Diagnótico de Brucelose

Description

Concursos Públicos MED. VET Mind Map on Diagnótico de Brucelose, created by César Pereira on 14/09/2017.
César Pereira
Mind Map by César Pereira, updated more than 1 year ago
César Pereira
Created by César Pereira over 6 years ago
21
1

Resource summary

Diagnótico de Brucelose
  1. AAT (ROTINA)

    Annotations:

    • Art. 25 - O teste do Antígeno Acidificado Tamponado (AAT) será utilizado como teste de rotina, de acordo com as seguintes condições e critérios: I - a amostra ser colhida por médico veterinário habilitado ou oficial; II - ser realizado por médico veterinário habilitado, médico veterinário oficial ou por laboratório da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária; III - a presença de qualquer aglutinação classifica o animal como reagente ao teste; IV - animais não reagentes são considerados negativos; e V - animais reagentes deverão, em até trinta dias, ser submetidos a teste confirmatório ou, a critério do médico veterinário responsável pela coleta e do proprietário dos animais, serem destinados ao abate sanitário ou à eutanásia.
    1. -
      1. +

        Annotations:

        • III - a presença de qualquer aglutinação classifica o animal como reagente ao teste; FAZER 2ME ou abater/sacrifcar em até 30 dias; comunicar SVO - em   24h
        1. 2-ME (Confirmatório AAT)

          Annotations:

          • Art. 26 - O teste do 2-Mercaptoetanol (2-ME) será utilizado como teste confirmatório, em animais reagentes ao teste do AAT, de acordo com as seguintes condições e critérios: I - a amostra ser colhida e encaminhada ao laboratório por médico veterinário habilitado ou oficial; II - ser realizado por laboratório da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária; III - a interpretação do teste obedecerá às Tabelas 1 e 2: TABELA 1 - INTERPRETAÇÃO DO TESTE DO 2-ME PARA FÊMEAS COM IDADE IGUAL OU SUPERIOR A VINTE E QUATRO MESES, VACINADAS COM A B19 ENTRE TRÊS E OITO MESES DE IDADE Teste de soroaglutinação lenta (UI/mL) Teste do 2-ME (UI/mL) Interpretação £ 50 < 25 negativo ³ 100 < 25 inconclusivo ³ 25 ³ 25 positivo UI - Unidade Internacional. TABELA 2 - INTERPRETAÇÃO DO TESTE DO 2-ME PARA MACHOS E PARA FÊMEAS COM IDADE SUPERIOR A OITO MESES, VACINADAS COM A RB51 OU NÃO VACINADAS Teste de soroaglutinação lenta (UI/mL) Teste do 2-ME (UI/mL) Interpretação £ 25 < 25 negativo ³ 50 < 25 inconclusivo ³ 25 ³ 25 positivo UI - Unidade Internacional. IV - animais reagentes inconclusivos poderão ser, a critério do médico veterinário responsável pela coleta e do proprietário dos animais: a) retestados em um intervalo de trinta a sessenta dias, usando o teste do 2-ME, sendo classificados como reagentes positivos se apresentarem, no reteste, resultado positivo ou segundo resultado inconclusivo; ou b) submetidos, em até trinta dias, ao teste de fixação de complemento ou teste de polarização fluorescente; ou c) destinados ao abate sanitário ou à eutanásia.
          1. -
            1. INC
              1. 2 ME
                1. INC = +
                  1. ABATE/EUTANÁSIA
                  2. -
                  3. FC (CONFIRMATÓRIO)

                    Annotations:

                    • Art. 28 - O teste de Fixação de Complemento será utilizado como teste confirmatório, realizado e interpretado de acordo com recomendações da SDA, e deverá seguir as seguintes orientações e critérios: I - a amostra ser colhida e encaminhada ao laboratório por médico veterinário habilitado ou oficial; II - ser realizado por laboratório da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária; III - ser utilizado para o trânsito internacional de animais; e IV - ser utilizado para teste de animais reagentes ao teste do AAT ou que apresentaram resultado inconclusivo ao teste do 2-ME ou inconclusivo no FPA.
                    1. FPA

                      Annotations:

                      • Art. 27 - O Teste de Polarização Fluorescente (FPA) será utilizado como teste único ou como teste confirmatório em animais reagentes ao teste do AAT ou inconclusivos ao teste do 2-ME, de acordo com as seguintes condições e critérios: I - a amostra ser colhida e encaminhada ao laboratório por médico veterinário habilitado ou oficial; II - ser realizado por laboratório da Rede Nacional de Laboratórios Agropecuários do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária; III - a interpretação do teste obedecerá ao disposto abaixo: a) resultado negativo: menos de 10 mP acima da média dos controles negativos; b) resultado inconclusivo: de 10 a 20 mP acima da média dos controles negativos; c) resultado positivo: mais de 20 mP acima da média dos controles negativos; IV - animais inconclusivos poderão ser, a critério do médico veterinário responsável pela coleta e do proprietário dos animais: a) retestados entre trinta e sessenta dias, usando o FPA, sendo classificados como positivos se apresentarem, no reteste, resultado positivo ou segundo resultado inconclusivo; ou b) submetidos, em até trinta dias, ao teste de fixação de complemento; ou c) destinados ao abate sanitário ou à eutanásia.
                    2. +

                      Annotations:

                      • abate/sacrifício
                    3. Abate (Em separado no Frigorífico), vai para o DIF

                      Annotations:

                      • Art. 138. As carcaças e os órgãos de animais com sorologia positiva para brucelose devem ser condenados quando estes estiverem em estado febril no exame ante mortem. (Redação dada pelo Decreto nº 9.069, de 2017) Ver tópico § 1º Os animais reagentes positivos a testes diagnósticos para brucelose devem ser abatidos separadamente e suas carcaças e órgãos devem ser encaminhados obrigatoriamente ao Departamento de Inspeção Final. Ver tópico § 2º Os animais reagentes positivos a teste diagnósticos para brucelose que apresentem lesões localizadas devem ter suas carcaças destinadas ao aproveitamento condicional pelo uso do calor, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas, incluindo o úbere, o trato genital e o sangue. Ver tópico § 2º As carcaças dos suínos, dos caprinos, dos ovinos e dos búfalos, reagentes positivos ou não reagentes a testes diagnósticos para brucelose, que apresentem lesão localizada, devem ser destinadas ao aproveitamento condicional pelo uso do calor, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas. (Redação dada pelo Decreto nº 9.069, de 2017) Ver tópico § 3 º Os animais reagentes positivos a teste diagnósticos para brucelose, na ausência de lesões indicativas, podem ter suas carcaças liberadas para consumo em natureza, devendo ser condenados o úbere, o trato genital e o sangue. § 3º As carcaças dos bovinos e dos equinos, reagentes positivos ou não reagentes a testes diagnósticos para brucelose, que apresentem lesão localizada, podem ser liberadas para consumo em natureza, depois de removidas e condenadas as áreas atingidas. (Redação dada pelo Decreto nº 9.069, de 2017) Ver tópico § 4º Os animais reagentes positivos a testes diagnósticos para brucelose, na ausência de lesões indicativas, podem ter suas carcaças liberadas para consumo em natureza. (Incluído pelo Decreto nº 9.069, de 2017) Ver tópico § 5º Nas hipotéses dos §2º, §3º e §4º, devem ser condenados os órgãos, o úbere, o trato genital e o sangue. (Incluído pelo Decreto nº 9.069, de 2017) 
                      1. Febril no Ante-mortem
                        1. Condena
                        2. Sem sinais clínicos no Ante-mortem
                          1. Lesão localizada (bovino)
                            1. Libera carcaça, condena órgãos, T. genital, sangue e Úbere
                            2. Lesão localizada (bubalino)
                              1. Carcaça - Tratamento pelo calor, condena órgãos, T. genital, sangue e Úbere
                              2. sem lesão (bov e bub)
                                1. Libera idem bov.
                            3. Eutanásia
                              1. FC (CONFIRMATÓRIO)
                                1. FPA
                                  1. -
                                    1. INC
                                      1. FC (CONFIMATÓRIO)
                                        1. FPA
                                          1. INC = +
                                            1. -
                                          2. +
                                      Show full summary Hide full summary

                                      Similar

                                      Application of technology in learning
                                      Jeff Wall
                                      To Kill A Mockingbird GCSE English
                                      naomisargent
                                      GCSE Biology Quiz
                                      Andrea Leyden
                                      Biology -B2
                                      HeidiCrosbie
                                      Key word flashcards
                                      I M Wilson
                                      IGCSE Chemistry Revision
                                      sachakoeppen
                                      Using GoConqr to study Art
                                      Sarah Egan
                                      Flashcards for CPXP exam
                                      Lydia Elliott, Ed.D
                                      Salesforce Admin 201 Test Chunk 4 (91-125)
                                      Brianne Wright
                                      A Christmas Carol (Key Quotes)
                                      Samira Choudhury
                                      Mapa Mental para Resumir y Conectar Ideas
                                      Rosario Sharline Vilcarromero Saenz