Empreendedorismo e Inovação_Módulo IV

Description

Compreensão da Modelagem de Negócios e suas formas de financiamento. Módulo (IV) integrante da "Disciplina Empreendedorismo e Inovação" da Universidade Corporativa SEBRAE.
Leticia Gonçalves
Flashcards by Leticia Gonçalves, updated more than 1 year ago
Leticia Gonçalves
Created by Leticia Gonçalves about 7 years ago
34
0

Resource summary

Question Answer
A Modelagem de Negócios substitui o Plano de Negócios ? Não. A modelagem de negócios deve preceder o Plano de Negócios para validar hipóteses de forma mais ágil e dinâmica.
Como apresentar o Canvas do seu modelo de negócios ? Seja conciso e imagético, mas aborde cada um dos 9 quadros do Canvas apresentando as hipóteses levantadas e suas possíveis validações.
No Canvas, diferencie "Relacionamento com Cliente" de "Canais de Distribuição". No quadro de "Relacionamento com Cliente" enumeram-se os FORMATOS possíveis de contato e vínculo emocional com os clientes. No quadro "Canais de Distribuição" listamos as formas como nossos produtos/serviços alcançam nossos clientes.
Você é capaz de citar dois exemplos de modelo de negócio em que o formato do "Relacionamento com Cliente" tem a coparticipação do próprio cliente ? O WAZE e o TRIPADVISOR, por exemplo.
A modelagem de negócios permite que ocorram "Fontes de Receitas" distintas num único modelo ? Sim. Porque podemos ter distintos clientes no mesmo Modelo de Negócios. Ex: pode ter clientes assinantes e pontuais, concomitantemente.
Como distinguir os 'Parceiros" estratégicos ? É importante não confundir "Parceiros" com "Canais". Os "parceiros" são empresas úteis para sustentação ou alavancagem do negócio; eles são parceiros estratégicos.
Há "Recursos Chaves" de diversas áreas. Quais são elas ? Para modelar seu negócio pense em "RECURSOS": Físicos, Humanos, Financeiros e Intelectuais. Todos eles são importantes e necessários.
Qual é a relação entre "Atividades Chave" e "Recursos Chave" ? Total. Cada "Atividade" pode ter um ou mais "Recursos" específicos.
O que são "INVESTIDORES ANJOS" e como eles podem ajudar meu negócio ? INVESTIDORES ANJOS são pessoas físicas (PF) que podem financiar seu negócio. O investimento de capital tem como contrapartida a participação no negócio. Hoje estão regidos ela Lei 155/16.
Quais são as formas possíveis de FINANCIAMENTO do seu Modelo de Negócios ? Capital próprio, Subvenção, Crédito bancário ou Fomento e Investimento Anjo. Cada um deles se adequa melhor a um momento específico na linha de crescimento/desenvolvimento do Modelo de Negócios.
Show full summary Hide full summary

Similar

Processo de Criação e Validação de Modelos de Negócios
Ana Paula Murakawa
Seguridade Social 4 - Financiamento
André Cavallini
Canvas Empresarial
Everton Oliveira de Souza
Quiz - Modelagem de negócios e de processos
Adriana Gomes Alves
Adô Atelier
Leonardo Farias 9092
Empreendedorismo e Inovação_Modelagem de Negócios/validação
Leticia Diniz Gonçalves
Apoiadores
Elaine Alves
Parceiro
Lidia Bazanelli
Sistema de Financiamento da Seguridade Social
JULIETE GOMES WANDERLEY
Hermafrodite
RODRIGO RODRIGUES