TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Description

A oferta da disciplina foi de extrema importância para o meu crescimento profissional. Tive a oportunidade de descobrir ferramentas muito úteis e práticas que certamente facilitarão minhas atividades diárias. Ademais, a realização das tarefas disponibilizadas me despertou o interesse em pesquisar ainda mais sobre os diferentes assuntos discutidos.
mlbmelo
Mind Map by mlbmelo, updated more than 1 year ago
mlbmelo
Created by mlbmelo over 9 years ago
40
1

Resource summary

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO

Annotations:

  • Propõe aos alunos se tornarem aptos a serem fluentes no uso das TIC's. Dar condição de assumir uma postura participativa e ágil nos ambientes de colaboração como agentes de inovação em rede, criando condições para que prestem serviços em função de demandas pessoais e profissionais, a partir do planejamento.   
  1. RECONHECIMENTO DO ESPAÇO DO CURSO

    Annotations:

    • AULA 1 - Uma visão geral do curso, informações de como se dará o reconhecimento do ambiente virtual - o Moodle, além das pessoas envolvidas: professor, tutor e colegas. Será o momento de contato com os diversos temas de estudo da fase, tópicos conceituais que serão a base para uma visão crítica do uso das tecnologias da informação e da comunicação no nosso meio.   
    1. TAREFAS
      1. Apresentação inicial

        Annotations:

        • 1A - Fiz uma breve apresentação pessoal esclarecendo sobre a necessidade de aprimorar meus  conhecimentos adquiridos até o momento da minha vida profissional. Minha expectativa é conseguir isso através desta disciplina, sabendo que sou parte integrante para o sucesso deste processo. Atualmente consigo trabalhar de forma satisfatória, mas nunca é demais adquirir conhecimento, afinal, ele não ocupa espaço e sim melhores posições. Espero com isso poder melhor assessorar aqueles que de alguma forma, necessitam do meu trabalho. Ademais, contribuirei com a qualidade do serviço prestado além de me qualificar.  Minhas experiências no uso das TIC’s. O conhecimento que possuo nesta área tem sido satisfatório no meu dia-a-dia. No entanto, vejo que as demandas, de trabalho e pessoais, nos tem exigido mais conhecimento na área da tecnologia. O interessante é que quando nos sentimos familiarizados com uma ferramenta, aquilo que é complexo realizar se torna mais prático e com a mesma qualidade. Descobrimos que a equação tempo X qualidade é verdadeira e com isso nos sentimos “super-heróis”.   
        1. Começando a agir no espaço central do curso

          Annotations:

          • 1B - Realizamos a leitura de vários textos sobre uso de imagens e ferramentas diversas de pesquisar estas imagens. Após, realizamos uma Tarefa Essencial na qual deveria registrar, através do blog pessoal do moodle, nossa identificação Geográfica preferida: Infelizmente a explicação sobre “Como usar blog no Moodle” não estava disponível e não pude ter a explicação. Mesmo assim tentei realizar a tarefa do jeito que pude. Inserí fotos de por do sol, do meu arquivo pessoal. Registrei que é nessa hora do dia que eu me sinto bem! Adoro o entardecer! Adoro admirar o céu e suas cores! Ele me remete as boas lembranças, além de me trazer uma paz intensa. É nessa hora que adoro admirar os contornos das árvores, apreciar os sons dos pássaros e a quietude do dia se aproximando com a chegada do anoitecer. https://virtual.ufmg.br/20142/blog/index.php?userid=64124 )   
          1. Definição do Tema de Estudo

            Annotations:

            • 1C - Realizamos leitura de textos para definir o tema de estudo. Minha escolha foi Comunidades Virtuais - Desafiando uma definição. Uma comunidade virtual proporciona a conexão dos seus membros. Os indivíduos estão procurando festejar aquilo que é comum entre eles, com uma discussão dinâmica e sempre envolvente. Esta relação virtual propicia a globalização de interesses, desejos, ações, informações e de organizações diversas. Utilizo o facebook para interagir com pessoas do meu interesse. Com base na leitura dos textos vejo nesse aplicativo uma rede social. Ela propõe, sim, alguns pontos consideráveis em uma comunidade, porém não satisfatórios que a faz efetivamente uma comunidade virtual. Visualizo como fatores essenciais para a criação de uma comunidade: o compartilhamento de interesses e experiências comuns; participação aberta; a sua existência é sem limites de tempo; a sua criação parte da participação dos membros; sua organização é cultivada e as tecnologias são livres.   
            1. Seja um Agente de Inovação em Rede

              Annotations:

              • 1D - Vimos textos explicativos sobre o “Perfil de um Agente de Inovação em Rede” e “Conhecendo um pouco mais sobre Você”. Foi aplicado um questionário sobre Levantamento de Experiências para conhecer o perfil em dos alunos em termos de informática, como tarefa desejável.   
    2. SERVIÇO DE PROCESSAMENTO DE MÍDIAS/ CONTATO COM A INFORMAÇÃO

      Annotations:

      • AULA 2 - Nesta aula foi aplicado um exercício no qual o aluno assumiria o papel de prestador de serviços na rede. Para a execução tinha que selecionar ferramentas de processamento de mídias de imagem disponibilizadas na Internet.   
      1. TAREFAS
        1. Respondendo à Demanda de um Serviço de Processamento de Mídias

          Annotations:

          • 2A - Não compreendi muito bem a atividade, mas tentei realizá-la mesmo sabendo que não estava totalmente correta. Pesquisei algumas ferramentas de processamento de mídias, porém não consegui compreender que deveria utilizar um programa, pronto, para executar a tarefa. Fui entender isso, somente após conversar com algumas colegas. Após a sua finalização postei no meu blog no Moodle https://virtual.ufmg.br/20142/blog/index.php?userid=64124 Sites utilizados:  Fig 01 - textura, barroca, em azul http://www.fotosearch.com.br/CSP340/k3405377/  - Fotosearch – reuni milhares de fotógrafos, ilustradores e videomakers para fornecer "Fotografia do Mundo em um Web Site.   Fig 02 - Oléo em tela, história biblica, Madri http://commons.wikimedia.org/wiki/File:Anthonis_van_Dyck_004.jpg – Wikimedia - um banco de dados livremente utilizável de arquivos de mídia para que qualquer pessoa possa contribuir. Fig 03 - montagem de imagens barrocas http://sorayaqueiroz.blogspot.com.br/2012/06/blog-post.html – Soraya Queiroz – diário online   
          1. Explorando Informação para o Tema de Estudo

            Annotations:

            • 2B - Objetivo da tarefa foi a seleção de fontes de informação e sua organização através de bookmarking social; realização de sínteses visando a apropriação e entendimento de seus conteúdos. Criei meu bookmarking utilizando  a ferramenta pearltrees com o tema Comunidades Virtuais. Endereço do meu Bookmarking: http://www.pearltrees.com/mlbmelo
      2. CONSTRUINDO MAPAS MENTAIS / INTERAGINDO COM INFORMAÇÃO

        Annotations:

        • AULA 3 - Reconhecer o que seja um mapa mental ou conceitual se apropriando de uma ferramenta digital para a sua criação.
        1. TAREFAS
          1. Criando meu Mapa Mental

            Annotations:

            • 3A - Esta tarefa foi repassada para que os alunos criarem um mapa mental sobre um local preferido. Para a execução desta tarefa li textos explicativos sobre o assunto. Escolhi a ferramenta ExamTime - http://www.exametime.com.br  O objetivo da ferramenta é criar a representação visual de um conjunto de conceitos inter relacionados. Tive algumas dúvidas, como por exemplo, cancelar um determinado item que havia incluído e depois não queria mais. Tentei mostrar um pouquinho da cidade que moro, Lagoa Santa/MG. Como dizia Peter Lund: "aqui sim é um bom lugar prá se viver" https://www.examtime.com/pt-BR/p/1603194   
            1. Integração de Informação dos Temas de Estudo

              Annotations:

              • 3B - Divulguei no meu blog pessoal do Moodle o meu mapa mental https://www.examtime.com/pt-BR/p/1603194
        2. ATIVIDADES DE APRENDIZADO

          Annotations:

          • AULA 4 - Nesta aula deve-se utilizar ferramentas necessárias para o planejamento e acompanhamento da prestação de um serviço.
          1. TAREFAS
            1. Planejando um serviço já prestado

              Annotations:

              • 4A -  Utilização de ferramentas para acompanhamento das tarefas de desenvolvimento e capacitação para o serviço. TAREFA DESEJÁVEL.   
              1. Publicando o seu ePortfofio

                Annotations:

                • 4B - Síntese do aprendizado das aulas sob a forma  de um mapa mental. Após houve a publicação no blog pessoal.
          2. RESULTADO FINAL DA DISICPLINA
            Show full summary Hide full summary

            Similar

            Memória Computacional
            Filipe Gabriel
            ITIL V3 - Processos
            Rodrigo Ferreira
            Servidores de Web e de Aplicação
            Raphael Luiz Fonseca
            Tecnologias de Informação e Comunicação
            luccianafprado
            Planejamento de TI
            Willian da Silva2402
            Segurança da Informação
            Gilvan Silva
            ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO
            Johannes Lustosa
            ATIVIDADE DE ENSINO RELIGIOSO
            Dudu Games
            Computador
            Filipe Gabriel
            Aula 01 - Contextualização da TI alinhada ao negócio:
            robertojuniorbsb