Conhecimentos específicos - Saneago

Description

Saneago Flashcards on Conhecimentos específicos - Saneago, created by Aline Lima on 11/07/2017.
Aline Lima
Flashcards by Aline Lima, updated more than 1 year ago More Less
Aline Lima
Created by Aline Lima almost 7 years ago
Aline Lima
Copied by Aline Lima almost 7 years ago
4
0

Resource summary

Question Answer
Conhecimentos específicos - Saneago Água: é o principal agente geológico causador de erosão ou desgaste de rochas e transporte de materiais. água pesada: não é utilizada para beber ou preparar alimentos, são usadas apenas em laboratórios, e usinas geradoras de energia nuclear. água mineral: água natural que se afasta da água potável. CARACTERÍSTICAS: composição, temperatura, radiatividade e tonicidade. água termal; temperatura 50º superior a temperatura ambiente. água hipertermal: superior a 44º a temperatura ambiente: Caldas Novas e Caldas de Piratininga. Poluição na água água é considerada poluída quando não oferece condições básicas para ser utilizadas pelos humanos, mesmo em indústrias. A água é considerada de qualidade quando apresenta menos de MIL COLIFORMES FECAIS e menos de DEZ MICROORGANISMOS PATOGÊNICOS POR LITRO. Usina hidrelétrica: conjunto de obras e equipamentos que visa produzir ENERGIA ELÉTRICA por meio do aproveitamento do potencial hidráulico existente em um rio. obs: tipo de energia mais barato, mas que causa alguns impactos ambientais, como: alagamentos de áreas vizinhas, aumento do nível do mar etc. USINA DE TUCURUÍ: maior usina brasileira!! ITAIPU: Barragem e usina hidrelétrica no rio Paraná, na fronteira do Brasil com o Paraguai. É uma das maiores do mundo.
Águas urbanas Á medida que a cidade se urbaniza, coisas ruins acontecem: * perda da qualidade da água * aumento das vazões máximas * aumento da produção de sedimentos As enchentes podem ocorrer devido a dois processos: - ENCHENTES CAUSADAS PELA URBANIZAÇÃO - ENCHENTES CAUSADAS EM ÁREAS RIBEIRINHAS Mananciais: São fontes disponíveis de água determinados pelas condições locais, com os quais a população pode ser abastecida. CONAMA: Conselho Nacional do Meio Ambiente (órgão consultivo e deliberativo)
ABASTECIMENTO DE ÁGUA água entregue a cidade: pela rede EXTERNA de abastecimento de água água levada aos domicílios pela rede INTERNA de abastecimento. Para evitar desperdício de água em domicílios, é usado um recurso chamado HIDRÔMETRO (é um MEDIDOR que controla o consumo de água ). Tratamento de água destinada ao consumo humano: começa com ensaios (testes) de TURBIDEZ, COR E pH. A etapa seguinte consiste em LIGAR ESSES ENSAIOS às operações de FLOCULAÇÃO, DECANTAÇÃO E FILTRAÇÃO. FLOCULAÇÃO: fenômeno complexo de agregação, essa agregação DIMINUI A COR E A TURBIDEZ DA ÁGUA. O floculante mais empregado é o SULFATO DE ALUMÍNIO, de aplicação restrita à faixa de pH situada entre 5.5 e 8. Quando o pH da água não se encontra nessa faixa, costuma-se adicionar CAL ou ALUMINATO DE SÓDIO, para elevar o pH. ÁGUA DE PROCESSO: é aquela que participa diretamente de reações químicas por um mecanismo de HIDRÓLISE OU DE DISSOLUÇÃO.
Show full summary Hide full summary

Similar

Variáveis de qualidades das Àguas
RAISA RAFAELA REIS DE JESUS
Ilha de lixo no Pacífico
Ianael Schneider
Temas mais cobrados em Química
Marina Faria
*******Ciclos biogeoquímicos
Beatriz nonato
Bioquímica Celular
hbiancaa
Água, fonte da vida.
Rosa Maria Garcia Monaco Paiva
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Isadora Rodrigues
Utilização e gestão da água
carlos.braga
Ciclo biogeoquímico da água
Victor França
11.445/2007 – DIRETRIZES NACIONAIS PARA O SANEAMENTO BÁSICO
Alynne Saraiva