Feudalismo

Description

Feudalismo história 6ano
Rayara Oliveira
Flashcards by Rayara Oliveira, updated more than 1 year ago
Rayara Oliveira
Created by Rayara Oliveira over 7 years ago
13
1

Resource summary

Question Answer
Feudalismo Aluna: Rayara Professor: Maurício Assunto: Feudalismo
INTRODUÇÃO O feudalismo é uma forma de organização política, econômica, social e cultural surgida na Europa Ocidental. A sociedade era dividida em: servos da gleba (camponeses trabalhadores) e os senhores feudais (senhores de terras, considerados como guerreiros). Influencias do feudalismo: Romanas-> Clientela (as pessoas sem recursos são a favor dos patrícios) e Colonato (o trabalhador do campo tornava-se preso a terra)
Germânicas-> Comitatus (os soldados prestavam total obediência ao chefe militar, beneficium (Doação de terra como recompensa por bravura em campos de batalha) e religião (cristianismo) CARACTERÍSTICAS GERAIS Sociedade: a sociedade feudal era determinada pela posse do feudo. Quem tivesse terra era chamado de senhor feudal, já quem não tinha era um camponês (trabalhador).
O trabalhador rural podia ser classificado em: Servo de gleba (preso à terra) e vilão (podia trabalhar em outros feudos, ou seja, eram trabalhadores livres). O senhor feudal (sempre um guerreiro) podia ser Leigo (Civil) ou Eclesiástico (membro da igreja).
Economia: A economia dos feudos era baseada na terra. Sua produção era autossuficiente (produzia para o próprio consumo). Essa autossuficiência era importante, pois o comércio era quase inexistente (falta de moedas e materiais). O pouco comércio que se tinha era "in natura" [...] que trocava um produto por outro. As terras dos feudos eram divididas em: manso senhorial (área exclusiva do nobre), manso servil (área cultivada pelos servos) e o manso comunal (terra comum aos dois).
As obrigações dos servos eram: -Trabalhar em média três dias por semana -Entrega de uma parte da produção e criação do manso servil -Taxas pelo pelo uso de moinho, forno e etc... -A família paga uma taxa com o falecimento de um servo para continuar na terra - Doar 10% de seus lucros a igreja
Política: Quem mandava nos feudos eram os senhores feudais, com a ajuda dos servos para manter seus feudos (um dependia do outro) Suserania e vassalagem-> Suserano - Doava terras a outros nobres Vassalo - quem recebia a doação OBS: os suseranos poderiam tomar posse novamente de seus lotes
Aspectos culturais Igreja: No feudalismo, a igreja foi a única instituição organizada e centralizada naquele mundo fragmentado em diversos feudos e em constantes guerras e rivalidades armadas entre os senhores feudais. Os membros da igreja que compunham o clero se dividem em: Clero secular- Membros que viviam no mundo: papa, bispo e etc... Clero regular- Os que se isolavam do mundo.
Arquitetura: A presença hegemônica da igreja influenciou a arquitetura medieval com dois estilos característicos: Românico - apresenta um estilo mais rústico e simples Gótico: demonstra maior leveza e claridade Literatura: Os destaques literários do período medieval foram os romances de cavalaria. Exemplo: Rei Artur e Cavaleiros da Távola redonda
Filosofia: Estudiosos divulgaram as obras clássicas de Platão e Aristóteles, com o objetivo de explicar o mundo do ponto de vista religioso. As escolas medievais chamavam-se Escolásticas (pois se desenvolveu nas escolas, atuais universidades) ao lado dos mosteiros (tornaram-se centro difusores de estudos bíblicos e adaptações dos textos pagãos)
CRUZADAS As cruzadas foram expedições militares de caráter religioso, com vários objetivos, como: conquistar terras, enriquecer e etc... Primeira cruzada Conseguiram reconquistar Jerusalém e fundaram vários reinos cristãos no Oriente. Terceira cruzada Ricardo, coração de leão, assinou a paz com o Sultão Saladino, [...]
[...] conseguindo a permissão para o retorno das peregrinações aos lugares santos em jerusalém Quarta cruzada Financiada pelos ricos mercadores de Veneza, que visavam garantir entrepostos comerciais no oriente para abastecer o mercado euroupeu. [...] [...] Responsável pelo início da reabertura do Mediterrâneo.
A
Show full summary Hide full summary

Similar

Feudalismo
Malu Miralha
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
Historia - Feudalismo
Maria Clara Ferreira
FEUDALISMO
gigiborgess
Feudalismo
Ighor Ferreira
Feudalismo
Coruja_123
Idade Média
coelhoamarelinho
Origens do feudalismo
Katleen Rocha
Quiz - Feudalismo - História 7° ano
Yasmin Bilha
REVISÃO 2º ANO ENS MÉDIO
Paulo César R. Silva
Períodos da História do Brasil
Marcus Vital