Introdução à literatura

Description

SLIDE
Sabrina Tonato
Mind Map by Sabrina Tonato, updated more than 1 year ago
Sabrina Tonato
Created by Sabrina Tonato over 3 years ago
7
0

Resource summary

Introdução à literatura
  1. O que é literatura?
    1. Todo tipo de texto pode ser rotulado como literatura.
      1. “Literatura é “a arte da palavra”
        1. A obra literária é fruto da imaginação do poeta. No entanto, mantém afinidade com o mundo real, pois é nele que o poeta se inspira.
          1. A palavra como matéria prima. Manifestação da expressividade humana.
            1. TEXTO LITERÁRIO ênfase na expressão; linguagem conotativa; linguagem mais pessoal, emotiva; recriação da realidade; ambiguidade, recurso criativo.
              1. Texto Não Literário: ênfase no conteúdo; linguagem denotativa; linguagem mais impessoal; realidade apenas traduzida; Normalmente sem ambiguidades ou duplas interpretações.
                1. “Uma nuvem colossal em forma de cogumelo sobre a cidade japonesa de Hiroxima assinala a morte de 80 mil de seus habitantes – vítimas do primeiro ataque nuclear do mundo, em 6 de agosto de 1945. O lançamento da bomba, uma das duas únicas do arsenal americano, foi feito para forçar os japoneses à rendição. Como não houve resposta imediata, os americanos lançaram outro “artefato” remanescente sobre Nagasaqui e os russos empreenderam a prometida invasão à Manchúria. Uma semana depois, o governo japonês concordou com os termos da rendição e a capitulação formal foi assinada em 2 de setembro.” (“A sombra dos ditadores”, História dos ditadores, 1993, p.88)
                  1. Funções da Literatura
                    1. Estética: Consiste em encontrar a satisfação no belo, no artístico. Conhecida também como função evasiva – prazer individual e imediato (fuga da realidade)
                      1. Catártica: Palavra de conforto - Quando o leitor procura um bom romance ou um poema para se confortar de algum problema. A palavra “Catártica” significa: purificação das paixões. Pode ocorrer também quando o escritor coloca no papel suas preocupações e sentimentos.
                        1. Cognitiva: Acontece quando se aprende algo. Em qualquer tipo de leitura ou visita a um museu, você sempre aprende alguma coisa. O ato da leitura e da escrita faz aumentar a capacidade cognitiva.
                          1. Político – social: Denúncia a problemas sociais. Esse tipo de literatura funciona de duas formas: O engajamento idealista, que pretende defender os valores universais humanos; e o engajamento militante, em que o intelectual aceita usar seu prestígio em favor de determinada formação política.
    Show full summary Hide full summary

    Similar

    Só o Básico da Literatura
    Iarlei Silva
    Arte - manifestação da expressividade humana.
    Marília Francisc
    GCSE PE - 6
    lydia_ward
    Timeline of World War One
    amayagn
    English Language
    livbennett
    AS Pure Core 1 Maths (AQA)
    jamesmikecampbell
    Religious Studies - Keywords.
    Ready2learn
    Ma Famille
    caitlindavies8
    Physics Unit 2 - Force, Acceleration And Terminal Velocity
    Ryan Storey
    TOK mindmap “Without application in the world, the value of knowledge is greatly diminished.”
    Gabriela Serpa
    Biology B2.1 Cells, tissues and organs
    Corey Meehan