Interpretando o Brasil

Description

Interpretação de "O que é o Brasil".
Joanh Victor
Mind Map by Joanh Victor, updated more than 1 year ago
Joanh Victor
Created by Joanh Victor over 3 years ago
9
0

Resource summary

Interpretando o Brasil
  1. Gilberto Freyre, Oliveira de Vianna, Monteiro Lobato, Roberto DaMatta, Euclides Cunha foram alguns dos nomes que tentaram responder a grande pergunta, "O que é o Brasil?".
    1. Sérgio Buarque de Holanda, foi uma das maiores figuras de intérpretes da nação. Em seu livro, Raízes do Brasil, publicado pela 1ª vez em 1936, ele analisa a sociedade brasileira desde seus primórdios, retornando ao período colonial e vindo até o presente. A partir de sua análise ele propõe a interpretação sociológica do "Homem Cordial".
      1. Por conta do sentido de afetuoso palavra cordial na linguagem comum a interpretação de Buarque foi fortemente criticada, pois foi associada à concepção de que o brasileiro era gentil, hospitaleiro e pacífico.
        1. A palavra "cordial" provém do Latim cordialis, que significa "relativo ao coração. Portanto, a real intenção de Sérgio ao usar a palavra cordial era expressar que o brasileiro é um sujeito que age de acordo com o "fundo emotivo transbordante", ou seja, com o coração, movido pela emoção ao invés de se orientar pelos códigos das boas maneiras e da civilidade.
        2. Entre as formas pelas quais Sérgio representou a cordialidade dos brasileiros está a utilização de diminuitivos ("inho") como meio de aproximação com pessoas e coisas.
        3. Para Max Weber, a burocracia era indispensável para o funcionamento do Estado. Numa sociedade regida pela lógica legal-burocrática, o Estado é controlado pela impessoalidade, pelo formalismo e pelas leis baseadas em critérios universais. Já numa sociedade organizada segundo o patrimonialismo, ao contrário, os homens públicos atuam na esfera estatal com base em regras e valores da esfera doméstica como laços sentimentais e familiares.
          1. De acordo com a Antropóloga Livia Barbosa, o "jeitinho brasileiro" é uma reação comum do brasileiro quando confrontado com um "não pode e seria uma forma "especial" de resolver uma situação difícil.
            1. Para Roberto DaMatta, em seu livro Carnavais, malandros e heróis, o brasileiro convive um dilema no qual por um lado crer ser importante respeitar a lei, por outro acha igualmente lícito recorrer ao famoso "jeitinho".
              Show full summary Hide full summary

              Similar

              Sociologia - Origem
              Malu Miralha
              EMILE DURKHEIM
              Débora C. Nascimento
              Revisão de Sociologia 1a. série do Ensino Médio
              e-pn-2007@hotmail.co
              Revisão de Sociologia para a 3a. serie do Ensino Médio
              e-pn-2007@hotmail.co
              Simulado ENEM - Ciências humanas
              Nathalia - GoConqr
              A sociedade diante do Estado
              jacson luft
              Simulado Sociologia
              rodrigoguarapuav
              Início da sociologia e correntes sociológicas
              beatriz.avinco
              Movimentos Sociais - resumo
              Marília Mendes
              Surgimento da Sociologia
              Amanda Gomes
              A sociologia de Durkheim 2
              jadypugliessa2