Conceituando Cultura

Description

Sociologia Flashcards on Conceituando Cultura, created by Germana Furquim on 27/01/2017.
Germana Furquim
Flashcards by Germana Furquim, updated more than 1 year ago
Germana Furquim
Created by Germana Furquim about 7 years ago
173
1

Resource summary

Question Answer
Quais são os significados da palavra cultura, segundo Félix Guattari? Cultura-valor, cultura-alma coletiva e cultura mercadoria.
O que é o conceito de cultura-valor? É o que permite estabelecer a diferença entre quem tem e quem não tem cultura, definindo um julgamento de valor sobre a situação.
O que é o conceito de cultura-alma coletiva? Expressa a ideia de que todas as pessoas tem uma identidade cultural. Tem a intenção de caracterizar e identificar.
O que é o conceito de cultura mercadoria? Cultura de massa. Faz referência ao "objeto de cultura" que ficam a disposição de qualquer um que possa comprá-los.
Qual é o conceito de cultura para Edward B. Tylor? Cultura é o conjunto complexo de conhecimentos, crenças, arte, moral e direito, além de costumes e hábitos adquiridos pelo indivíduo em uma sociedade. (Universalista)
Qual é o conceito de cultura para Franz Boas? As diferenças entre os grupos e sociedades humanas são culturais, e não biológicas. (Particularista)
Qual o conceito de cultura para Bronislaw Malinowski? Os elementos de uma cultura são interdependentes e não podem ser analisados isoladamente.
Qual o conceito de cultura para Ruth Benedict? Desenvolveu o conceito de padrão cultural, onde identificou dois tipos culturais extremos: apolínico e dionisíaco.
Segundo Benedict, em que consistem o tipo cultural "apolínico"? É representado por indivíduos conformistas, tranquilos, solidários e respeitadores.
Segundo Benedict, em que consistem o tipo cultural "dionisíaco"? É representado por indivíduos ambiciosos, agressivos e individualistas.
Qual o conceito de cultura para Margareth Mead? Investigou a forma como os elementos de uma cultura influenciavam na formação da personalidade. Afirmou que a diferença das personalidades não está vinculada a características biológicas, mas a forma como as crianças são educadas.
Qual o conceito de cultura para Lévi-Strauss? A cultura deve ser considerada como um conjunto de sistemas simbólicos, como linguagem, regras matrimoniais, ciência, etc... Fala sobre a importância do mito nas características comuns de diferentes culturas.
O que significa o termo etnocentrismo? Analisar outras sociedades tomando a sua própria como medida, considerando-se superior.
O que são culturas híbridas? Culturas geradas a partir da incorporação de elementos de algumas outras culturas, a partir das trocas culturais. (Ex.: Brasil)
O que é cultura erudita? Abrangem produtos culturais que podem ser comprados. Envolve o conceito que que não necessariamente quem adquire cultura a produz.
O que é cultura popular? É a manifestação genuína de um povo. É criada e utilizada pelo povo.
O que é ideologia? Um sistema elaborado de representações e ideias que correspondem as formas de consciência que tem os homens de determinada época.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sociologia - Origem
Malu Miralha
EMILE DURKHEIM
Débora C. Nascimento
Revisão de Sociologia 1a. série do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Revisão de Sociologia para a 3a. serie do Ensino Médio
e-pn-2007@hotmail.co
Simulado ENEM - Ciências humanas
Nathalia - GoConqr
A sociedade diante do Estado
jacson luft
Simulado Sociologia
rodrigoguarapuav
Início da sociologia e correntes sociológicas
beatriz.avinco
Movimentos Sociais - resumo
Marília Mendes
Surgimento da Sociologia
Amanda Gomes
A sociologia de Durkheim 2
jadypugliessa2