Direito do Consumidor - Revisão

Description

Flashcards on Direito do Consumidor - Revisão, created by Nathalie Amorim on 18/07/2017.
Nathalie Amorim
Flashcards by Nathalie Amorim, updated more than 1 year ago
Nathalie Amorim
Created by Nathalie Amorim almost 7 years ago
27
2

Resource summary

Question Answer
O que defende a Teoria do Diálogo das Fontes? Que havendo mais de uma fonte legislativa que trate do caso concreto complexo, o ideal seria um diálogo entre estas. Aplicação pode ser sistemática (coerência/ simultaneidade ou complementariedade/subsidiariedade) ou coordenada (influências recíprocas e sucessivas).
Discorra sobre o Diálogo Sistemático de Coerência e Sobre o Sistemático de Complementariedade. O diálogo sistemático de coerência fala sobre uma aplicação coerente e simultânea de duas ou mais fontes, a fim de abarcar com mais propriedade questões complexas. O diálogo sistemático de complementariedade, por sua vez, fala a utilização preponderante de uma lei e aplicação de outra subsidiariamente, naquilo que lhe faltar.
Discorra sobre o Diálogo de Coordenação ou Adaptação Sistemática. Na teoria do diálogo das fontes, o de coordenação traz a possibilidade de haver influências recíprocas e sucessivas entre as fontes legislativas em questão. Dessa forma, pode haver influência do CDC sobre o CC e do CC sobre o CDC.
Quais as teorias do destinatário fático? Teoria Maximalista, Teoria Finalista e Teoria Finalista Mitigada/ Aprofundada.
Qual a teoria adotada no Brasil? Em regra, adota-se a teoria finalista. Mas para casos de equiparação e de PJ, o STJ adotou a Teoria Finalista Mitigada para os casos de consumidores equiparados e de pessoas que adquiram bens/ serviços para produção e fabricação.
O que diz a Teoria Finalista do Destinatário Fático? O consumidor é o destinatário fático do produto. Interpretação restritiva. Destinatário final é o não profissional.
O que são direitos difusos? São direitos de caráter transindividual, Indivisíveis e Titularizados por Pessoas Indeterminadas, ligadas pela mesma circunstância de Fato.
O que são direitos coletivos? São direitos de caráter transindividual, indivisíveis e Titularizados por Categorias u Classes de Pessoas ligadas pela mesma relação jurídica base (entre si ou com a parte contrária).
O que são direitos Individuais Homogêneos? São direitos transindividuais, divisíveis, titularizados por pessoas determinadas ou determináveis em decorrência circunstâncias de origem comum.
Qual o prazo prescricional da Ação Civil Pública? Imprescritível para o Dano ao Erário e para Reparação Ambiental. E de 5 anos para os casos normais, para as ações contra a Fazenda Pública e para a Execução da Ação Civil Pública.
Quem são os legitimados concorrentes para a Defesa do Consumidor? Ministério Público, Entes Públicos (União, Estados, DF e Municípios), Entidades e Órgãos da Adm Pública (direta ou indireta) ainda que sem personalidade jurídica, especificamente destinados à defesa dos interesses e direitos protegidos pelo CDC. Associações legalmente constituídas e em exercício há pelo menos 01 ano e que incluam entre seus fins institucionais a defesa dos interesses e direitos do CDC, dispensada a autorização assemblear.
Discorra sobre a Coisa Julgada nas Ações Coletivas. Direitos Difusos -> força erga omnes é a regra -> exceção: pedido julgado improcedente por insuficiência de provas. Direitos Coletivos -> Ultra partes (limitado a um grupo ou classe/categoria), salvo se o pedido for julgado improcedente por insuficiência de provas. Direitos Individuais Homogêneos -> efeito erga omnes, apenas no caso de procedência do pedido.
Quais as características das sentenças que decretam a nulidade? Desconstitutiva, Ex tunc -> à data da celebração do contrato.
A nulidade de uma cláusula anula todo o contrato? Não. O juiz além de afastar uma cláusula, pode também alterar o conteúdo negocial para manter o equilíbrio do contrato.
O MP pode efetuar controle administrativo preventivo e abstrato das cláusulas contratuais gerais? Não. Não mais, isto é, não pode mais fazer o controle administrativo abstrato de cláusula com potencial conteúdo abusivo.
Show full summary Hide full summary

Similar

SmartStudy - Eu, bancário - FlashCards Técnicas de Vendas
Jáder da Mota Mendonça
1.INTRODUÇÃO AO D. DO CONSUMIDOR
francosertorio
DIREITO DO CONSUMIDOR
tanisethomasi
Exercício de compreensão do texto lido:
Cejarj Cecierj
Marketing
Thomas Vergara
3. DIREITOS BÁSICOS DO CONSUMIDOR/ RESPONSABILIDADE NAS REL. DE CONSUMO
francosertorio
CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
Jack Vieira
ATORES SOCIAIS E SISTEMA SUSTENTABILIDADE
Geruzia Starosck
Princípios Gerais do Direito do Consumidor
Dâmaris Ferreira
Comportamento do Consumidor
Isadora Souza