Gestão do conhecimento e da Informação - Módulo II

Description

Flashcards on Gestão do conhecimento e da Informação - Módulo II, created by Keila Mara L. Rosado on 24/03/2017.
Keila Mara L. Rosado
Flashcards by Keila Mara L. Rosado, updated more than 1 year ago
Keila Mara L. Rosado
Created by Keila Mara L. Rosado about 7 years ago
11
0

Resource summary

Question Answer
Modelo mental Conjunto de sentidos, pressupostos, referências, inferências e outros processos cognitivos. que proporciona determinada interpretação.
Modelos conceituais OBJETIVO: simular os modelos mentais do ser humano, pois não são observáveis. Considerados ineficazes e imcompletos : porque cada ser humano é diferente do outro
Tipos de modelos conceituais: SISTEMA: experiências anteriores dos usuários do sistema. PROJETO: designer/projetista têm em mente o que o homem pensa ao realizar tarefas. IMAGEM DO SISTEMA: descreve como o sistema espera que o homem aja.
Elementos do sistema humano de processamento de informações: Percepção Atenção Memória Raciocínio Aprendizado
Elementos do sistema humano de processamento de informações: Se bem estudados, ajudam a obter bons resultados com modelos conceituais no desenvolvimento de sistemas de gestão do conhecimento.
Percepção: Processo decodificador de estímulos, no qual o homem processa as informações adquiridas em seu meio ambiente. Três sistemas perceptivos: VISUAL, AUDITIVO E DA FALA.
Atenção: Fenômeno consciente de tensão, esforço, concentração e interesse sobre determinada realidade. Três categorias de atenção: motora, intelectual, sensorial/afetiva.
Atenção: Quanto mais dividida a atenção, menor a amplitude (dispersa). Pode ser VOLUNTÁRIA (liberdade de escolha) ou INVOLUNTÁRIA (obrigação de atentar para algo).
Memória: Conjunto de fenômenos que determinam o armazenamento seletivo da informação, após certo período de absorção da informação pelo cérebro.
Memória: Está relacionada ao desenvolvimento de habilidades intelectuais, mantendo conexões com a sensibilidade do ser humano e o estoque de informações por ele armazenado.
Processos de desenvolvimento da memória: Reconhecimento Reconstrução Lembrança
Modelo cognitivo de memória: Três tipos de sistemas de armazenamento de informações: 1. registro sensorial de informações (RS) 2.memória de curta duração (MCD) 3.memória de longa duração (MLD).
Raciocínio: Atividade mental que desencadeia a concepção de novas informações, a partir de argumentos pré-existentes. Aplicação das informações contidas na memória.
Raciocínio: Busca atingir coerência entre diversas informações armazenadas, que culminam no aparecimento de novas deduções e inferências, estimulando a inteligência humana a produzir resultados eficazes ou ineficazes
Raciocínio dedutivo X Raciocínio indutivo: Dedutivo: a partir de uma ou mais preposições verdadeiras se chega a uma conclusão seguramente verdadeira.
Raciocínio dedutivo X Raciocínio indutivo: Indutivo: a partir de informações verossímeis chega-se a resultados generalizados, nem sempre verdadeiros, baseando-se em informações armazenadas na memória para compreender uma situação singular, desconhecida, que estabelece uma relação de parentesco entre duas informações distintas.
Aprendizado: Define o nível de competência do ser humano sobre determinado conteúdo e ocorre pelo acúmulo de conhecimento e supressão de suposições falsas e inoportunas.
Aprendizado: É o meio pelo qual uma informação se relaciona à estrutura cognitiva do ser humano.
Aprendizado: Suporte para que o indivíduo atribua significado a idéias e conceitos relevantes JÁ APRENDIDOS, que passam a estar disponíveis para auxiliar na absorção de novas informações.
Processo de aprendizagem: Três etapas: 1. Aquisição (contato inicial com a informação) 2. Retenção (memorização a longo prazo/ 3. Aplicação
Dados X Informações X Conhecimento DADOS: símbolos com regras de sintaxe aplicadas. INFORMAÇÕES: dados interpretados. CONHECIMENTO: informações interligadas.
Capital intelectual X Capital humano O capital intelectual é mais amplo que o capital humano, pois engloba o capital humano, financeiro, estrutural, etc. da organização.
Capital intelectual: aplicação no MPU/MPF: Os servidores do MPU/MPF também pertencem ao capital intelectual do órgão, pois é por meio deles que os objetivos e metas da instituição podem ser alcançados.
Capital intelectual: aplicação no MPU/MPF: O capital intelectual do órgão, na parte que tange ao capital humano (servidores), não é aproveitado em sua integralidade. Várias habilidades e conhecimentos são perdidos por falta de motivação e valorização do corpo técnico. Não há uma ação efetiva de retenção e valorização de talentos no órgão.
Sistemas de informação (SI): Instrumento de mudança estratégica na estrutura organizacional. Impõem: desafios e uso de novas metodologias/TI
Tecnologias de informação (TI): conceito Constituem um potencial de desenvolvimento para as organizações.
Tecnologias de informação (TI): benefícios Impulsionam o progresso, conduzem a inovações, aumentam a riqueza e atraem novos investimentos. Permitem aumento da eficiência e redução dos preços, melhora dos serviços ao cliente, da qualidade e da variedade dos produtos.
SI e TI nas organizações: Provocam conjunto de alterações das relações da organização com o meio envolvente (eficácia) e nos impactos internos na organização (eficiência).
Construção coletiva de conhecimento: aquisição de conhecimento Transferência e transformação da habilidade ou perícia para resolver problemas contida em alguma fonte de conhecimento para um programa.
Aquisição de conhecimento: fases 1. Entender o problema 2. Identificar soluções 3. Implementar solução 4. Adquirir conhecimento
Interação humano-computador (IHC): A aquisição do conhecimento e a sua significativa representação por meio de sistemas é um processo da gestão do conhecimento que depende cada vez mais da IHC.
Interação humano-computador (IHC): É interdisciplinar Objetivo: entender como as pessoas usam ou não usam a TI.
Interação humano-computador (IHC): criação de sistemas Deve englobar o conhecimento macro da organização para ser eficaz e eficiente.
Show full summary Hide full summary

Similar

Gestão do Conhecimento
Paulo Roberto Pasqualotti
Gestão do Conhecimento
Luiza Arantes Ju
Ebook da Educatio rh
Naya Toscano
Conhecimento
Nathalia Marsicano
Competências e Gestão por competências
Luana Mendes
FLUXO DE INFORMAÇÃO
Gabriel Demetrio
Capital Intelectual
alissondacruz
Mapa Mental - Saúde Digital
Francisco Fabiano
Dissertação
Fernando Fresneda
GESTÃO DA INFORMAÇÃO
Edina Santos
CONHECIMENTO
lorenacp2