NR 23 - Proteção contra incêndios

Description

Engenharia Mind Map on NR 23 - Proteção contra incêndios, created by Yago Neco Teixeira on 13/08/2019.
Yago Neco Teixeira
Mind Map by Yago Neco Teixeira, updated more than 1 year ago
Yago Neco Teixeira
Created by Yago Neco Teixeira over 4 years ago
119
1

Resource summary

NR 23 - Proteção contra incêndios
  1. 1° Todos os empregadores devem adotar medidas de prevenção de incêndios, em conformidade com a legislação estadual e as normas técnicas aplicáveis.
    1. 2° O empregador deve providenciar para todos os trabalhadores informações sobre: utilização dos equipamentos de combate ao incêndio; procedimentos para evacuação dos locais de trabalho com segurança; dispositivos de alarme existentes.
      1. 3° As aberturas, saídas e vias de passagem devem ser claramente assinaladas por meio de placas ou sinais luminosos, indicando a direção da saída.
        1. 4° Nenhuma saída de emergência deverá ser fechada à chave ou presa durante a jornada de trabalho.
          1. 5° As saídas de emergência podem ser equipadas com dispositivos de travamento que permitam fácil abertura do interior do estabelecimento.
            1. 6° Combustão: é uma reação química entre dois reagentes, combustível e comburente, mediante uma condição favorável, o calor.
              1. 7° Fogo: é uma combustão na qual podemos visualizar produção de chamas com a liberação de energia (calor e luz).
                1. 8° Incêndio: é o fogo que foge do controle.
                  1. 9° Para que exista o fogo, é necessário a condição favorável, juntamente com os três elementos citados abaixo, que são o comburente, o combustível e o calor.
                    1. 10° Os métodos de extinção visam retirar um, ou mais de um, dos três componentes o triângulo do fogo, ao faltar qualquer um dos três componentes o fogo não existirá. Resfriamento (retirar o calor), abafamento (retirar o oxigênio que age como comburente), Isolamento (retirar o combustível).
                      1. 11° Classes de incêndio: Classe A - Queima na superfície e em profundidade, deixando resíduos; Classe B - Queima somente na superfície e não em profundidade; Classe C - Material elétrico energizado; Classe D - Metais pirofóricos (magnésio, selênio, antimônio, lítio, potássio, alumínio fragmentado, zinco, titânio, sódio, urânio e zircônio); Classe K - Óleos ou gorduras vegetais ou animais em cozinhas.
                        1. 12° Os extintores podem ser de: Água, espuma química, CO2, Pó químico(bicarbonato de sódio, grafite), acetato de potássio.
                          1. 13° As medidas de proteção contra incêndio podem ser dos seguintes tipos: Medidas de proteção passiva (aquelas incorporadas à edificação e que atuam passivamente ao incêndio); Medidas de proteção ativa (para aqueles meios que são acionados para reagir ao incêndio) e Medidas de gerenciamento do risco de incêndio.
                            1. 14° Medidas passivas (Saídas de Emergência; Controle de Fumaça; Sinalização de Emergência; Acesso aos veículos de emergência); Medidas ativas (Detecção e alarme de incêndio; Iluminação de Emergência; Sistema de Proteção por extintores de incêndio; Sistema de Proteção por Chuveiros automáticos); Gerenciamento de risco de incêndio (Plano de Ação em Emergência; Plano de Manutenção dos Sistemas de Proteção; Equipe de Intervenção (Brigada de Incêndio); Bombeiro Civil).
    Show full summary Hide full summary

    Similar

    Engenharia
    robson kuskowski
    Introdução a Engenharia
    ismael-airoso
    Mapa Conceitual - Engenharia - Empreendedorismo e Inovação
    Nathan Kaiser
    ENGENHARIA CIVIL
    Nayara Gil
    Planejamento e Engenharia
    Rodrigo Luiz
    Desenvolvimento da engenharia e seus materiais.
    luizmax10
    Engenharia Econômica
    Lucas Danilo
    Perícia na Engenharia Civil
    joaoneto alves
    Produto de TI para Empresa de Engenharia
    andreylopes
    Engenharia Mecânica na Indústria do Entretenimento
    ingridlopes
    NR 15 - Insalubridade
    Yago Neco Teixeira