Tecido Cartilaginoso

Description

Histologia Flashcards on Tecido Cartilaginoso, created by Giulia Escuciato on 16/08/2017.
Giulia Escuciato
Flashcards by Giulia Escuciato, updated more than 1 year ago
Giulia Escuciato
Created by Giulia Escuciato over 6 years ago
111
4

Resource summary

Question Answer
O que é o Tecido Cartilaginoso? O Tecido Cartilaginoso é uma especialização do Tecido Conjuntivo de consistência rígida.
Funções Suporte de tecidos moles, reveste superfícies articulares (absorvendo o choque e facilitando o deslizamento dos ossos nas articulações). A cartilagem é essencial para a formação e o crescimento dos ossos longos.
Composição Condrócitos e Matriz. *As cavidades da Matriz ocupadas pelos condrócitos são denominadas Lacunas.
Condrócitos Os condrócitos são células secretoras de colágeno, principalmente do tipo II, proteoglicanos e glicoproteínas, como a condronectina. O funcionamento dos condrócitos depende de um balanço hormonal adequado.
Matriz - Constituição As funções deste tecido dependem principalmente da estrutura da matiz, que é constituída por colágeno (ou colágeno + elastina) em associação com proteoglicanos (proteínas + glicosaminoglicanos), e outras glicoproteínas.
Histogênese No embrião os esboços de cartilagem surgem no mesênquima, primeiramente ocorre o arredondamento das células mesenquimatosas que se multiplicam rapidamente formando aglomerados. As células formadas tem citoplasma muito basófilo e recebem o nome de condroblastos. A síntese da matriz afasta os condroblastos uns dos outros. Essas diferenciações ocorrem do centro para a periferia, portanto as células mais centrais já apresentam características de condrócitos e as mais periféricas ainda de condroblastos típicos. O mesênquima superficial vai formar o pericôndrio.
Crescimento das Cartilagens Existem dois tipo de crescimento, o intersticial e o aposicional.
Crescimento Intersticial Ocorre por divisão mitótica dos condrócitos preexistentes, quase só ocorre nas primeiras fases da vida da cartilagem ("menos importante"), conforme a matriz passa a ser mais rígida este crescimento se torna inviável e a cartilagem só passa a crescer por aposição.
Crescimento Aposicional Ocorre a partir das células do pericôndrio. Células da parte profunda do pericôndrio multiplicam-se e se diferenciam em condrócitos, que são adicionados à cartilagem.
Rigidez da Cartilagem Como o colágeno e a elastina são elásticos, sua consistência é rígida devido às ligações entre os glicosaminoglicanos sulfatados e o colágeno e também pela grande quantidade de moléculas de água presas a esses glicosaminoglicanos, conferindo turgidez a matriz.
Pericôndrio Bainha conjuntiva muito rica em colágeno I na parte superficial mas que a medida de que se aproxima da cartilagem vai ficando mais rica em células. Envolve a cartilagem e possui vasos sanguíneos, linfáticos e nervos. Podem se multiplicar por mitose e originar condrócitos, caracterizando-se então funcionalmente como condroblastos.
Nutrição O Tecido Cartilaginoso não possui vasos sanguíneos, linfáticos e nervos, portanto é nutrido pelos capilares do conjuntivo envolvente (pericôndrio). As cartilagens das articulações móveis não possuem pericôndrio, sendo nutridas pelo líquido sinovial.
Tipos de Cartilagem Cartilagem Hialina, Cartilagem Elástica e Cartilagem Fibrosa.
Cartilagem Hialina A mais comum no corpo humano, forma o primeiro esqueleto do embrião e é responsável pelo crescimento dos ossos longos em extensão (é encontrada na parede das fossas nasais, traqueias, brônquios, ...).
Matriz da Cartilagem Hialina Sua matriz é formada por fibrilas de colágeno tipo II associadas a ácidos hialurônicos, proteoglicanos muito hidratados (as moléculas de água absorvem os choques mecânicos) e glicoproteínas (a mais importante é a condronectina), toda essa associação confere rigidez à cartilagem. A matriz é basofílica devido aos glicosaminoglicanos sulfatados, porem em torno dos condrócitos existem existem zonas estreitas ricas em proteoglicanos e pobres em colágeno, sendo zonas basofílicas chamadas de "cápsulas".
Pericôndrio da Cartilagem Hialina Todas as cartilagens hialinas, exceto as cartilagens articulares, são envolvidas por pericôndrio.
Condrócitos da Cartilagem Hialina Na periferia da cartilagem eles apresentam forma alongada, como o eixo maior paralelo à superfície. Mais profundamente são arredondados e aparecem em grupos de até 8 células (grupos isógenos, porque suas células são originadas de um único condroblasto). Os nutrientes trazidos pelo sangue atravessam o pericôndrio, penetram na matriz da cartilagem e vão até os condrócitos mais profundos.
Cartilagem Elástica A Cartilagem Elástica é bem semelhante à Hialina, porém inclui além das fibrilas de colágeno (principalmente do tipo II) uma abundante rede de fibras elásticas. Possui pericôndrio e cresce principalmente por aposição assim como a Hialina, porém é menos sujeita a processos degenerativos. É encontrada no pavilhão auditivo, tuba auditiva, epliglote, entre outros.
Cartilagem Fibrosa ou Fibrocartilagem A fibrocartilagem está sempre associada ao tecido conjuntivo denso, os condrócitos normalmente formam fileiras alongadas e a matriz é acidófila (contém grandes quantidades de fibras colágenas), a substância fundamental (ácido hialurônico, proteoglicanos e glicoproteínas) é escassa e se apresenta próxima as lacunas que contém os condrócitos (formando cápsulas basófilas) e não existe pericôndrio. É encontrada nos discos intervertebrais, nos pontos que alguns tendões e ligamentos se inserem nos ossos e na sínfise pubiana.
Discos Intervertebrais Os discos intervertebrais são formados por um anel fibroso (possuem na periferia tecido conjuntivo denso mas sua maior extensão é constituída por fibrocartilagem) e o núcleo pulposo (tecido formado por células arredondadas, dispersa num líquido viscoso rico em ácido hialurônico e com pequena quantidade de colágeno II). Com o avanço da idade o núcleo pulposo é substituído por fibrocartilagem. Esses discos funcionam previnem o desgaste dos ossos das vértebras durante o movimento da coluna espinhal, o núcleo pulposo é muito hidratado e absorve as pressões como uma almofada, protegendo as vértebras contra impactos.
Show full summary Hide full summary

Similar

Tecido Epitelial
bedamorim
Histologia Vegetal
Camila Souto
Tecido Conjuntivo
bedamorim
Tecido Cartilaginoso
Rebecca Chucre
Tecidos Do Corpo Humano
Jéssica Frocel
Sistema reprodutor feminino
Rebecca Chucre
Embriologia
Juliane Cruz
Hematologia
Jéssica Aline Alves
Histologia vegetal
Ana Caroline Nicodemo
Tecido Epitelial
Mickael Veras
Tecido Nervoso
Thiago Vale