Futsal

Description

Mapa mental referente ao tema Futsal para o 9 ano
Enzo Gon�alves
Mind Map by Enzo Gon�alves, updated more than 1 year ago
Enzo Gon�alves
Created by Enzo Gon�alves over 3 years ago
22
0

Resource summary

Futsal
  1. CONCEITO:
    1. Futsal é o futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de 5 jogadores. As equipes, tal como no futebol, têm como objetivo colocar a bola na meta adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura por uma trave horizontal. Quando tal objetivo é alcançado, diz-se que um gol foi marcado, e um ponto é adicionado à equipe que o atingiu. O goleiro, último jogador responsável por evitar o gol, é o único autorizado a segurar a bola com as mãos. A partida é ganha pela equipe que marcar o maior número de gols em 40 minutos divididos em dois tempos..
    2. HISTÓRIA:
      1. O futsal surgiu nos anos 30 no Uruguai. O responsável foi o professor de educação física Juan Carlos Ceriani Gravier da ACM (Associação Cristã de Moços). No início era chamado de Indoor Football (na tradução literal significa “futebol no interior”).Logo depois de ser inventado, o futsal chegou ao Brasil em 1935. Aqui, ele passou a ser chamado de futebol de salão. Ainda no início poderíamos encontrar 7 jogadores em cada equipe (14 no total). Mais tarde e com as novas formulações, esse número foi reduzido para 10 no total. Também devemos ressaltar o peso da bola, que a princípio, era mais leve. Com os chutes, por exemplo, era muito fácil ela sair da quadra. Portanto, mediante observações, o seu peso foi sendo aumentado.
      2. REGRAS:
        1. CoNo futsal nunca se deve colocar a mão na bola. O único jogador que pode é o goleiro que usa uma luva para defender a marcação de gol pela equipe adversária.mo o futebol de campo, se um jogador cometer falta ele pode levar o cartão amarelo (advertência) ou vermelho (expulsão). Três cartões amarelos equivalem a um vermelho. As faltas podem ser cometidas quando o jogador encosta a mão na bola, quando há desavenças entre jogadores e árbitros, ou ainda, quando há violência física ou verbal. O juiz que irá decidir a gravidade da falta e o cartão que será dado.
        Show full summary Hide full summary

        Similar

        Quiz de Educação Física
        mrspickles
        O contexto da Educação Física na escola
        Luciano Gurski
        BENEFICIOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS
        Isaac Rodrigues
        Psicomotricidade
        Luciano Gurski
        Conhecimentos Educação Física - 2º ciclo
        andreiajmateus
        Avaliação - Práticas corporais de aventura
        Rodrigo da Rosa Madeira
        Conhecimentos Educação Física 3º ciclo
        barbosavm
        Quiz - Sistema Respiratório - mais em: iago-medeiros.blogspot.com.br
        Iago Medeiros
        Baralho dos Conhecimentos Educação Física 3º Ciclo
        barbosavm
        Hipertrofia e hiperplasia muscular
        Ariosvaldo Meneses Santos
        Handebol
        Hug Miau