O conceito de ansiedade na análise do comportamento

Description

Perguntas sobre os pontos principais do artigo
ivinafd
Flashcards by ivinafd, updated more than 1 year ago
ivinafd
Created by ivinafd about 10 years ago
50
0

Resource summary

Question Answer
Que principais referências são destacadas na AC sobre o conceito de ansiedade? 1)Mudanças fisiológicas; 2)Relações Comportamentais (Respondentes/Operantes/Verbais/Não Verbais); 3)Operações estabelecedoras; 4)Implicações para a terapia verbal.
Que relação há entre ansiedade e mudanças fisiológicas? A exposição do organismo a estímulos aversivos, controláveis ou não, produz uma condição fisiológica particular, CONCOMITANTE, a uma mudança no responder geral do organismo. "a ansiedade é um estado corporal produzido por contingências de reforçamento específicas: um estímulo sinaliza a apresentação de um estímulo aversivo e não há comportamento de fuga-esquiva possível" (Queiroz e Guilhardi)
Por que pode-se dizer que, em alguns casos, a condição fisiológica é um mero sintoma? Em algumas situações, a ênfase na condição fisiológica é tão grande que as contingências que a produzem ficam em segundo plano. Por isso afirma-se que esta se trata de um mero "sintoma" de um fenômeno que é algo diferente, embora nem sempre esclarecido.
Que funções a alteração fisiológica pode assumir em uma relação comportamental? 1)Um estímulo eliciador de respostas verbais ou não verbais; 2)Um estímulo discriminativo para respostas não verbais mantidas por reforço negativo; 3)Um estímulo discriminativo para respostas não verbais mantidas por reforço positivo. Portanto, nos casos em que a condição fisiológica adquire uma função, temos uma inter-relação entre as contingencias que a produziram e essas novas relações da qual essa condição fisiológica participa. "como resultado de uma associação entre dicas internas... e falsos alarmes, essas dicas internas podem em seguida evocar respostas de alarme aprendidas" (Thompson et all.)
Quais são os efeitos da exposição a um estímulo pré-aversivo sobre o responder não verbal? (RELAÇÕES RESPONDENTES E OPERANTES NÃO VERBAIS) 1) A redução do responder mantido pelo reforço positivo - efeito designado de supressão condicionada. 2) Aquisição de respostas de fuga-esquiva da estimulação aversiva. Logo, pode-se dizer que a estimulação aversiva é evitável, e, consequentemente, controlável.
Como a falta de controle sobre os eventos pode estar relacionada a transtornos de ansiedade? "tem sido postulado que uma falta de controle sobre eventos aversivos internos (fisiológicos) e externos (ambientais) desempenha um papel central no desenvolvimento e manutenção de muitos transtornos de ansiedade" (Zvolensky)
Em casos de ansiedade, como uma resposta operante não verbal pode estar relacionada a um reforçamento positivo ou negativo? A ansiedade pode ser mantida pela suspensão ou adiamento de tarefas indesejáveis ou pela obtenção de atenção social. "a função de esquiva não é a única possível na manutenção de um transtorno de ansiedade e as consequências que mantém o problema podem ser mais diversas, envolvendo diferentes configurações de contingências"
O que é o comportamento semântico ou processo de formação de classes de estímulos equivalentes? (Relações Operantes Verbais) É um processo através do qual palavras adquirem funções aversivas condicionadas, integrando o fenômeno emocional para um indivíduo. "se estímulos verbais incondicionados...são frequentemente pareados com a visão de uma cobra ou com a palavra cobra, então a palavra imagem ou a visão de uma cobra levarão a respostas emocionais (fisiológicas) negativas "
Em que dois sentidos as habilidades verbais podem estar relacionadas no controle de respostas ansiosas? Para pessoas ansiosas com habilidades verbais os relatos de ansiedade... podem também ser rativos e, assim, gerar efeitos indesejados, podem alterar a função do comportamento e das circunstancias. Já em outra direção estímulos verbais podem evitar respostas ansiosas - autoverbalização. "ao ensinar o cliente a falar de modo diferente... o terapeuta o ajuda a reassumir a responsabilidade por suas circunstancias"
O QUE É OPERAÇÃO ESTABELECEDORA? (Relações Operantes Verbais X Operações Estabelecedoras) Operações estabelecedora são consideradas como operações motivacionais, definidas como sendo eventos ambientais, operações, ou condições de estímulos que possuem duas propriedades combinadas: a) afetam um organismo pela alteração momentânea na efetividade reforçadora ou punitiva de um outro evento e b) alteram momentânea a força daquelas partes do repertório do organismo que foram reforçadas ou punidas por esses eventos.
Qual o exemplo de uma operação estabelecedora que participa da ansiedade? O estado de privação. Se há poucos reforçadores positivos, principalmente sociais, disponíveis no ambiente, a responsividade que a contingências que levam a sua produção será maior, ainda que isso implique relações típicas de ansiedade.
O que o terapeuta deve utilizar como base para realizar intervenções clínicas? Deve compreender as diversas funções que as repostas de ansiedade podem ter na vida do indivíduo. É muito importante um levantamento e aquisição de novas habilidades relacionadas a déficits comportamentais.
Quais são algumas intervenções utilizadas na clínica para o tratamento da ansiedade? 1) Aquisição de novas habilidades; 2) Necessidade de modelagem de uma resposta de fuga-esquiva possível para o tratamento de ansiedade; 3)Mudar as contingencias aversivas ambientais envolvidas na instalação e manutenção da ansiedade; 4) Abordar componentes verbais envolvidos na ansiedade promovendo um enfraquecimento do contexto de literalidade; 5) Terapia da Aceitação e Compromisso - TAC; 6) Terapia Analítica Funcional - FAP; 7) Acompanhamento multidisciplinar com técnicas da terapia cognitiva; 8)Combinação de técnicas de exposição ao estímulo aversivo com uma abordagem e componentes verbais da ansiedade.
Show full summary Hide full summary

Similar

Untitled
ivinafd
SSAT Verbal Questions (Analogies)
philip.ellis
CHEMISTRY C1 2
x_clairey_x
Biology AQA 3.1.3 Absorption
evie.daines
Metallic bonding
anna.a.graysmith
Creative Writing
amberbob27
Religious Studies- Matters of life and death
Emma Samieh-Tucker
IGCSE Physics formulas
Imani :D
GCSE AQA Physics - Unit 1
James Jolliffe
All AS Maths Equations/Calculations and Questions
natashaaaa
The Lymphatic System
james liew