CORAÇÃO

Description

Atividade 1 de anatomia - circulação do sangue em direção ao SNC.
Anna Fonseca
Mind Map by Anna Fonseca, updated more than 1 year ago
Anna Fonseca
Created by Anna Fonseca over 5 years ago
1
0

Resource summary

CORAÇÃO
  1. O coração é um órgão do corpo humano que funciona como uma bomba, cujo objetivo é distribuir sangue oxigenado para os demais órgãos e tecidos. Isso ocorre através de um sistema chamado cardiovascular.
    1. O sangue que circula é composto por um líquido chamado de plasma, o plasma sanguíneo, e alguns componentes, que são: as plaquetas (células sanguíneas responsáveis pela coagulação do sangue), os leucócitos/glóbulos brancos (células sanguíneas responsáveis por atuarem na defesa do organismo) e as hemácias (não são células, devido à ausência de núcleo, são apenas componentes sanguíneos responsáveis pelo transporte dos gases).
      1. Esses componentes sanguíneos são produzidos pelo órgão primário do sistema linfático, a medula óssea vermelha, que está presente nos ossos mais longos do corpo humano.
      1. VALVAS
        1. Curiosidade clínica: quando as valvas não desempenham a função corretamente, ou seja, não se fecham totalmente, diz-se que há um prolapso de valva. O resultado disso é uma regurgitação sanguínea.
      2. A circulação sanguínea cardiovascular é divida em: sistêmica e pulmonar.
        1. A circulação pulmonar é uma circulação mais curta, por esse motivo também é conhecida como pequena circulação.
          1. A circulação pulmonar ocorre da seguinte forma: o sangue chega no coração pelas veias cava superior e inferior, proveniente do corpo, portanto, desoxigenado (com maior presença de CO2 - venoso). Segue em direção ao átrio direito. Ocorre a sístole (contração). Com isso, passa pela valva tricúspide em direção ao ventrículo direito. Após a passagem, a valva fecha, impedindo que o sangue regurgite. Do ventrículo direito, com a sístole, o sangue é bombeado para os pulmões, passando pela valva semilunar pulmonar. Segue pelo tronco pulmonar, que se ramifica nas artérias pulmonares. Finalmente chega aos pulmões, pelas artéria pulmonares, onde irá sofrer a hematose.
            1. A hematose é a troca gasosa (entre CO2 e O2) por difusão. Ocorre nos capilares pulmonares.
          2. A circulação sistêmica é uma circulação mais longa, por esse motivo é conhecida como grande circulação.
            1. A circulação sistêmica ocorre na sequência da pulmonar, da seguinte forma: depois de ser oxigenado nos pulmões, o sangue sai dos pulmões, voltando para o coração pelas veias pulmonares. Chega no átrio esquerdo. Com a sístole, o sangue passa pela valva bicúspide/mitral e chega ao ventrículo esquerdo. Após a passagem, a valva fecha, impedindo que o sangue regurgite. Do ventrículo esquerdo o sangue é bombeado, passando pela valva aórtica. Segue pela aorta ascendente em direção ao restante do corpo.
              1. CÍRCULO ARTERIAL CEREBRAL/POLÍGONO DE WILLIS
                1. É o mecanismo pelo qual o sistema cardiovascular irriga o cérebro.
                  1. O círculo arterial cerebral funciona na complementação de dois sistemas, independentes, mas que se relacionam, que são: o sistema vértebro-basilar (identificado pela artéria basilar) e sistema carotídeo (identificado pela artéria carótida interna).
                      1. Da artéria vertebral, o sangue segue para a artéria basilar (que se bifurca e origina a artéria cerebral posterior esquerda e direta). Da basilar o sangue segue pelas artérias cerebrais posteriores, esquerda e direita. Dessas artérias o sangue segue para a artéria comunicante posterior, esquerda e direita (que recebe esse nome por comunicar a cerebral posterior com a cerebelar superior, esquerda e direita). Da artéria comunicante posterior, esquerda e direita, o sangue segue para a artéria cerebelar superior, esquerda e direita. Da artéria cerebelar superior, esquerda e direita, o sangue segue para a artéria cerebral média, esquerda e direita. Da artéria cerebral média, esquerda e direita, o sangue segue para a artéria cerebral anterior, esquerda e direita. Por fim, da artéria cerebral anterior, esquerda e direita, o sangue segue para a artéria comunicante anterior.
                      2. O sistema carotídeo tem origem no arco aórtico.
                        1. A artéria carótida interna, esquerda e direita, ao adentrarem no círculo arterial cerebral, se ramificam em artéria cerebral média, esquerda e direita e artéria cerebral anterior, esquerda e direita.
                        2. O sistema basilar também tem origem no arco aórtico.
                          1. As artérias subclávias se juntam e formam as artérias vertebrais. Essas artérias vertebrais se juntam e formam a artéria basilar.
                            1. A artéria basilar dá origem as artérias cerebrais posteriores, esquerda e direita.
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                Orgão Coração Humano
                Alessandra S.
                Sistema Cardiovascular: Artérias, Veias e Capilares
                Natália Abitbol
                Medicamentos, qual classe? para que servem?
                Bruna M
                Sistema Cardiovascular
                Michel Messias
                Sistema cardiovascular
                José Teixeira
                -SISTEMA DE CONDUÇÃO ELÉTRICA DO CORAÇÃO-
                Kamylla Bonfim
                Sistema Circulatório
                Luma Sales
                Esquematização da septação atrial
                Lucas Lopes
                Fibrilação ventricular
                Gabriella Curia