Empreendedorismo e Inovação_Modelagem de Negócios/validação

Description

Utilização dos Canvas no desenvolvimento da modelagem de negócios e validação e suas possíveis formas de financiamento.
Leticia Diniz Gonçalves
Flashcards by Leticia Diniz Gonçalves, updated more than 1 year ago
Leticia Diniz Gonçalves
Created by Leticia Diniz Gonçalves about 7 years ago
40
0

Resource summary

Question Answer
A Modelagem de Negócios substitui o Plano de Negócios ? Não. A Modelagem de Negócios deve preceder o Plano de Negócios para validar hipóteses de forma mais ágil e dinâmica.
Como apresentar o Canvas do seu Modelo de Negócios ? Seja conciso e imagético, mas aborde cada um dos 9 quadros do Canvas apresentando as hipóteses levantadas e as validações existentes.
No Canvas, diferencie "Relacionamento com Cliente" de "Canais de Distribuição". No quadro de "Relacionamento com Cliente" enumera-se os FORMATOS possíveis de contato e vínculo emocional com os clientes. No quadro de "Canais" listamos a distribuição; como nossos produtos/serviços alcançam os clientes.
Você é capaz de citar 2 empresas em que o formato do "Relacionamento com o Cliente" tem a coparticipação do próprio cliente ? O WAZE e o TRIPADVISOR, por exemplo.
A modelagem de negócios permite que ocorram "Fontes de Receitas" distintas num único modelo ? Sim. Porque podemos ter distintos clientes no mesmo Modelo de Negócios. Ex: pode ter clientes assinantes e clientes pontuais.
Como definir e distinguir os "Parceiros" estratégicos ? É importante não confundir "Parceiros" com "Canais". Os "Parceiros" são empresas úteis para sustentação e alavancagem do negócio; eles são PARCEIROS-CHAVE.
Há "Recursos-chave" de diversas áreas. Quais são elas ? Para modelar o seu negócio pense em recursos: Físicos, Humanos, Financeiros e Intelectuais. Todos eles são importantes e necessários.
Qual é a diferença entre "Recurso Humano" e "Recurso Intelectual " ? No "Recurso Humano" incluímos pessoas necessárias para realização das ATIVIDADES. No "Recurso Intelectual" as tecnologias e pessoas
Qual é a relação entre "Atividades chave" e "Recursos chaves" ? Total. Cada "Atividade" pode ter um "Recurso chave" específico.
O que são "INVESTIDORES ANJOS" e como eles podem financiar meu negócio ? INVESTIDORES ANJOS são pessoas físicas (PF) que podem financiar pecuniariamente seu negócio. O investimento de capital tem como contrapartida a participação no negócio. Hoje estão regidos pela Lei 155/16.
Quais são as formas possíveis de FINANCIAMENTO do seu Modelo de Negócios ? Capital próprio, Subvenção, Crédito bancário ou Fomento e Investidor Anjo. Cada um deles se adequa melhor a um momento específico na linha de crescimento do Modelo de Negócio.
Show full summary Hide full summary

Similar

Canvas Empresarial
Everton Oliveira de Souza
MODELO DE NEGÓCIOS
Guilherme Zarranz
Adô Atelier
Leonardo Farias 9092
Empreendedorismo e Inovação_Módulo IV
Leticia Gonçalves
Processo de Criação e Validação de Modelos de Negócios
Ana Paula Murakawa
DAF Resultados 2015
Unidade Marketing
VALIDAÇÃO
José Rabelo
FILA DE ATENDIMENTO
SÁFILO Gomes