1a Guerra Mundial

Description

Mind Map on 1a Guerra Mundial, created by Edilene Roma on 26/07/2019.
Edilene Roma
Mind Map by Edilene Roma, updated more than 1 year ago
Edilene Roma
Created by Edilene Roma over 4 years ago
97
0

Resource summary

1a Guerra Mundial
  1. ANTECEDENTES
    1. No século XIX, as grandes potências europeias tinham percorrido um longo caminho para manter o equilíbrio do seu poder , resultando na existência de alianças políticas e militares em todo o continente por volta de 1900. Estas começaram em 1815, com a Santa Aliança entre Reino da Prússia, Império Russo e Império Austríaco.
      1. A Revolução Industrial influenciou muitos empresários a buscarem mais mercados consumidores para os seus produtos e também mão de obra barata para economizar durante a produção. Essas duas necessidades inauguraram a política imperialista, Essa disputa econômica foi gradativamente aumentando a rivalidade entre vários países, que começaram a se preocupar com a possibilidade de ocorrência de um confronto militar.
        1. Países como Inglaterra, França, Alemanha e Itália iniciaram uma corrida armamentista, realizando fortes investimentos em tecnologia bélica sem que existisse necessariamente uma guerra. Este período ficou conhecido pelos historiadores como “Paz Armada”.
          1. O receio de um conflito por questões econômicas fez com que as potências europeias se dividissem em blocos. De um lado, originou-se a Tríplice Aliança, formada por Alemanha, Império Austro-húngaro e Itália. Do outro lado, formou-se a Tríplice Entente, integrada por Rússia, França e Inglaterra.
            1. Essas alianças aumentaram ainda mais a rivalidade política entre os países e acirraram ainda mais o cenário de tensão que antecedeu a eclosão da Primeira Guerra Mundial (1914 – 1918).
              1. O fato que deu início à Primeira Guerra foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, em 28 de junho de 1914, na capital da Bósnia, Sarajevo. Francisco Ferdinando era herdeiro do trono do Império Austro-húngaro e foi assassinado pelo militante da organização secreta sérvia Mão Negra, Gavrilo Princip.
              2. CONSEQUÊNCIAS
                1. Durante a Primeira Guerra Mundial morreram, aproximadamente, 9 milhões de pessoas (entre civis e militares). O número de feridos, entre civis e militares, ficou em cerca de 30 milhões.
                  1. Desenvolvimento de vários armamentos de guerra como, por exemplo, tanques de guerra e aviões.
                    1. Fortalecimento dos Estados Unidos no cenário político e militar mundial, e a Criação da Liga das Nações, com o objetivo de garantir a paz mundial.
                      1. Assinatura do Tratado de Versalhes que impôs uma série de penalidades a derrotada Alemanha.
                        1. Fortalecimento e desenvolvimento da industrialização brasileira.
                          1. No dia 11 de novembro de 1918, a Primeira Guerra Mundial chegava ao fim. O governo alemão assinou a rendição, aceitando todas as imposições dos vitoriosos. Em seguida, os vencedores se reuniram em Versalhes, França, onde discutiram os termos do Tratado de Versalhes.
                          2. Com a Russia apoiando à Sérvia, a Alemanha colocou-se ao lado do Império Austro-húngaro contra a Rússia, obrigando França e Inglaterra a também entrarem no conflito.
                            1. Em Novembro de 1918, houve o fim da Guerra com a fuga do Kaiser Guilherme II da Alemanha para a Holanda. O novo governo ocupou o poder e assinou o armistício de Compiegne, pondo fim à Primeira Guerra Mundial, que resultou em 13 milhões de mortos.
                            2. A Itália declarou-se neutra no início da guerra pela rivalidade com os austro-húngaros por territórios na fronteira entre os dois países. Além disso, a guerra se entendeu para o norte da África e para o Oriente Médio, palco de disputa entre os países pelas colônias.
                              1. Mas o Tratado de Versalhes, que ficou responsável por impor as condições do fim do conflito, criou mais problemas, o que levou os mesmos países a entrarem novamente em conflito, iniciando a II Guerra Mundial.
                                Show full summary Hide full summary

                                Similar

                                1ª Guerra Mundial
                                Daniel Lima
                                Imperialismo e Neocolonialismo
                                Daniel Lima
                                Primeira Guerra Mundial
                                Mary Marynartes
                                Imperialismo e Neocolonialismo
                                Raquel Alonso
                                1ª Guerra Mundial
                                Maria Zeld
                                Imperialismo e Neocolonialismo
                                julia buttenbender
                                Imperialismo e Neocolonialismo
                                Saulo Scapin Durigon
                                Imperialismo e Neocolonialismo
                                marcos delgadinho
                                Imperialismo e Neocolonialismo
                                Ana Luiza Gonçalves da Silva
                                Imperialismo e Neocolonialismo
                                Luiz Soares
                                Imperialismo e Neocolonialismo
                                Saulo Scapin Durigon