Lutas

Description

esgrima, JUDÔ, TAEKWONDO, BOXE OLÍMPICO
Clara Oliveira
Mind Map by Clara Oliveira, updated more than 1 year ago
Clara Oliveira
Created by Clara Oliveira over 3 years ago
11
0

Resource summary

Lutas
  1. A esgrima é um esporte de características agonísticas, considerada uma das atividades físicas mais antigas da humanidade é também um dos esportes mais modernos e seguros da atualidade.Para ele, a velocidade, a descontração diferencial, a coordenação e a resistência são as capacidades físicas primordiais ao esgrimista.
    1. A esgrima trata-se de um esporte que requer muita atenção, agilidade e paciência por parte de seus praticantes. Dentre os fundamentos do esgrima, pode-se citar: armas brancas; combate. A luta ocorre em três assaltos, sendo cada assalto de 3 minutos cada. Na esgrima o adversário só pode ser acertado com a ponta da arma branca, sempre que essa parte atinge a parte do tronco superior do adversário, o esportistas é pontuado. Onde os esgrimistas usam roupas especiais a fim de evitar ferimentos mediante o uso de armas brancas no decorrer dos assaltos.
      1. - Uma luta de esgrima tem a duração de três assaltos, sendo que cada um tem a duração de três minutos. Na esgrima são utilizadas três armas brancas: florete, espada e sabre. A espada e o florete, que medem 1,10 m, podem ser usados no combate somente para atingir o adversário com a parte da ponta. O esgrimista ganha pontos, quando toca a região do tronco do adversário com o florete. A espada pode ser usada para atingir qualquer parte do corpo do adversário. Já o sabre (com até 1,05 metro) pode ser usado para atingir, com a ponta ou lâmina, a região da cintura ou acima. Cada vez que um esgrimista toca o colete do adversário é marcado o ponto eletronicamente, através de sensores. Ganha o combate, o esgrimista que somar mais pontos. Os esgrimistas usam roupas especiais para o combate, com o propósito de evitar ferimentos. Máscara metálica, luvas e colete protetor são equipamentos obrigatórios para os homens. Além destes equipamentos, as mulheres usam também protetores para os seios.
        1. Pista (local dos combates) A pista de esgrima possui de 1,5 m a 2 m de largura e 14 m de extensão. Há uma linha que divide a pista em dois lados iguais. No fundo de cada lado há uma área (de 1,5 m a 2 m) em que o esgrimista atacado não pode entrar.
      2. ESGRIMA
      3. Judô
        1. Judô ou judo (柔道 Jūdō, caminho suave, ou caminho da suavidade) é uma arte marcial, praticada como esporte de combate e fundada por Jigoro Kano em 1882. Os seus principais objetivos são fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal.
          1. Cinco fundamentos
            1. →Shinsei (postura) Existem dois tipos de postura no judô Shisentai, que é a postura natural do corpo e Jigotai, que é a postura defensiva
              1. → Shintai (movimentação) Ayumi-ashi, andando normalmente. Suri-ashi, andando arrastando os pés. Tsugi-ashi (apenas em katas), que anda-se colocando um pé a frente e arrastando o outro, sem ultrapassar o primeiro.
              2. → Tai-sabaki (deslocamento de corpo / tai = corpo; sabaki = deslocamento) Pode ser: Mae-sabaki (para frente), Ushiro-sabaki (para trás) ou Yoko-sabaki (para os lados)
                1. → Kumi-Kata (pegadas, formas de pegar) Existem inúmeros tipos de pegadas, sendo apenas proibida a pegada por dentro da manga e por dentro da barra da calça. A pegada pode ser feita no eri (gola), sode(manga) e, desde que haja o desequilíbrio do adversário ou o adversário esteja fazendo a pegada cruzada (manga e gola do mesmo lado), no chitabaki(calça). Pode ser de direita (migui) ou de esquerda (hidari). Variando entre canhotos e destros, embora para algumas projeções se use a pegada de lado contrário ao qual se vai atacar.
                  1. → Ukemi (amortecimento de quedas) Os "rolamentos" são fundamentais para a segurança do praticante, a física explica: estas técnicas "dissipam" a energia cinética que, se fosse transferida na sua totalidade para os órgãos internos, poderia causar prejuízo à saúde. Os ukemis são : Ukemi Zenpo kaiten -> Zenpo ( rolamento) kaiten ( rotação) , logo ukemi que você rola e gira. Ushiro ukemi -> Ushiro ( para trás) , logo ukemi para trás. Mae ukemi -> Mae ( para frente) , logo ukemi para frente. Yoko ukemi -> Yoko ( para o lado) , logo ukemi para o lado.
                2. As competições de judô são realizadas em um tatame quadrado que pode ter de 14 até 16 metros quadrados cada lado. As lutas devem durar no máximo cinco minutos e quem conseguir fazer o ippon primeiro é quem vence a luta. Se ao final da luta nenhum judoca realizar o ippon, então vencerá aquele que tiver mais vantagens.
                  1. Os principais atos realizados em uma luta são: • Ippon: é o principal objetivo do judô e o responsável pela finalização da luta e vitória do judoca. O lutador deve colocar o rival com velocidade e força virado de costas para o chão. Para isso deve aplicar uma chave de braço no adversário, imobilizá-lo e estrangulá-lo por 20 segundos; • Wazari: é parecido com o ippon, mas no wazari o rival é colocado de costas no chão se aplicação de força e velocidade, ou apenas é imobilizado por 15 até 19 segundo; • Yuko: o adversário deve cair de lateral no solo ou imobilizado em um tempo de 10 até 14 segundos; • Koka: a menor pontuação e ocorre quando os lutadores caem sentados. As kokas são importantes para o acúmulo de pontos, mas não finalizam a luta.
              3. TAEKWONDO
                1. As características do taekwondo são bem distintas das outras artes marciais, pois possui um caráter mais violento
                  1. Nessa luta é permitido usar os pés e as mãos como fonte de ataque ou defesa. Pelas regras, os pés podem deferir golpes apenas em partes acima da cintura que estejam cobertas pelos equipamentos protetores. Já as mãos, em formas de soco, só podem atingir o peito do adversário (que também é uma parte com equipamento de proteção). A competição é pontuada ao decorrer da luta, com pontos que variam de 1 a 3. São realizados 3 rounds, cada um deles com dois minutos de duração e apenas um minuto de recuperação entre eles. Em caso de empate é feito um quarto round.
                    1. também existe a possibilidade de vencer a luta por nocaute (assim como no boxe). Se um dos lutadores cair no chão e ficar 10 segundos sem conseguir prosseguir na luta é nomeado nocaute. A desclassificação ocorre quando um dos oponentes comete uma infração muito séria, como empurrar o adversário, morder, dar um soco no rosto ou até mesmo por indisciplina.
                      1. A palavra Taekwondo significa “caminho dos pés e das mãos”. Alguns mestres do Taekwondo se aprofundam e colocam que “DO” é o caminho filosófico o que trilhamos nossas vidas, uma maneira de desenvolver-se espiritual, física e mentalmente e “caminho dos pés e das mãos” busca através de seus movimentos, a paz interior como “verdadeiro caminho” para o discípulo desta arte marcial”. Para que haja um total vinculo entre essas três palavras “TAE”, “KWON”, “DO” é preciso que o praticante se inspire no espírito do Taekwondo.
                        1. Assim todo aquele que pratica Taekwondo adquire o desenvolvimento físico do seu corpo, que o faz mais seguro de si mesmo, e a disciplina mental, que o torna muito mais equilibrado transformando-a em pessoa com alto espírito confiante, generoso, justo, humilde e líder.
                          1. Espírito do Taekwondo: Cortesia (Educação e respeito). Integridade (Honestidade e justiça). Perseverança (Nunca desistir de nenhum objetivo). Domínio sobre si mesmo (Lutar contra os desejos do corpo). Espírito indomável (Nunca se entregar perante o inimigo).
                            1. Outra tradição mantida até hoje é a obrigatoriedade de o iniciante fazer o juramento do Taekwondo: Eu prometo: - Observar as regras do taekwondo. - Respeitar o instrutor e os meus superiores. - Nunca fazer mau uso do taekwondo. - Construir um mundo mais pacífico. - Ser campeão da liberdade e da justiça. Atualmente são utilizados equipamentos de proteção. Os atletas são divididos em oito categorias (por peso) e a luta tem a duração de três rounds.
                              1. A luta pode ser vencida por nocaute, por pontos ou pela desclassificação do adversário. A pontuação é atribuída por três árbitros laterais. O árbitro central (4º árbitro) é o responsável por mediar à luta, decidindo sobre vantagens, advertências, abrindo a contagem dos 10 segundos em caso de nocaute e anunciando o vencedor. O lutador perde pontos e/ou pode ser desclassificado se cometer as seguintes atitudes: agarrar, socar o rosto, empurrar, dar golpe abaixo da cintura ou cometer algum ato de indisciplina como faltar com o respeito ao árbitro ou ao adversário.
                2. BOXE OLÍMPICO
                  1. O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, como para o ataque. A palavra deriva do inglês to box, que significa bater, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850.
                    1. Base: É o alicerce do lutador, a base correta auxilia a desferir um golpe efetivo e com potência. Ao mesmo tempo, ajuda a assimilar golpes recebidos sem maiores danos e sem perda de equilíbrio. Posicionamento: É a chave para buscar os ângulos de defesa e ataque, durante a luta. Guarda: É o principal instrumento de defesa passiva do lutador. Movimentação: É a busca de um melhor posicionamento, seja ele ofensivo ou defensivo. Dentro deste item, temos o deslocamento em passos planos e os giros. Passos planos: Basicamente em 4 direções, frente, trás, direita e esquerda. Giros: São feitos em forma de compasso a fim de ganhar ângulos específicos na movimentação do lutador. Golpes: Retos e Curvos, temos 2 tipos e algumas variações dentre eles. Retos Jab: Utilizado para procurar a distância do adversário, iniciar uma sequência ou mantê-lo ocupado. Direto: O Golpe do lado preferencial do lutador, normalmente o de maior potência. Curvos Gancho: Golpe desferido de baixo para cima. Cruzado:
                    2. O ringue é um quadrado com medidas entre 4,9 e 7 metros em cada um dos quatro lados. A soma tem de ser feita a partir do interior da linha das cordas. Nas Olimpíadas, o ringue deve medir em cada lado 6,1 metros e sua altura deve ter entre 91 centímetros e 1,22 metros do nível do chão.
                      1. No boxe olímpico, é computado cada golpe encaixado, mesmo sem ser contundente. No final de uma luta, vence aquele que obtiver mais pontos, ou golpes encaixados.
                        1. A duração de uma luta de boxe varia de acordo com a organização do evento que regulamenta o combate. Nos Jogos Olímpicos, por exemplo, cada combate não ultrapassa quatro rounds, enquanto no boxe profissional, as lutas de disputa de título têm até 12 rounds.
                          1. Na luta de boxe uma comissão formada por um árbitro e três juízes fazem parte do espetáculo. Além deles, um médico, um cronometrista, um diretor técnico, um locutor e os assistentes completam a equipe de profissionais que fazem parte das lutas. Abaixo, veremos a função de cada um deles.
                    Show full summary Hide full summary

                    Similar

                    Quiz de Educação Física
                    mrspickles
                    O contexto da Educação Física na escola
                    Luciano Gurski
                    BENEFICIOS DAS ATIVIDADES FÍSICAS
                    Isaac Rodrigues
                    Psicomotricidade
                    Luciano Gurski
                    Conhecimentos Educação Física - 2º ciclo
                    andreiajmateus
                    Avaliação - Práticas corporais de aventura
                    Rodrigo da Rosa Madeira
                    Conhecimentos Educação Física 3º ciclo
                    barbosavm
                    Quiz - Sistema Respiratório - mais em: iago-medeiros.blogspot.com.br
                    Iago Medeiros
                    Baralho dos Conhecimentos Educação Física 3º Ciclo
                    barbosavm
                    Hipertrofia e hiperplasia muscular
                    Ariosvaldo Meneses Santos
                    Handebol
                    Hug Miau