Coexão textual

Description

Relação de harmonia entre os elementos textuais.
Pedro Henrique Francisco de Matos
Mind Map by Pedro Henrique Francisco de Matos, updated more than 1 year ago
Pedro Henrique Francisco de Matos
Created by Pedro Henrique Francisco de Matos about 2 years ago
16
0

Resource summary

Coexão textual
  1. Coesão textual são os mecanismos linguísticos que permitem uma conexão lógico-semântica entre as partes de um texto.
    1. A ligação e harmonia que possibilitam a amarração de ideias dentro de um texto é feita com o uso de conjunções, preposições, advérbios ou locuções adverbiais.
      1. A coesão é essencial para garantir que o texto seja harmonioso, que transmita a mensagem com clareza e que faça sentido para o leitor. Para isso é necessário empregar elementos de coesão, utilizando conjunções, pronomes, advérbios, entre outras expressões que têm como objetivo estabelecer a interligação entre os segmentos do texto.
    2. Para garantir a coesão, o texto deve conter alguns elementos fundamentais. Esses elementos coesivos permitem que sejam feitas as articulações e ligações entre as diferentes partes do texto, bem como a sequência de ideias do mesmo.
      1. Os conectores são os elementos coesivos que fazem a coesão entre as frases. Eles instituem as relações de dependência e conexão entre os termos. Esses elementos são formados por conjunções, preposições e advérbios conectivos.
        1. A correlação dos verbos trata da correta utilização dos tempos verbais a fim de garantir a coesão temporal ordenando os acontecimentos de maneira lógica e linear, o que possibilita uma compreensão da sequência dos fatos.
      2. Existem os seguintes tipos de coesão textual
        1. Coesão referencial
          1. Consiste na menção de elementos que já apareceram ou ainda vão aparecer no texto. Esses elementos são chamados de anáforas (usada para se referir aos termos já citados no texto) e catáforas (usada para se referir aos termos que serão citados na sequência do texto).
            1. Na coesão referencial, os termos conectivos anunciam ou retomam as frases, sequências e palavras presentes em um texto. Para fazer essas retomada geralmente são utilizados pronomes pessoais, pronomes possessivos, pronomes demonstrativos ou expressões adverbiais de lugar.
              1. A coesão referencial é uma das mais usadas. Esse tipo de coesão evita o uso de diversas repetições no mesmo texto usando um termo para fazer referência a outro. Ou seja, é o tipo de coesão que reitera algo que já foi dito antes, substituindo uma palavra por outra que possui com ela alguma relação semântica.
          2. Coesão lexical
            1. A coesão lexical ocorre quando um termo é substituído por outro dentro do texto. Esse tipo de coesão estabelece uma relação de sinonímia, antonímia, hiponímia ou hiperonímia. Por meio de sinônimos, pronomes, heterônimos ou hipônimos, que estabelecem uma corrente de sentido fazendo remissão às mesmas ideias por meio de diferentes termos.
            2. Coesão por elipse
              1. Esse tipo de coesão ocorre quando há a omissão de algumas palavras sem que o entendimento das ideias da oração seja comprometido. Isso quer dizer que a coesão lexical consiste na supressão de elementos que são facilmente identificados ou que já tenham sido mencionados no texto.
                1. A omissão dos termos acontece, geralmente, com a substituição por uma vírgula, que pode ser usada em lugar de um pronome, um verbo, nomes e frases inteiras.
              2. Coesão sequencial
                1. Esse tipo de coesão textual faz uso de conjunções, conectivos e expressões que dão sequência aos assuntos, estabelecendo uma continuidade em relação ao que já foi dito.
                  1. A coesão sequencial usa expressões como: diante do exposto, a partir dessas considerações, embora, logo, com o fim de, diante desse quadro, em vista disso, tudo o que foi dito, esse quadro, por conseguinte, caso, entre outras. Ela dá sequência ao texto por meio das relações semânticas que ligam as orações.
                2. Coesão por substituição
                  1. Esse tipo de coesão consiste na substituição de uma palavra por outra ou por uma locução adverbial. Assim como em outros tipos de coesão textual, ela usa termos que retomam outros que já foram mencionados. A coesão por substituição emprega palavras e expressões que retomam termos por meio da anáfora.
                    1. A coesão por substituição acontece à medida em que substantivos, verbos, períodos ou trechos de textos são substituídos por conectivos ou expressões que resumem ou fazem remissão ao que já foi dito.
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                ORAÇÕES SUBORDINADAS ADVERBIAIS
                trackerian
                GRAMÁTICA da LÍNGUA PORTUGUESA
                Viviana Veloso
                Vestibular - Crase
                GoConqr suporte .
                Gramática - Visão Geral - Fonologia
                tiago meira de almeida
                Português concurso
                Roberta Souza
                FONOLOGIA estudo dos sons
                Viviana Veloso
                SUBSTANTIVOS
                Viviana Veloso
                ACENTUAÇÃO GRÁFICA
                Viviana Veloso
                Português para Vestibular
                GoConqr suporte .
                ESTRUTURA DAS PALAVRAS - Morfologia
                Viviana Veloso
                Interpretação de Texto
                GoConqr suporte .