O CORPO NA ARTE

Description

A curiosidade natural do ser humano em se conhecer e em se ver presentado vem da Pré-História, quando foram feitas as primeira pinturas nas paredes das cavernas, conhecidas como pinturas rupestres. Mas de que forma essa representação do corpo foi realizada na arte ao longo do tempo? Como os artistas aproveitaram as mudanças tecnológicas e sociais para isso?
Nilma Pereira
Mind Map by Nilma Pereira, updated more than 1 year ago
Nilma Pereira
Created by Nilma Pereira over 3 years ago
77
0

Resource summary

O CORPO NA ARTE
  1. A representação dos corpos masculinos e femininos
    1. Vênus e Willendorf - Pelo formato do seu corpo, arredondado e de seios fartos, especula-se que era tratada como símbolo de fertilidade.
      1. Vitória de Samotrácia - Os gregos não se prederam aos padrões egípcios, o nu feminino surge nas esculturas desse período - A vitória de Samotrácia, uma das obras mais expressivas desse período, pois aventura e liberdade são dois conceitos visto nessa obra - Suas asas abertas personificam o desejo de vitória e suas vestes dão a ideia de movimento.
        1. Discóbolo - Várias esculturas gregas mostram os corpos masculinos como atléticos, como ocorre nesta obra, que mostra o atleta no momento de jogar o disco. O equilíbrio nas proporções e o realismo são algumas de suas características.
          1. Renascimento - Mudança da visão do mundo - O centro do universo passa a ser ocupado pelo homem e não mais por Deus. Assim como a arte grega, o Renascimento apontou para a idealização da beleza relacionada ao corpo humano atrelada à busca do divino. Uma das suas principais características explorada pelos artistas da época está a anatomia dos corpos.
            1. Realismo - Revelam corpos cheios de emoções, desde os momentos iniciais da paixão até o desespero que fazem parte da vida humana. Um dos representantes dessa época é o impressionista Auguste Rodin - As esculturas de nus femininos e masculinos em posições inusitadas são recorrentes em seu trabalho.
              1. Cubismo - A desconstrução do ideal começa a aparecer, surgiram várias possibilidades de representação mais estilizadas do corpo na arte contemporânea - Dimensões humanas sob a luz da geometria, como nas obras de Pablo Picasso e o volume nas obras de Fernando Botero, explorando o humor e a crítica com suas esculturas monumentais, e suas pinturas coloridas.
        2. Na civilização egípcia a representação do corpo humano, tanto masculinas quanto femininas - A lei da frontalidade - Com regras rígidas para a representação corporal - Tronco e os olhos deveriam aparecer de frente, enquanto o restante do corpo seria desenhado de perfil.
          1. Os romanos foram fortemente influenciados pelos gregos dando enfase ainda maior à representação humana especialmente por meio de escultura.
            1. Na idade média - A uma ruptura, pois neste momento o poder do Ocidente está ligado á Igreja Católica - desta forma o nu, passa a ser malvisto, as imagens pintadas e esculpidas passaram a ser exibidas em vitrais relacionadas as passagens bíblicas - As mulheres eram representadas por: Eva, A Virgem Maria e Maria Madalena, os homens pela figura de Jesus e dos santos.
      2. O corpo na fotografia
        1. Daguerre - Louis Jacques Mandé Daguerre foi um pintor, cenógrafo, físico e inventor francês, tendo sido o autor, em 1835, da primeira patente para um processo fotográfico, o daguerreótipo - As primeiras fotos eram difíceis registras pessoas nas fotos, pois precisavam ficar imóveis por mais de 10 minutos para aparecer nas fotos, por isso a dificuldade de sua representação.
          1. Autorretrato - Podemos dizer que o norte-americano Robert Cornelius fez sua primeira Selfie em 1839 - foi realizada em frente a loja de sua família - Essa inovação foi muito importante, pois a partir desse momento não era mais necessário pagar a um pintor para fazer uma imagem de si ou de outra pessoa.
            1. Carte de visite -Inventada por André Adolpe Eugéne Disdére - Que tornou moda no mundo inteiro e foi fundamental para a popularização da fotografia. Nela havia um padrão nas poses: as pessoas eram fotografadas sentadas, muitas vezes posicionada na diagonal, com as melhores roupas que tinham
              1. Man Ray, foi um pintor, fotógrafo e cineasta norte-americano, importante figura do dadaísmo em Nova York e, depois, do surrealismo em Paris. Foi um dos nomes mais importantes do movimento da década de 1920, responsável por inovações artísticas na fotografia. Não tratava a máquina fotográfica como um simples equipamento, e sim como um instrumento para exercitar sua criatividade, da mesmo forma que um pincel é uma ferramenta para o pintor. Mudou a forma do corpo na arte quando passou a fotografar modelos em poses e utilizava várias técnicas que distorciam os corpos, foi o primeiro fotografo de moda
                1. Após as inovações de Man Ray, muitos outros fotógrafos fizeram novas interações artísticas entre corpo e a fotografia, com maior liberdade de temas abordados como: moda, fotojornalismo, fotografia publicitária, impulsionando a imagens de pessoas nos retratos. A pop art, inspira bastante principalmente Andy Warhol - que modifica os retratos de pessoas famosas, levando para o público o retrato de uma forma nunca antes vista.
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        RENASCIMENTO CULTURAL
        Lucas Villar
        Arte do Renascimento Séc.XV - XVI
        paulaqueiroz
        Vanguardas EUROPEIAS
        Beliangel_juh
        Síntese da Arte Rupestre
        Sandra Barros
        EXERCITANDO - O CORPO NA ARTE
        Nilma Pereira
        "Corpo impregnado pela arte: implicações no campo da educação"
        Meyre Kal
        História da Arte
        GoConqr suporte .
        História da Arte
        GoConqr suporte .
        História da Arte - Barroco
        Bruno Torrezan
        História da Arte: Impressionismo
        carlanardesbis
        Música
        Philosophus Rex