Sistema Circulatório

Description

Anatomia do Coração
Tawana Loiola
Flowchart by Tawana Loiola, updated more than 1 year ago
Tawana Loiola
Created by Tawana Loiola over 6 years ago
8
0

Resource summary

Flowchart nodes

  • Sistema Circulatório O Sistema circulatório ou cardiovascular, formado pelo coração e vasos sanguíneos, é responsável pelo transporte de nutrientes e oxigênio para as diversas partes do corpo.
  • Pequena Circulação            
  • A Pequena Circulação ou Circulação Pulmonar é o caminho que o sangue percorre do coração aos pulmões, e dos pulmões ao coração. Assim, o sangue venoso é bombeado do ventrículo direito para a artéria pulmonar, que se ramifica de maneira que uma segue para o pulmão direito e outra para o pulmão esquerdo. Já nos pulmões, o sangue presente nos capilares dos alvéolos libera o gás carbônico e absorve o gás oxigênio. Por fim, o sangue arterial (oxigenado) é levado dos pulmões ao coração, através das veias pulmonares, que se conectam no átrio esquerdo.
  • Grande Circulação A Grande Circulação ou Circulação Sistêmica é o caminho do sangue, que sai do coração até as demais células do corpo e vice-versa. No coração, o sangue arterial vindo dos pulmões, é bombeado do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo. Do ventrículo passa para a artéria aorta, que é responsável por transportar esse sangue para os diversos tecidos do corpo. Assim, quando esse sangue oxigenado chega aos tecidos, os vasos capilares refazem as trocas dos gases: absorvem o gás oxigênio e liberam o gás carbônico, tornando o sangue venoso. Por fim,o sangue venoso faz o caminho de volta ao coração e chega ao átrio direito pelasveias cavas superiores e inferiores, completando o sistema circulatório.
  • Componentes do Sistema Circulatório *Sangue *Coração-Pericárdio-Endocárdio-Miocárdio-Átrios ou aurículas-Ventrículos-Válvula Tricúspide-Válvula Mitral *Vasos Sanguíneos -Artérias-Veias-Capilares    
Show full summary Hide full summary

Similar

Orgão Coração Humano
Alessandra S.
sistema circulatório
Ketlyn vieira
Sistema Circulatório
Yasmin Silva
sistema cardiovascular
marcia assunção
Sistema Cardiovascular
Rafaela Rodrigues
Sistema circulatório (geralzão)
Luciana Prates
Anatomia Geral do Sistema Circulatório
Thiago André
Fisiologia comparada
Juliana Lucena
sistema circulatório
Ketlyn vieira
MORFOFISIOLOGIA- HISTOLOGIA- SISTEMA CIRCULATÓRIO- VASOS
Carol TCosta
Neurofisiologia
Cássia Gomes