Regência

Description

Regras mais importantes de regência para concursos públicos.
Alla'n Camargo
Flashcards by Alla'n Camargo, updated more than 1 year ago
Alla'n Camargo
Created by Alla'n Camargo almost 7 years ago
38
3

Resource summary

Question Answer
Correta? Por quê? - O rapaz não só concordou como apoiou a atitude do patrão. Errado. Não se usa o mesmo complemento para termos com regências distintas. Correto: - O rapaz não só concordou com a atitude do patrão como o apoiou.
Correta? Por quê? - Apesar deles serem pessoas educadas, não lidam bem com outras pessoas. Errado. Não se admite a contração da preposição "de" a artigos ou pronomes antes de verbos no infinitivo. Correto: Apesar de eles serem....
Correta? Por quê? - O estudo fará que você alcance seus objetivos. O verbo "fazer", quando seguido de complemento oracional apresentará a preposição "com" em caráter facultativo.. - O estudo fará que/ com que você alcance seus objetivos.
Correta? Por quê? - O governo terá que fazer isso. Em locuções verbais formadas por "ter/haver" + infinitivo, pode-se usar tanto "que" quanto "de". - O governo terá que/ de fazer isso.
Qual está correta? - Aspirava vencer na vida. - Aspirava a um futuro melhor. As duas. A preposição será facultativa em caso de objetos indiretos oracionais.. Logo, não é obrigatório inserir preposição na 1ª, apenas na 2ª.
Qual está correta? - Isso é mais importante que outras coisas. - Isso é mais importante do que outras coisas. As duas. Nas relações de comparação, pode-se usar "que" ou "do que".
Correta? Por quê? - Estava numa situação complicada. Correta, pois é facultativo contrair preposição "em" + artigos indefinidos.. - Estava em uma/ numa situação complicada.
Correta? Por quê? - A questão foi melhor explicada. Errado. Com particípios, usa-se apenas "mais bem". - A questão foi mais bem explicada.
Explique a regência de PERDOAR. Pessoas = VTI Coisas = VTD
Explique a regência de PAGAR. Pessoas = VTI Coisas = VTD
Explique a regência de AGRADECER. Pessoas = VTI Coisas = VTD
Correta? Por quê? - Amava o amigo, mas não foi capaz de perdoá-lo. Errado. O verbo perdoar (quando se refere a pessoas) exige VTI. Correto: Amava o amigo, mas não foi capaz de perdoar-lhe/ lhe perdoar.
O emprego do pronome está correto? Por quê? Visava ao concurso público - Visava-lhe. Errado. Os verbos VISAR (desejar), ASSISTIR (ver) e ASPIRAR (desejar), embora transitivos indiretos, não admitem lhe. Usa-se A ELE. - Visava ao concurso público - Visava a ele.
Explique as 4 regências de ASSISTIR. Ver = VTI (a) Caber = VTI (a) Socorrer = VTD Morar = VI (em) Assistiram ao acidente da janela. A correção da prova assiste ao professor. Assistiram as vítimas do acidente. Assisto em Belo Horizonte há anos.
Explique as 2 regências de QUERER. Desejar = VTD Estimar (VTD) = VTI Queria um emprego público. Queria aos colegas de cursinho.
Explique as 3 regências de VISAR. Pôr visto = VTD Mirar = VTD Desejar = VTI Visou os cadernos. Visou o alvo e atirou. Visava à felicidade. Visava ao sucesso profissional.
Explique as 2 regências de ASPIRAR. Cheirar = VTD Desejar = VTI lhe Aspirava um gás tóxico. Aspirava a uma vida tranquila.
Explique as 2 regências de AGRADAR. Fazer agrados = VTD Satisfazer =VTI Mãe agradou o filho. O preço da gasolina não agradou aos consumidores.
Explique a regência de PREFERIR. VTDI. Preferia o sossego do campo à agitação da cidade.
Explique a regência de (DES) OBEDECER. VTI (a) Obedeceu ao regulamento. Desobedeceu às leis de Deus.
Explique a regência de CHEGAR e indique os verbos que acompanham a mesma regra. Exige a preposição "a" com adjunto adverbial indicando destino temporário. - Chegou à casa da noiva. Outros verbos: voltar, comparecer, ir, retornar.
Explique a regência de MORAR e indique os verbos que acompanham a mesma regra. Exige a preposição "em" em indicações de lugar. Eu moro em Brasília. Outros verbos: residir, domiciliar, entregar, ficar, permanecer, continuar, estar
Explique a regência de VER e indique os verbos que acompanham a mesma regra. São VTD (não esquecer que "assistir" indicando "ver" é VTI). Eu vi as aulas por meses. Eu assisti às aulas por meses. Outros verbos: presenciar, observar, olhar
Explique as 4 regências de PROCEDER. Dar início = VTI Originar-se = VTI/ VI (de) Ter fundamento = VI Comportar-se = VI Procederam ao evento na data. O português procede do latim. (VTI) Ele procedeu de um país frio. (VI) A informação procede. Ela procedeu educadamente.
Explique as 4 regências de RESPONDER. Falar/ dizer = VTD Dar resposta = VTI Dar resposta a alguém = VTDI (a) Ser responsável = VTI (por) Ela respondeu a verdade. Responda às questões abaixo. Responda ao rapaz apenas o necessário. Os políticos respondem pelo povo.
Explique as 3 regências de PERDOAR e indique os verbos que acompanham a mesma regra VTD (coisas) VTI (pessoas) VTDI (coisa = OD) + (pessoa = OI) Perdoou os pecados do mundo. Perdoou às pessoas. Pagou ao funcionário os valores. Agradeceu ao amigo o apoio. Outros verbos: pagar, agradecer
Explique a regência de INFORMAR e indique os verbos que acompanham a mesma regra. São VTDI (admitem preposições "a", "de" ou "sobre") Comunicaram a direção do fato. Comunicaram à direção o fato. Outros verbos: comunicar, cientificar, avisar, notificar.
Explique as 2 regências de ESQUECER/ LEMBRAR. VTD (sem pronome, sem preposição) VTI (pronominais) - com pronome/ com preposição (de) Esqueceu o combinado. Esqueceu-se do combinado.
Explique a regência de CUSTAR. No sentido de "ser custoso/ ser difícil" será VTI (+ Oi + Sujeito Oracional) O governo custou a resolver a questão (E) Custou ao governo resolver o caso. (C)
Explique a regência de CHAMAR no sentido de "cognominar/ apelidar". (VTD + OD) ou (VTI + OI) + predicativo do objeto ("de" facultativo). Chamei o menino (de) ladrão. Chamei ao menino (de) ladrão.
Explique a regência de CHAMAR, no sentido de "convocar/ convidar". VTD. Chamei o rapaz para a festa.
Explique a regência de NAMORAR. VTD (sem "com") Ele namora a menina desde a infância.
Explique a regência de ACARRETAR. VTD. Isso acarreta prejuízos.
Explique a regência de SIMPATIZAR. VTI (com). Não são pronominais. Eu simpatizo com você.
Show full summary Hide full summary

Similar

ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
trackerian
SUBSTANTIVOS
Viviana Veloso
Gramática - Visão Geral - Fonologia
tiago meira de almeida
Gramática - Fonologia - Quiz I
tiago meira de almeida
Português concurso
Roberta Souza
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
Viviana Veloso
ACENTUAÇÃO GRÁFICA
Viviana Veloso
GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
Viviana Veloso
FONOLOGIA estudo dos sons
Viviana Veloso
Figuras de linguagem
Roberta Souza