Estatística - Intervalos de Confiança

Description

Flashcards baseados no livro Estatística Aplicada; 4ª Edição; de Larson & Farber.
Natanael Lima
Flashcards by Natanael Lima, updated more than 1 year ago
Natanael Lima
Created by Natanael Lima about 7 years ago
17
1

Resource summary

Question Answer
Intervalos de Confiança Provenientes de estimativas mais significativas, os intervalos de confiança auxiliam a organização, construção e análise de elementos estatísticos.
Intervalolos de Confiança para a Média (amostras grandes): Estimativa Pontual: é a estimativa de um único valor para um parâmetro populacional. A média amostral é a estimativa pontual menos tendenciosa.
Estimativa Intervalar: é um intervalo (ou amplitude) de valores usado para estimar um parâmentro populacional.
Nível de Confiança: é a probabilidade de que a estimativa intervalar contem o parâmetro populacional. Portanto, deve-se verificar o quão confiante você estará dessa estimativa.
Erro Máximo de Estimativa: é a maior distância possível entre a estimativa pontual e o valor do parâmetro que se está estimando, dado nível de confiança c. Obs: quando o número da amostra é maior ou igual a 30, o desvio amostral pode substituir o desvio populacional. Ou, se o parâmetro populacional for conhecido, E = média amostral - parâmetro
De posse da média amostral, do nível de confiança e da margem de erro, pode-se contruir um intervalo de confiança c para uma média populacional
Dado um nível de confiança c e um erro E, o tamanho mínimo da amostra n para estimar o parâmetro pode ser obtido. Obs: quando o número da amostra é maior ou igual a 30, o desvio amostral pode substituir o desvio populacional. Obs: Zc pode ser encontrado em uma tabela específica.
Encontrando um Intervalo de Confiança para a Média Populacional (como n maior ou igual 30 e desvio padrão populacional conhecido):
Intervalos de Confiança para a Média (amostras pequenas): Distibuição T: Se a distribuição de uma variável X é normal e n é menor que 30, a média amostral será uma distribuição T com graus de liberdade (g.l.) = n - 1 Propriedades da Distribuição T: 1. Tem forma de sino e é simétrica; 2. É determinada por graus de liberdade (número de escolhas livre tal como a média amostral é calculada; 3. A área total é 1 ou 100% e a média, moda e mediana são iguais a 0.
Após encontrado o valor dos graus de liberdade e o nível de confiança, Tc pode ser encontrado na tabela de distribuição T. O Erro é similar ao da distribuição normal, substituindo Zc por Tc e usando o desvio amostral invés do desvio populacional.
Se a distribuição de uma variável aleatória X for aproximadamente normal, então:
Construindo um Intervalo de Confiança para a Média: Distribuição T:
Intervalos de Confiança para Proporções Populacionais: A proporção populacional é importante para a determinação de estimativas intervalares que podem conter o parâmetro populacional, que agora é p. Obs: Quando n*p (chapel) e n*q (chapel) é maior ou igual 5, a distibuição de amostra para p aproxima-se da distribuição normal.
P assume o lugar de parâmetro populacional e o desvio se baseia nele.
Construindo um Intervalo de Confiança para uma Proporção Populacional P:
Intervalos de Confiança para Variância e Desvio Padrão (distribuição qui-quadrado): Propriedades da distribuição qui-quadrado: 1. Todos os valores qui-quadrados X^2 são maiores ou iguais a zero; 2. Determinada por graus de liberdade n-1; 3. A área abaixo da curva da distribuição qui-quadrado é igual a 1; 4. São distribuições assimétricas positivas.
Xr^2 (crítico da cauda direita) e Xl^2 (crítico da cauda esquerda. Após o cálculo os valores devem ser vistos na tabela.
Construindo um Intervalo de Confiança para a Variança e Desvio Padrão:
Intervalos de Confianças ajudam a estabelecer estimativas de confiabilidade para o parâmetro populacional, seja com amostras grandes ou pequenas, proporções populacionais e distribuição qui-quadrado. Bons Estudos!
Show full summary Hide full summary

Similar

Equações estatísticas
Luiz Fernando
Direito Constitucional focado (INSS 2016) - Direitos e Garantias Fundamentais e Administração Pública
Thiago Amério
ADMINISTRAÇÃO - OS CLÁSSICOS
Nathalino Pachêco
Abordagens de Gestão
sa.sousa
T1 - ADMINISTRAÇÃO E O ADMINISTRADOR
Dayene Campos
A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL EM UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO À LUZ DA APRENDIZAGEM INFORMAL
eduarda Fernandes
Tecnologia e Administração
Erika Lots
TEORIAS SOBRE LIDERANÇA
Fernando Luiz
Conceito de Gestão Produtiva
Ana Cristina Ush
Conhecimentos de Estatística e Probabilidade
Sem Parar
Funções administrativas
brunocmt