Os Sertões

Description

Mind Map on Os Sertões, created by Jefferson Negrão on 03/24/2015.
Jefferson Negrão
Mind Map by Jefferson Negrão, updated more than 1 year ago
Jefferson Negrão
Created by Jefferson Negrão over 8 years ago
67
0

Resource summary

Os Sertões
  1. 1 - Assuntos apresentados em sala
    1. 1.1 Elementos da narrativa
      1. Narrador-observador
        1. Personagens
          1. Antônio Conselheiro; Penha; General Artur Oscar; Luiza; Lucena; Arimatéia; Coronel Moreira Cesar; Tenente Luís
        2. 1.2 Funções da linguagem
          1. Emotiva - "sim, é di dar medo quando tudo se arrepete." p 42
            1. Denotativa - "Tomaram o velho caminho que passava por Cumbe, Aracati e Rosário." p 52
            2. 1.3 Acordo ortográfico

              Annotations:

              •    Vôo  Palavras terminadas em “ôo(s)” perdem o acento circunflexo Intranqüilidade O trema só foi mantido nas palavras derivados de nomes estrangeiros   
              1. Vôo - Terminações “ôo(s)” perdem o acento circunflexo
                1. Intranqüilidade - O trema só foi mantido em nomes estrangeiros
              2. 2 - Biografia do autor

                Annotations:

                • Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha (1866-1909) foi, jornalista, professor, poeta e escritor brasileiro, autor da obra "Os Sertões". Foi enviado como correspondente ao sertão da Bahia, pelo jornal O Estado de São Paulo, para cobrir a guerra no município de Canudos. Seu livro "Os Sertões", narra e analisa os acontecimentos da guerra.
                1. Euclides Rodrigues Pimenta da Cunha (1866-1909) foi, jornalista, professor, poeta e escritor brasileiro. Foi enviado como correspondente ao sertão da Bahia, pelo jornal O Estado de São Paulo, para cobrir a guerra de Canudos.
                2. 3 - Contexto histórico

                  Annotations:

                  •    Quatro expedições foram enviadas durante um ano contra mais de vinte mil habitantes da região: índios, mulatos, caboclos, pretos... sertanejos dirigidos pelo beato Antônio Conselheiro e munidos apenas de paus, pedras e armas rústicas.   
                  1. Enquanto a Europa se prepara para a Primeira Guerra Mundial, o Brasil começa a viver, a partir de 1894, um novo período de sua história republicana. Os dois primeiros presidentes do Brasil, após a proclamação da República, eram militares: o marechal Deodoro da Fonseca e o marechal Floriano Peixoto. O primeiro presidente civil, o paulista Prudente de Morais, tomou posse em 1894.
                  2. 4 - Intertextualidade

                    Annotations:

                    • "É que ainda não existe um Maudsley para as loucuras e crimes das nacionalidades"
                    1. "É que ainda não existe um Maudsley para as loucuras e crimes das nacionalidades" p 76
                    2. 5 - Ciências
                      1. 5.1 Evolucionismo

                        Annotations:

                        • O povo de Canudos era visto como fanáticos religiosos, mestiços, jagunços e vagabundos que simplesmente atrapalhavam o desenvolvimento do país.
                        1. O povo de Canudos era visto como fanáticos religiosos, mestiços, jagunços e vagabundos que simplesmente atrapalhavam o desenvolvimento do país. p 12
                        2. 5.2 Determinismo

                          Annotations:

                          • Euclides da Cunha deixou claro em "Os Sertões" seu ponto de vista no que se refere ao racismo. Como a maioria dos de sua época, acreditava numa "raça superior", e em sua íntima relação com os de pele clara.
                          1. Euclides da Cunha deixou claro seu ponto de vista no que se refere ao racismo. Como a maioria dos de sua época, acreditava numa "raça superior", e em sua íntima relação com os de pele clara.
                          2. 5.3 Positivismo

                            Annotations:

                            • "O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral."
                            1. "O sertanejo é, antes de tudo, um forte. Não tem o raquitismo exaustivo dos mestiços neurastênicos do litoral."
                          3. 6 - Eixos temáticos
                            1. 6.1 Ética

                              Annotations:

                              • Proibiam-se a bebida, o adultério, o casamento civil, a circulação de dinheiro republicano, acumulação de bens
                              1. Proibiam-se a bebida, o adultério, o casamento civil, a circulação de dinheiro republicano, acumulação de bens
                              2. 6.2 Direitos humanos

                                Annotations:

                                • uma idéia com apelo mais forte aos corações e mentes das pessoas do que aquelas algo abstratas, de direitos humanos e de soberania popular. Essa lacuna foi preenchida pela idéia moderna de nação, que inspirou primeiro os habitantes de um território compartilhado com o sentimento de pertencer à mesma república.
                                1. uma idéia com apelo mais forte aos corações e mentes das pessoas do que aquelas algo abstratas, de direitos humanos e de soberania popular. Essa lacuna foi preenchida pela idéia moderna de nação, que inspirou primeiro os habitantes de um território compartilhado com o sentimento de pertencer à mesma república.
                                2. 6.3 Inovação

                                  Annotations:

                                  • Euclides da Cunha revelou ao Brasil o que ninguém até então conhecia: que o sertão é um só, uma pátria independente. Canudos é uma síntese perfeita, em escala reduzida, dos aspectos predominantes dos sertões do norte. 
                                  1. Euclides da Cunha revelou ao Brasil o que ninguém até então conhecia: que o sertão é um só, uma pátria independente. Canudos é uma síntese perfeita, em escala reduzida, dos aspectos predominantes dos sertões do norte.
                                  2. 6.4 Intolerância religiosa

                                    Annotations:

                                    • Com Os sertões, Euclides golpeou profundamente a indiferença nacional transformando-a em memória, revelando um país desconhecido, arrancando o véu de hipocrisia que encobria os falsos heróis, denunciando as atrocidades, mostrando a intolerância e a incompreensão.
                                    1. Com Os sertões, Euclides golpeou profundamente a indiferença nacional transformando-a em memória, revelando um país desconhecido, arrancando o véu de hipocrisia que encobria os falsos heróis, denunciando as atrocidades, mostrando a intolerância e a incompreensão.
                                    2. 6.5 Racismo/Preconceito

                                      Annotations:

                                      • "Intentamos esboçar, palidamente embora, ante o olhar de futuros historiadores, os traços atuais mais expressivos das sub-raças sertanejas do Brasil. E fazemo-lo porque a sua instabilidade de complexos, aliada às vicissitudes históricas e deplorável situação mental em que jazem, as tornam talvez destinadas a próximo desaparecimento ante as exigências crescentes da civilização."
                                      1. "Intentamos esboçar, palidamente embora, ante o olhar de futuros historiadores, os traços atuais mais expressivos das sub-raças sertanejas do Brasil. E fazemo-lo porque a sua instabilidade de complexos, aliada às vicissitudes históricas e deplorável situação mental em que jazem, as tornam talvez destinadas a próximo desaparecimento ante as exigências crescentes da civilização."
                                      2. 6.6 Diversidade

                                        Annotations:

                                        • "É difícil traçar no fenômeno a linha divisória entre as tendências pessoais e as tendências coletivas: a vida resumida de um homem é um capítulo instantâneo da vida de sua sociedade (...). Acompanhar a primeira é seguir paralelamente e com mais rapidez a segunda: acompanhá-las juntas é observar a mais completa mutualidade de influxos"
                                        1. "É difícil traçar no fenômeno a linha divisória entre as tendências pessoais e as tendências coletivas: a vida resumida de um homem é um capítulo instantâneo da vida de sua sociedade (...). Acompanhar a primeira é seguir paralelamente e com mais rapidez a segunda: acompanhá-las juntas é observar a mais completa mutualidade de influxos"
                                        2. 6.7 Corrupção
                                          1. compra de alimentos que nunca chegam 1h55m
                                          2. 6.8 Multiculturalismo
                                            1. "o índio com o branco e o negro, os jesuitas ..." p. 14
                                          3. 7 - Mensagens do Livro
                                            1. 7.1 Síntese dos Sertões (A terra, o homem e a luta)

                                              Annotations:

                                              •    A primeira parte, A Terra, descreve o cenário em que se desenrolou a ação. Euclides da Cunha, num apanhado geral, estudou os caracteres geológicos e topográficos das regiões que estão entre o Rio Grande do Norte e o sul de Minas Gerais, de modo particular a bacia do rio São Francisco. Nos sertões do norte, fala discorre sobre a seca, das causas da mesma, dando relevo especial ao papel do homem como agente geológico da destruição, que ao praticar desde os tempos mais remotos a agricultura primitiva baseada em queimadas, arrasou as florestas. Os desertos, a erosão, o ciclo das secas terríveis veio em seguida. A segunda parte, O Homem, completa a descrição do cenário com a narrativa das origens de Canudos. Ali Euclides da Cunha estudou a gênese do jagunço e, principalmente, a de seu líder carismático, Antonio Conselheiro. Falou de raças (índio, português, negro), e de sub-raças (que indica com o nome "mestiço". Em O Homem o autor caracterizou o sertanejo como "Hércules-Quasímodo", usando antíteses e paradoxos. Preparando o ambiente para os episódios de Canudos, Euclides da Cunha expôs a genealogia de Antônio Conselheiro, suas pregações e a fixação dos sertanejos no arraial de Canudos. A terceira parte, A Luta, constituída da narrativa das quatro expedições do Exército enviadas para sufocar a rebelião de Canudos, que reunia "os bandidos do sertão": jagunços (das regiões do Rio São Francisco) e cangaceiros (denominação no Norte e Nordeste). Havia cerca de 20.000 habitantes no arraial, na maioria ex-trabalhadores dos latifúndios da região.   
                                              1. A Terra, a 1º parte da obra, faz um estudo das condições geofísicas do sertão. p.42; O Homem é a 2º parte, completa a descrição do cenário com a narrativa das origens de Canudos. p. 48; A luta, última seção, dedicada a mostrar as várias experdições contra Canudos. p.55.
                                              2. 7.2 Roteiro de leitura (1º a 4º expedições)

                                                Annotations:

                                                •    A primeira expedição - Cem homens, comandados pelo tenente Pires Peneira, são surpreendidos e derrotados pelos jagunços no povoado de Uauá. A segunda expedição - Quinhentos homens, comandados pelo major Febrônio de Brito e organizados em colunas maciças, são emboscados pelos jagunços em terrenos acidentados, este último considerado por Euclides verdadeiro gênio militar. Reduzidas a cem homens, as tropas do governo decidem voltar. A terceira expedição - Mil e trezentos homens, comandados pelo coronel Moreira César, armados com canhões Krup, sem planos definidos, partiram em fevereiro de 1897, atacando de frente, do Morro da Favela, o arraial de Canudos. Os jagunços, protegidos pela irregularidade do relevo, buscavam o corpo-a-corpo e desorganizaram as tropas, que na retirada desastrosa deixaram para trás armas, munições, os canhões Krupp e o próprio general Moreira César, morto após ter sido ferido em combate. A quarta expedição - Cinco mil homens, comandados pelos generais Artur Oscar, João da Silva Barbosa e Cláudio Savaget, são enviados pelo sul. As tropas dividem-se em duas colunas. A primeira é cercada pelos jagunços no Morro da Favela e tem de se socorrer da segunda coluna que, vitoriosa em Cocorobó, havia mudado de estratégia, dividindo-se em pequenos batalhões. As duas colunas tentam um ataque maciço. Conseguem tomar boa parte do arraial, mas os soldados mal resistem à fome e à sede.   
                                                1. 1º Expedição - Conselheiro não recebeu o material que havia comprado em Juazeiro, disse que iria buscar e isso foi entendido como ameaça de invasão, tropas enviadas a Canudos foram derrotadas. p 25; 2º Expedição - O fracasso da primeira tropa provocou uma reação rápida, mais homens armados enviados a Canudos, mesmo com canhões falharam. p 26; 3º Expedição - Nessa houve 1300 soldados, farta munição, canhões, entretanto tiveram inúmeras falhas; 4º Expedição - O último ataque.
                                              3. 8 - Linguagens
                                                1. Padrão do autor

                                                  Annotations:

                                                  • "Depois de quatro longos dias e quatro longas noites de verdadeira tortura, subo à tolda do vapor na entrada arrebatadora da Bahia".
                                                  1. "Depois de quatro longos dias e quatro longas noites de verdadeira tortura, subo ..." P. 27
                                                  2. Não padrão nordestino
                                                    1. "Não, Oxê! Desgracera é Canudos invadida..." P. 36
                                                  3. 9 - Denúncia (Conclusões e Perspectivas)

                                                    Annotations:

                                                    • São cortadas as saídas de Canudos, o abastecimento de água é interrompido. Um tiro de canhão atinge a torre da Igreja. Estóicos, esperando a salvação eterna, os sertanejos não se renderam, e muitos foram degolados após o assalto final.. Perpetrou-se dessa forma o crime de uma nacionalidade inteira.
                                                    1. São cortadas as saídas, o abastecimento de água é interrompido. Um tiro de canhão atinge a torre da Igreja, os sertanejos não se renderam, e muitos foram degolados após o assalto final. Perpetrou-se dessa forma o crime. p.64
                                                    Show full summary Hide full summary

                                                    Similar

                                                    GCSE Statistics
                                                    Andrea Leyden
                                                    Physical Description
                                                    Mónica Rodríguez
                                                    Biological Psychology - Stress
                                                    Gurdev Manchanda
                                                    Physics P3 Fashcards
                                                    Holly Bamford
                                                    GCSE Geography - Causes of Climate Change
                                                    Beth Coiley
                                                    Improve your Learning using GoConqr
                                                    Micheal Heffernan
                                                    Acids and Bases
                                                    Sarah Egan
                                                    Using GoConqr to teach French
                                                    Sarah Egan
                                                    Using GoConqr to study science
                                                    Sarah Egan
                                                    Prueba de Integrales
                                                    José William Montes Ocampo
                                                    Repaso Revalida PR 2016
                                                    Rodrigo Lopez