Administração Geral - Processo Adm.

Description

Administração Geral e Pública Flashcards on Administração Geral - Processo Adm., created by Izabela Ribeiro on 27/06/2017.
Izabela Ribeiro
Flashcards by Izabela Ribeiro, updated more than 1 year ago
Izabela Ribeiro
Created by Izabela Ribeiro almost 7 years ago
16
1

Resource summary

Question Answer
O Processo da Administração possui 4 funções, quais são? 1- Planejamento 2- Organização 3- Direção 4- Controle
O que é o Planejamento? É a tomada de decisões sobre o futuro desejado. Quando você toma decisões sobre qual caminho você vai seguir, também está planejando.
O que é Organização? É a estruturação dos métodos de trabalho, dos departamentos, dos órgãos, dos cargos e da organização como um todo.
A organização se desdobra em 3 níveis organizacionais. Quais são eles? 1- Nível Global 2- Nível Departamental 3- Nível das Tarefas e Operações
Explique o Nível Global. Trata-se da organização que envolve a empresa como um todo, tratada pela cúpula da organização.
Explique o Nível departamental. Tratada pela gerência intermediária, abrangendo cada departamento ou unidade da empresa.
Explique o nível das tarefas e operações. É aqui que se insere o desenho de cargos e tarefas, tratado do nível mais baixo da organização: o operacional.
O que é Dirigir? É a condução das atividades no dia a dia da organização. Envolve a liderança, a motivação e a comunicação. Envolve ainda, as políticas e diretrizes da organização como um todo, a supervisão, a gerência direta dos funcionários.
O que é o controle? Controle é a verificação de planejamento X execução. Verificação se o que foi planejado está sendo executado corretamente. Caso positivo, o controle verifica e acompanha. Caso negativo, o controle implica em ações para concretizar o que foi planejado.
Todas as funções se dão nos diferentes níveis operacionais: estratégico, tático e operacional. Explique o nível estratégico. Tem uma visão de longo prazo; Uma compreensão da organização como um todo em relação ao ambiente externo onde ela está inserida; É definido pela cúpula organizacional; É voltado para a eficácia e efetividade; É voltado para as relações com os clientes.
Explique o nível tático. Também chamado de administrativo; É voltado para o médio prazo; Tem uma visão de cada departamento dentro da organização de uma maneira específica; É conduzido pelo nível intermediário; É voltado para integração de atividades de cada área.
E, por último, fale sobre o nível operacional. Tem uma visão do dia a dia; É voltado para o curto prazo; Visão da realização das tarefas, das operações, onde os funcionários estão, onde as coisas do dia a dia funcionam; Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente; É voltado para eficiência.
Quais são os princípios específicos do planejamento? São 5. 1- Inerência 2- Universalidade 3- Unidade 4- Previsão 5- Universalidade
O que significa o princípio da Inerência? O planejamento é uma função indispensável à organização, sendo parte integrante de todos os setores de uma organização.
O que significa o Princípio da Universalidade? Busca antecipar as variáveis e consequências que influenciarão a organização sob todos os pontos de vista e levando em consideração diferentes opiniões.
O que significa o Princípio da Unidade? Deve ser integrado em um conjunto coerente com base em critérios que contemplem mais de uma área ao mesmo tempo.
O que significa o Princípio da Previsão? Deve estabelecer prazos e cronogramas para execução de tarefas.
O que significa o Princípio da Flexibilidade? Deve ser adaptável às diferentes situações.
As 4 funções do Processo da Administração se dão nos diferentes níveis operacionais, que são? Nível estratégico, nível tático e nível operacional.
Explique o nível Estratégico. Tem uma visão de longo prazo; Uma compreensão da organização como um todo em relação ao ambiente externo onde ela está inserida; É definido pela cúpula organizacional; É voltado para a eficácia e efetividade; É voltado para as relações com os clientes.
Explique o nível tático. Também chamado de administrativo; É voltado para o médio prazo; Tem uma visão de cada departamento dentro da organização de uma maneira específica; É conduzido pelo nível intermediário; É voltado para integração de atividades de cada área.
Explique o nível operacional. Tem uma visão do dia a dia; É voltado para o curto prazo; Visão da realização das tarefas, das operações, onde os funcionários estão, onde as coisas do dia a dia funcionam; Envolve cada tarefa ou atividade isoladamente; É voltado para eficiência.
Show full summary Hide full summary

Similar

Lei 9.784/99
stefanypaiva4
Processo Administrativo - 9784/99
Dani Maroubo
Lei 8.112/90 - Do Processo Administrativo Disciplinar - TITULO V
helison oliveira
CONTROLE(Administração Geral)
Francisco Evaldo
Processo Administrativo Disciplinar
Roberto Rodrigues Costa
Processo Administrativo Tributário
Pedro Santos
Lei 9784/99
Neimar Soares
Lei n. 9784/99
E. R.
Prazos do Processo Administrativo na 9784
Raphael Nascimento
Processo Administrativo Lei Nº 9.784/99
Rodrigo Nogueira
Coponentes da Qualidade do serviço
luana Santosa