1ª Guerra Mundial

Description

Resumo da 1ª Guerra Mundial
Daniel Lima
Flashcards by Daniel Lima, updated more than 1 year ago
Daniel Lima
Created by Daniel Lima about 8 years ago
1845
56

Resource summary

Question Answer
1ª Guerra Mundial Com uma disputa acirrada pelo mercado mundial, foram surgindo os primeiros sinais de que uma grande guerra estaria vindo. O países da Europa começaram a investir em tecnologia de guerra, engrossando as fileiras do exército.
Causas : Foi desenvolvido uma política que ficou conhecida como “política de alianças”. Foram assinados acordos militares que dividiram os países europeus em dois blocos. O que provocou a guerra propriamente dita foi o assassinato de Francisco Ferdinando, príncipe do império austro-húngaro, enquanto fazia uma visita a Sarajevo, região da Bósnia-Herzegovina.
A guerra (1): O conflito foi dividido em três fases : Guerra de movimento; Guerra de trincheiras; Guerra de movimentos.
A guerra (2): As batalhas desenvolveram-se principalmente nas trincheiras. A fome e as doenças também eram os inimigos dos soldados. Nos combates também houve a utilização de novas tecnologias bélicas . Enquanto isso as mulheres trabalhavam nas indústrias bélicas.
Fim do conflito : Em 1917 os EUA entraram ao lado da Tríplice Entente, pois havia acordos comerciais a defender. Este fato marcou a vitória da Entente, forçando os países da Aliança a assinarem a rendição. Os derrotados também assinaram o Tratado de Versalhes , estes países tiveram fortes restrições e punições. A Alemanha teve seu exército reduzido, sua indústria bélica controlada, perdeu regiões, além de ter que pagar os prejuízos da guerra.
Consequências : Centenas de Famílias destruídas; Cerca de 10 milhões de mortos; Os EUA se tornou o país mais rico; Surgimento de alguns países e desaparecimento de outros; Divisão do império turco; Aumento do desemprego na Europa.
Show full summary Hide full summary

Similar

Primeira Guerra Mundial 1914-1918
Alessandra S.
Projeto Med 2015: História e Geografia
elisacoltro
Iluminismo
Priscila Reinaldo
História do Brasil - Período Colonial
alessandra
Períodos da História do Brasil
GoConqr suporte .
A CIVILIZAÇÃO ROMANA
Lucas Villar
Hebreus, Fenícios e Persas
Júlia Flores
Mercantilismo
Professor Junior
Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
Professor Junior
SEGUNDO REINADO
Lucas Villar
Feudalismo
Malu Miralha