade II - Aula 04 - A Gestão da Educação e a Gestão Escolar: os Desafios Contemporâneos
Flávio Henrique Vilela da Silva
Liderança da Gestão
Vinicius Alves
Aula 04: A Gestão da Educação e a Gestão Escolar: os Desafios Contemporâneos
Claudio Azevedo
A gestão da educação e a gestão escolar
Carolina P. Fedatto
CRISE DO CAPITAL
José dos Santos 7445
Políticas de avaliação da educação básica brasileira
Carolina P. Fedatto
Gestão Escolar
Adriana Rocha