Sociologia: Fatos sociais

Description

- Durkheim - Anomia - Consciência Coletiva - Neutralidade Científica - Fato Social patológico e normal - Solidariedade mecânica e Orgânica
Maria  Eduarda
Flashcards by Maria Eduarda, updated more than 1 year ago
Maria  Eduarda
Created by Maria Eduarda over 7 years ago
29
0

Resource summary

Question Answer
SOCIEDADE (Durkheim) Um organismo grandioso em contínua busca de harmonia. As diversas sociedades teriam passado de uma configuração mais simples e igualitária para formas mais evoluídas e complexas.
Consciência Coletiva (I) É o que enquadra as vontades individuais. Se forma a partir das normas e leis que a sociedade determina. O coletivo que determina as ações individuais.
Consciência Coletiva (II) O homem defronta-se com regras de conduta que não foram criadas por ele, ma deve se submeter a essas regras para que a vida social possa existir.
ANOMIA Inadequação às regras que regulam as situações de interação social, ou seja, não se adequar as regras.
Neutralidade Científica O pesquisador deve manter certa distância e neutralidade em relação aos fatos e preservar objetividade de sua análise. Deve ser imparcial e abandonar seus pré-conceitos. Os fatos sociais devem ser estudados com rigor para que não ocorra contaminação. Única parte do pensamento de Durkheim que se assemelha com o positivismo de Comte.
Fato Social NORMAL (saudável) Quando se mostra generalizado na sociedade ou quando desempenha importante função para a evolução dela. ex: voto
Fato Social PATOLÓGICO (doentio) Quando está fora dos limites permitidos pela ordem social. Prejudica o andamento da sociedade.
Solidariedade Integração e união dos membros de uma sociedade
Solidariedade Mecânica - Atividades e funções definidas de acordo com a necessidade da tribo, ou sociedade. - Funciona sempre do mesmo jeito; a organização social será sempre a a mesma - Nunca evolui - Socialismo -Ex: vida indígena, civilização pré-colombiana
Solidariedade Orgânica - Funciona como um organismo vivo (Spencer) - Cada um tem a sua função - Os indivíduos se tornam diferentes entre si - Primitiva - Se adapta conforme a sociedade evolui - Capitalismo.
Show full summary Hide full summary

Similar

EMILE DURKHEIM
Débora C. Nascimento
A sociologia de Durkheim 2
jadypugliessa2
Revisão de Sociologia para a 3a. serie do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Sociologia - Origem
Malu Miralha
Revisão de Sociologia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Simulado ENEM - Ciências humanas
Nathalia - GoConqr
A sociedade diante do Estado
jacson luft
Simulado Sociologia
rodrigoguarapuav
Início da sociologia e correntes sociológicas
beatriz.avinco
Movimentos Sociais - resumo
Marília Mendes
Surgimento da Sociologia
Amanda Gomes