Anatomia Geral do Sistema Circulatório

Description

Sistema Cardiovascular (Anatomia) Flashcards on Anatomia Geral do Sistema Circulatório, created by Thiago André on 21/08/2019.
Thiago André
Flashcards by Thiago André, updated more than 1 year ago
Thiago André
Created by Thiago André over 4 years ago
70
1

Resource summary

Question Answer
Caracterize morfologicamente o Sistema Circulatório. Quais suas funções? 1) É um conjunto de tubos interligados que formam um sistema hidrodinâmico. 2) Responsável pelo transporte de nutrientes advindos da dieta, gases, metabólitos, hormônios e células de defesa.
Quais os componentes do Sistema Circulatório? 1) Sistema Sanguíneo. 2) Sistema Linfático. 3) Sistema Hematopoiético.
Quais os componentes funcionais do Sistema Sanguíneo? 1) Sangue. 2) Coração. 3) Artérias. 4) Veias. 5) Capilares. *Músculos do MI e do abdome contribuem no bombeamento que atua nas veias.
O que é volemia? Quanto de sangue há no corpo? Quando ocorre choque anafilático? 1) É o volume sanguíneo presente no corpo. 2) Cerca de 10 a 12% do peso, em L. 3) Quando há uma queda na volemia maior que 10%. Por isso indivíduos com menos de 50 kg não podem doar sangue, visto que o valor da doação é cerca de 460 mL (próximo ao limite).
Em caso de trauma, quais lesões costumam gerar o óbito em minutos? 1) No SNC. 2) No coração. 3) Nos grandes vasos.
Quais as características gerais das artérias? 1) Vasos eferentes (saem do coração). 2) Elásticas. 3) Cor amarelada ou cinzenta-azulada.
Em relação ao diâmetro, como podem ser classificadas as artérias e, de forma semelhante, as veias? 1) De grande calibre. 2) De médio calibre. 3) De pequeno calibre. 4) Arteríolas/Vênulas.
Quais as camadas constitutivas dos vasos sanguíneos? Qual a diferença das veias para as artérias, em relação a isso? Em que isso implica? 1) Túnicas interna/íntima (endotélio), média (m. liso e TC elástico) e externa/adventícia (TCPD frouxo). 2) Nas veias, existe uma quantidade menor de constituintes da túnica média. 3) As veias se distendem 5x mais que as artérias.
Por que deve-se evitar a lesão da túnica íntima? Pois, com isso, há a liberação de sinalizadores para a formação de coágulos sanguíneos (trombo -> êmbolo).
Quais os tipos de ramos arteriais? O que significam? 1) Terminais: divisão a partir de um ponto, com os ramos possuindo nomes próprios e calibres consideráveis. 2) Colaterais: irrigação de áreas próximas, com vasos de calibre pequeno. 3) Recorrentes: há uma "volta" da artéria para se desviar de outra circulação ou aumentar a taxa de ramos colaterais.
Qual o nome do sistema de vasos que entra na túnica externa/adventícia dos vasos sanguíneos e nutre as células que compõem estes últimos? Sistema vasa vasorum ("vasos dos vasos").
Qual a diferença entre ramos e tributárias? 1) Ramos: eferentes (divergem). 2) Tributárias: aferentes (convergem).
Quais as características gerais das veias? 1) Vasos aferentes (entram no coração). 2) Possuem uma menor pressão e um menor fluxo (necessidade de ser comum ter mais veias do que artérias). 2) Têm válvulas venosas (impedem o retorno venoso, principalmente, em regiões de fluxo contrário à gravidade). 4) Cor azul-escura.
Qual a causa das varizes? Qual a possível consequência grave? 1) Ineficiência das válvulas venosas, que geram um retorno venoso, inutilizando a bomba musculovenosa. 2) Com a presença crônica dessa condição, o sangue "parado" pode estimular a formação de coágulos, entupindo as veias. Em casos graves, esse coágulo pode causar embolia e morte.
Como artérias e veias podem estar localizadas, em relação à profundidade? 1) Superficialmente (subcutâneas). 2) Profundamente (subfasciais).
Qual a divisão das veias subfasciais? O que representam? 1) Solitárias: vias paralelas. 2) Satélites: afluentes venosos. 3) Plexos: organização complexa. 4) Tecido cavernoso: espaços venosos separados por trabéculas de TC e m. liso.
Qual o procedimento, em relação a parte circulatória, para pacientes com doença renal crônica? Deve-se criar uma fístula arteriovenosa, com 1 ou 2 meses de antecedência (para o corpo se adaptar) a fim de atribuir características arteriais à veia (aumento da pressão e do fluxo sanguíneo), com o intuito de diminuir o tempo de diálise.
Quais as características gerais dos capilares sanguíneos? O que é um sinusoide? 1) São vasos que possuem apenas endotélio, que têm o objetivo de proporcionar a difusão das subtâncias para o sangue/tecido. 2) É um capilar com maior calibre. 3) São os reguladores mais importantes da pressão arterial.
Por que a pressão arterial não cai, mesmo com os capilares sanguíneos tendo uma área global de 600-800x maior que a dos grandes vasos? Devido à vasoconstrição das arteríolas, que aumenta a pressão nos capilares.
Quais os tipos de circulação existentes no corpo? Pois, devido à propriedade distensível das veias, o fluxo pode ser desviado para veias paralelas sem prejuízos mai1) Sistêmica (Início: VE e Fim: AD). 2) Pulmonar (Início: VD e Fim: AE). 3) Porta (comunicação de 2 leitos capilares por meio de uma veia - confluência e divergência). 4) Colateral (anastomoses vasculares - mais comum em veias). 5) Fetoplacentária (vasos umbilicais -> fígado -> sistemas corporais). 6) Útero-placentária (transporte de nutrientes).ores.
Por que é possível uma circulação normal mesmo com um rompimento de uma veia, em plexos e anastomoses? Pois, devido à propriedade distensível das veias, o fluxo pode ser desviado para veias paralelas sem prejuízos maiores.
Quais os componentes do Sistema Linfático? Quais suas funções? 1) Vasos linfáticos, linfa e linfonodos e tonsilas. 2) Drenagem do excesso de líquidos, transporte de lipídeos presentes na dieta e respostas imunes.
Quais os tipos de vasos linfáticos? 1) De grande calibre. 2) De médio calibre. 3) De pequeno calibre. 4) Capilares linfáticos.
Os vasos linfáticos estão presentes em todas as regiões do corpo? Não, estão ausentes no SNC, na medula óssea e nos músculos estriados esqueléticos.
Quais as características dos capilares linfáticos? 1) Formato em fundo cego. 2) Excetuando-se os mais calibrosos, não possuem válvulas. 3) Rica rede de anastomose. 4) Bombeamento por entrada contínua de líquido intersticial (aumenta a pressão), contração muscular, movimento de extremidades e reflexo de pressão arterial.
Quais as características dos linfonodos? 1) Tecido linfático bem organizado. 2) Barreira contra patógenos, toxinas ou corpos estranhos (células neoplásicas, p.e.).
No câncer de mama, por que uma metástase linfática tem um prognóstico melhor que uma metástase hematogênica? Pois os vasos linfáticos da mama confluem para os linfonodos axilares e isso facilita a retirada da metástase, em relação a uma hemtogênica.
Quais os principais órgãos hematopoiéticos? 1) Medula óssea. 2) Baço. 3) Timo.
Referências 1) Aula e slides do Prof. João Erivan Façanha Barreto.
Show full summary Hide full summary

Similar

Sistema Cardiovascular: Artérias, Veias e Capilares
Natália Abitbol
Anatomia: sistema esquelético I
Natália Abitbol
Anatomia Artérias
Filipe Brito
ANATOMIA
flavio.paulo
Anatomia membro inferior - Ossos, acidentes e movimentos
vitorstoco
51-100 - Anatomia 2015
fergvz
Anatomia e Fisiologia do Aparelho Urinário Humano
Ana Inês Kruecck Quintas
ANATOMOFISIOLOGIA - SISTEMA NERVOSO CENTRAL
Keyla Lima
Anatomia e Fisiologia do Sistema Reprodutor Feminino
Ana Inês Kruecck Quintas
Orgão Coração Humano
Alessandra S.
Sistema Reprodutor Masculino
Ana Inês Kruecck Quintas