VOLEIBOL

Description

trabalho de Educação Física
Maria Lima
Mind Map by Maria Lima, updated more than 1 year ago
Maria Lima
Created by Maria Lima over 3 years ago
62
0

Resource summary

VOLEIBOL
  1. Foi criado em 1985, pelo americano William G. Morgan, na Associação Cristã de Moços (ACM) na cidade de Holyoke, em Massachusetts, nos Estados Unidos.
    1. Quatro anos antes, foi inventado o basquetebol, mas que não era bom para os mais velhos, então, por sugestão de um pastor, Morgan criou um jogo menos cansativo e que se mexa menos, e colocou uma rede semelhante a de tênis, mas com a altura bem maior de 1,98 metros. sobre a qual uma câmara de bola de basquete era batida, surgindo assim o jogo de vôlei.Onde a bola de volei era batida, assim surgindo o volei.
    2. A primeira bola usada era muito pesada e, por isso, Morgan permitiu que a firma A.G. Spalding & Brothers a fabricação de uma bola para o esporte.
      1. No início, o mintonette ficou restrito à cidade de Holyoke e ao ginásio onde Morgan era diretor. Um ano mais tarde, numa conferência no Springfield's College, entre diretores de educação física dos EUA, duas equipes de Holyoke fizeram uma demonstração e assim o jogo começou a se difundir por Springfield e outras cidades de Massachussetts e Nova Inglaterra.
      2. Em Springfield, o Dr. A.T. Halstead sugeriu que o seu nome fosse trocado para volley ball, tendo em vista que a idéia básica do jogo era jogar a bola de um lado para outro, por sobre a rede, com as mãos.
        1. Em 1896, foi publicado o primeiro artigo sobre o volley ball, escrito por J.Y. Cameron na edição do "Physical Education" na cidade de Búfalo, Nova Iorque. Este artigo trazia um pequeno resumo sobre o jogo e de suas regras de maneira geral. No ano seguinte, estas regras foram incluídas oficialmente no primeiro handbook oficial da Liga Atlética da Associação Cristã de Moços da América do Norte.
        2. Na América do Sul, o primeiro país a conhecer o volley ball foi o Peru, em 1910, através de uma missão governamental que tinha a finalidade de organizar a educação primária do país. O primeiro campeonato sul-americano foi patrocinado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), com o apoio da Federação Carioca de Volley Ball e aconteceu no ginásio do Fluminense, no Rio, entre 12 e 22 de setembro de 1951, sendo campeão o Brasil, no masculino e no feminino.
          1. A Federação Internacional de Volley Ball (FIVB) foi fundada em 20 de abril de 1947, em Paris, sendo seu primeiro presidente o francês Paul Libaud e tendo como fundadores os seguintes países: Brasil, Egito, França, Holanda, Hungria, Itália, Polônia, Portugal, Romênia, Tchecoslováquia, Iugoslávia, Estados Unidos e Uruguai. O primeiro campeonato mundial foi disputado em Praga, na Tchecoslováquia, em 1949, vencido pela Rússia.
            1. Em setembro de 1962, no Congresso de Sofia, o volley ball foi admitido como esporte olímpico e a sua primeira disputa foi na Olimpíada de Tóquio, em 1964, com a presença de 10 países no masculino - Japão, Romênia, Rússia, Tchecoslováquia, Bulgária, Hungria, Holanda, Estados Unidos, Coréia do Sul e Brasil. O primeiro campeão olímpico de volley ball masculino foi a Rússia; a Tchecoslováquia foi a vice e a medalha de bronze ficou com o Japão.
          2. No feminino, o campeão foi o Japão, ficando a Rússia em segundo e a Polônia em terceiro.
            1. O criador do volley ball, Willian Morgan, conhecido pelo apelido de "armário", devido ao seu porte físico, morreu em 27 de dezembro de 1942, aos 72 anos de idade.
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              FUNDAMENTOS DO VOLEIBOL
              Raquel Cunha
              VOLEIBOL
              Júnior Costa
              Quiz de Educação Física
              mrspickles
              O contexto da Educação Física na escola
              Luciano Gurski
              BENEFICIOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS
              Isaac Rodrigues
              Psicomotricidade
              Luciano Gurski
              Conhecimentos Educação Física - 2º ciclo
              andreiajmateus
              Avaliação de Voleibol
              fekhouri
              Avaliação - Práticas corporais de aventura
              Rodrigo da Rosa Madeira
              Conhecimentos Educação Física 3º ciclo
              barbosavm
              Quiz - Sistema Respiratório - mais em: iago-medeiros.blogspot.com.br
              Iago Medeiros