SEGURIDADE SOCIAL.

Description

SEGURIDADE SOCIAL. LEGISLAÇÃO PREVIDENCIÁRIA. DIREITO PREVIDENCIÁRIO.
marcos veiga santos
Flashcards by marcos veiga santos, updated more than 1 year ago
marcos veiga santos
Created by marcos veiga santos over 7 years ago
26
0

Resource summary

Question Answer
SEGURIDADE SOCIAL CONJUNTO INTEGRADO DE AÇÕES ... DE INICIATIVA DOS ... PODERES PÚBLICOS E DA SOCIEDADE ... DESTINADOS A ASSEGURAR OS DIREITOS RELATIVOS À ... SAÚDE, PREVIDÊNCIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL
SAÚDE: FINANCIAMENTO TRIPARTITE: - Orçamento da Seguridade Social; - Entes da Federação; - Outras Fontes.
SUS (Sistema Único de Saúde) Rede Regionalizada e Hierarquizada (União, Estados/DF e Municípios)
DIRETRIZES DO SUS: - descentralização; - atendimento integral; - participação da comunidade.
ASSISTÊNCIA SOCIAL (independe de contribuição) Financiamento bipartite: - recursos do orçamento da seguridade social; - outras fontes (doações, etc.).
OBJETIVOS DA ASSISTÊNCIA SOCIAL: - PROTEÇÃO => à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice; - AMPARO => às crianças e adolescentes carentes; - PROMOÇÃO DA INTEGRAÇÃO => ao mercado de trabalho; - HABILITAÇÃO E REABILITAÇÃO => das pessoas portadoras de deficiência; - GARANTIA DE 1 SALÁRIO MÍNIMO DE BENEFÍCIO MENSAL => à pessoa portadora de deficiência e ao idoso, desde que necessitado.
DIRETRIZES DA ASSISTÊNCIA SOCIAL: - descentralização político-administrativa; - participação da população.
PREVIDÊNCIA SOCIAL: Organizada sob a forma de: - regime geral (regido pelo INSS); - caráter contributivo; - filiação obrigatória.
PREVIDÊNCIA SOCIAL ... ... observará critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial.
A PREVIDÊNCIA SOCIAL ATENDERÁ (OBJETIVOS): - cobertura dos eventos doença (auxílio-doença), invalidez (aposentadoria), morte (pensão por morte) e idade avançada (aposentadoria); - PROTEÇÃO à maternidade, especialmente à gestante (salário maternidade); - PROTEÇÃO ao trabalhador em situação de desemprego involuntário (seguro desemprego); - para os dependentes do segurado de baixa renda: SALÁRIO-FAMÍLIA e AUXÍLIO-RECLUSÃO; - pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes.
PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS DA SEGURIDADE SOCIAL - solidariedade; - universalidade da cobertura e do atendimento; -uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais; - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços; - irredutibilidade do valor dos benefícios; - equidade na forma de participação no custeio; - diversidade da base de financiamento; - caráter democrático e descentralizado da Administração, mediante gestão quadripartite; - preexistência do custeio em relação ao benefício ou serviço.
PRINCÍPIOS DA PREVIDÊNCIA SOCIAL - UNIVERSALIDADE de PARTICIPAÇÃO nos planos previdenciários; - UNIFORMIDADE e EQUIVALÊNCIA dos benefícios e serviços às populações urbanas rurais; - SELETIVIDADE e DISTRIBUTIVIDADE na prestação dos benefícios; - CÁLCULO DOS BENEFÍCIOS considerando-se os SALÁRIOS DE CONTRIBUIÇÃO corrigidos monetariamente; - IRREDUTIBILIDADE do valor dos benefícios de forma a preservar-lhes o PODER AQUISITIVO; - valor da renda mensal dos benefícios substitutos do salário de contribuição ou do rendimento do trabalho do segurado não inferior ao do SALÁRIO MÍNIMO; - PREVIDÊNCIA COMPLEMENTAR FACULTATIVA, custeada por contribuição adicional; - caráter DEMOCRÁTICO E DESCENTRALIZADO da gestão administrativa, com a PARTICIPAÇÃO DO GOVERNO e da COMUNIDADE, em especial de trabalhadores em atividade, empregadores e aposentados.
Show full summary Hide full summary

Similar

Seguridade Social 3 - Organização e Princípios Constitucionais
André Cavallini
Seguridade Social e o PAS
Clara Fonseca
Previdência X Seguridade
André Cavallini
Seguridade Social 2 - Conceituação
André Cavallini
Seguridade Social 1 - Evolução no Brasil
André Cavallini
Seguridade Social 4 - Financiamento
André Cavallini
Constituição Federal - Seguridade Social - Artigo 194
André Cavallini
Sistema de Seguridade Social
Thiago Amério
Direito Previdenciário - Conceito
Igor Mariano
Constituição Federal - Seguridade Social - Artigo 195 - Parte 1 de 2
André Cavallini
SEGURIDADE SOCIAL
nana.rebelo