NR 24 - Condições sanitárias e conforto nos ambientes de trabalho

Description

Engenharia Mind Map on NR 24 - Condições sanitárias e conforto nos ambientes de trabalho, created by Yago Neco Teixeira on 13/08/2019.
Yago Neco Teixeira
Mind Map by Yago Neco Teixeira, updated more than 1 year ago
Yago Neco Teixeira
Created by Yago Neco Teixeira over 4 years ago
7
1

Resource summary

NR 24 - Condições sanitárias e conforto nos ambientes de trabalho
  1. 1° É considerada satisfatória a metragem de 1 metro quadrado, para cada sanitário, por 20 operários em atividade.
    1. 2° No mictório do tipo calha, de uso coletivo, cada segmento, no mínimo de 0,60m, corresponderá a um mictório do tipo cuba.
      1. 3° Os lavatórios poderão ser formados por calhas revestidas com materiais impermeáveis e laváveis, possuindo torneiras de metal, tipo comum, espaçadas de 0,60m, devendo haver disposição de 1 torneira para cada grupo de 20 trabalhadores.
        1. 4° Será exigido, no conjunto de instalações sanitárias, um lavatório para cada 10 trabalhadores nas atividades ou operações insalubres, ou nos trabalhos com exposição a substâncias tóxicas, irritantes, infectantes, alergizantes, poeiras ou substâncias que provoquem sujidade.
          1. 5° Será exigido 1 chuveiro para cada 10 trabalhadores nas atividades ou operações insalubres, ou nos trabalhos com exposição a substâncias tóxicas, irritantes, infectantes, alergizantes, poeiras ou substâncias que provoquem sujidade, e nos casos em que estejam expostos a calor intenso.
            1. 6° Deverão ser colocadas telhas translúcidas, para melhorar a iluminação natural, e telhas de ventilação de 4 em 4 metros.
              1. 7° A área de um vestiário será dimensionada em função de um mínimo de 1,50 m² para 1 trabalhador.
                1. 8° Nas atividades e operações insalubres, bem como nas atividades incompatíveis com o asseio corporal, que exponham os empregados a poeiras e produtos graxos e oleosos, os armários serão de compartimentos duplos.
                  1. 9° Nos estabelecimentos em que trabalhem mais de 300 operários, é obrigatória a existência de refeitório, não sendo permitido aos trabalhadores tomarem suas refeições em outro local do estabelecimento.
                    1. 10° Paredes revestidas com material liso, resistente e impermeável, até a altura de 1,50m.
                      1. 11° Lavatórios individuais ou coletivos e pias instalados nas proximidades do refeitório, ou nele próprio, em número suficiente, a critério da autoridade competente em matéria de Segurança e Medicina do Trabalho.
                        1. 12° Nos estabelecimentos em que trabalhem mais de 30 até 300 empregados, embora não seja exigido o refeitório, deverão ser asseguradas aos trabalhadores condições suficientes de conforto para a ocasião das refeições.
                          1. 13° Nos estabelecimentos e frentes de trabalho com menos de 30 trabalhadores deverão, a critério da autoridade competente, em matéria de Segurança e Medicina do Trabalho, ser asseguradas aos trabalhadores condições suficientes de conforto para as refeições em local que atenda aos requisitos de limpeza, arejamento, iluminação e fornecimento de água potável.
                            1. 14° Ficam dispensados das exigências de refeitório: estabelecimentos comerciais bancários e atividades afins que interromperem suas atividades por 2 horas, no período destinado às refeições; estabelecimentos industriais localizados em cidades do interior, quando a empresa mantiver vila operária.
                              1. 15° Deverão ficar adjacentes aos refeitórios e com ligação para os mesmos, através de aberturas por onde serão servidas as refeições.
                                1. 16° A capacidade máxima de cada dormitório será de 100 operários.
                                  1. 17° Os alojamentos deverão ter área de circulação interna, nos dormitórios, com a largura mínima de 1m.
    Show full summary Hide full summary

    Similar

    Engenharia
    robson kuskowski
    Introdução a Engenharia
    ismael-airoso
    Mapa Conceitual - Engenharia - Empreendedorismo e Inovação
    Nathan Kaiser
    ENGENHARIA CIVIL
    Nayara Gil
    Planejamento e Engenharia
    Rodrigo Luiz
    Desenvolvimento da engenharia e seus materiais.
    luizmax10
    Engenharia Econômica
    Lucas Danilo
    Perícia na Engenharia Civil
    joaoneto alves
    Produto de TI para Empresa de Engenharia
    andreylopes
    Engenharia Mecânica na Indústria do Entretenimento
    ingridlopes
    NR 23 - Proteção contra incêndios
    Yago Neco Teixeira