Imobilismo em Movimento: do governo Lula ao governo Dilma

Description

Mind Map on Imobilismo em Movimento: do governo Lula ao governo Dilma, created by Mariana Wiedmer on 12/06/2015.
Mariana Wiedmer
Mind Map by Mariana Wiedmer, updated more than 1 year ago
Mariana Wiedmer
Created by Mariana Wiedmer almost 9 years ago
22
1

Resource summary

Imobilismo em Movimento: do governo Lula ao governo Dilma
  1. Primeira Fase - Governo Lula 2003 - 2005
    1. Inicia-se a recuperação do valor do salário-mínimo. Torna-se natural e constante sua valorização.
      1. Lula favorece as classes privilegiadas ao mesmo tempo que introduz importantes mudanças em favor dos mais pobres.
        1. Heranças do governo FHC: sobrevalorização da moeda, taxas de juros e inflação altíssimas, acima do padrão internacional
          1. Referendo sobre o porte de armas: caráter antipemedebista. Após 2005, com a consolidação da aliança PT—PMDB, Lula não apostou mais em consultas populares.
            1. Regressão política ao nacional-desenvolvimentismo: utilização da retórica nacionalista e celebração da “brasilidade”, slogans como “Sou Brasileiro, não desisto nunca.”, celebrações nacionais. Logo esse processo foi abandonado em favor da construção do “país”, e não mais da “nação”, com o slogan “Brasil— um país de todos” se sobressaindo a partir de 2002.
              1. Foram mantidos alguns dos itens da agenda de reforma do governo anterior. Manteve-se também a política econômica tipicamente neoliberal.
                1. Ausência de crises econômicas mundiais, liquidação da dívida com o FMI. Apesar da dívida externa ter chego a níveis insignificantes, a dívida interna mantinha-se alta devido às taxas de juros abusivas.
                  1. Governo Lula traz para o centro do debate as desigualdades presentes no Brasil, como raciais, econômicas, de gênero e de acesso às universidades.
                  2. Segunda Fase - Governo Lula 2005 - 2010
                    1. A partir da crise de 2008, a situação estava propensa para que Lula desmontasse o sistema político bipolar de FHC. Não havia oposição forte e as medidas anticrise foram bem sucedidas.
                      1. Lula introduz o nome de Dilma Rousseff como "mãe do PAC" e como a candidata de sua escolha.
                        1. Crescimento Econômico acompanhado da diminuição das desigualdades sociais. Renda das famílias cresce mais que o PIB percapita devido a aumentos reais do salário mínimo.
                          1. Medidas para amenizar os impactos da crise econômica mundial: Aposta e incentivo do governo a programas Sociais de impacto, como Bolsa Família e semelhantes, que estimulavam o consumo e mantinham o mercado ativo, para que empresas não fossem levadas compulsoriamente à falência e não houvesse grande aumento no desemprego.
                            1. As reformas na previdência em 2003 e a ampliação do crédito se refletem em taxas imensuráveis de popularidade do presidente.
                              1. Aliança com o PMDB: A partir do episódio do mensalão, o governo passa a construir bases para a construção dessa aliança, aderindo à ideologia da governabilidade e buscando a formação de uma supermaioria parlamentar que o preservasse de um eventual processo de impeachment.
                                1. Boom de Commodities: O país cresce economicamente de uma forma que não se via há muito tempo. Esse ciclo inicia-se coma alta dos preços dos bens primários no mercado internacional.
                                  1. Mensalão: o escândalo gerou uma grande balanço nos cargos políticos, porém a economia manteve-se estável. O presidente procurou se afastar o máximo da polêmica, afirmando não saber do esquema de corrupção.
                                    1. É na Segunda Fase do mandato de Lula que o social-desenvolvimentismo ganha forças, às custas da normalização do pemedebismo.
                                      1. Judicialização: invasão do domínio do Legislativo pelo Judiciário, especialmente pelo STF e o Conselho Nacional de Justiça. Constante disputa de espaço entre os poderes. A partir do 2º mandato, há uma diminuição das intervenções do Judiciário.
                                        1. Plano econômico: atender às metas de inflação e alcançar um desenvolvimento médio de 4% pelo menos. Pacto de manter o maior crescimento possível com a inflação sob controle.
                                          1. Notícias do campo econômico: Confirmação do Brasil como Sede da Copa do Mundo de 2014; Elevação do Brasil a grau de investimento; Descoberta das reservas de petróleo da camada Pré-Sal em 2007; Confirmação da Jornada Mundial da Juventude no Brasil em 2013; Anúncio oficial da cidade do Rio de Janeiro como sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
                                            1. Sistema Monopolar: Presença de oposição, porém não oposição que faça frente à influência do PT.
                                            2. Imagem e Propaganda do governo Lula
                                              1. João santana: responsável pela publicidade do governo, dá a ele uma cara e uma imagem. São feitas operações publicitárias espetaculares.
                                                1. Franklin Martins: presente na Secretaria de Comunicação, transformou a relação entre governo e mídia, envolvendo a imprensa regional, local, e emissoras de rádio de todo o país. Apoio a blogs favorárveis ao governo e publicidade online. Promoção de Lula como "Pai dos Pobres"
                                                2. Governo Dilma
                                                  1. A eleição de Dilma representou a primeira continuidade afetiva no poder em ambiente democrático estável.
                                                    1. Inicia-se comoum governo de transição, de ajuste, que visa uma mudança estrutural do aumento da taxa de investimento.
                                                      1. Expectativas altas de que a Copa do Mundo, as Olimpíadas e o Pré-Sal sejam alavancas para os investimentos.
                                                      2. Sua eleição só foi possível graças à blindagem do pemedebismo, que configurava uma falta de oposição forte, e aos argumentos positivos do governo Lula, como o crescimento econômico muito visível, a diminuição das desigualdades, melhora dos padrões de vida e popularidade muito alta.
                                                        1. Final de 2012: juros abaixo de 2% ao ano, taxa inédita na história do país.
                                                          1. Conter gastos era impossível no início do governo, visto que gigantescas obras de infraestrutura fizeram-se necessárias, como os estádios para a Copa do Mundo e Olimpíadas.
                                                            1. Nova política econômica: o Banco Central inicia uma reforma interna nas metas de inflação, e a taxa de juros deixou de ser mecanismo exclusivo da política minetária. Essas correções do funcionamento das metas de inflação foram duramente criticadas.
                                                              1. Não houve corte de investimentos nos programas sociais do PT, como "'Minha Casa, Minha Vida", "Brasil sem Miséria" e "Brasil Carinhoso", que inclusive registraram expansão significativa.
                                                                1. Dilma passa a ser reconhecida como representante do "povão".À primeira vista, Dilma não negociava: ou perdia, ou ganhava.
                                                                2. Revoltas de Junho de 2013
                                                                  1. A pauta não era mais a transição para a democracia, mas sim o aprofundamento dela. Puseram à mostra um modelo de gerenciamento político e econômico herdado do governo Lula.
                                                                    1. Aprofundamento da Democracia: construção de novas instituições, formais e sociais, de representação e participação política. Tal objetivo só se faz possível com q quebra da lógica pemedebista. Trazer para a discussão novas vozes e novos atores, tornando mais plural e mais denso o debate público.
                                                                      1. Coloracaram à mostra o esgotamento do social-desenvolvimentismo da fase "lulista".
                                                                      2. Caráter de massa e nacional das revoltas quebra a lógica de blindagem pemedebista.
                                                                        1. Ruiu um dos pilares da ideologia pemedebistas: a certeza de que a melhora das condições de vida é suficiente para garantir apoio político.
                                                                          1. Primeiramente, garantir condições para que uma oposição possa sobrevivera e garantir independência a autonomia na gestão de municípios e estados. Em segundo ligar, formar um bloco no poder enxuto unido em torno de uma reforma institucional. Deve-se avançar no sentido da polarização do sistema. Sem oposição, não há debate real de alternativas.
                                                                        2. Questionamento não só da taxa de aumento das tarifas de transporte público, mas também dos gastos com eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas.
                                                                          1. As manifestações buscavam a mudança no sistema político e no modo de representação política. Pretendiam reforçar a participação pública na política, retraçando as fontreiras entre sociedade e instituições formais.
                                                                            1. Características: movimentos horizontais, recusa de lideranças e de qualquer forma de subordinação, auto-organização da sociedade. Espalhou-se pelo boca a oca e pelas redes sociais. Não se configurava apenas como manifestações de massa, espalhando-se pelo país em protestos menores, reinvidicações e passeatas.
                                                                              1. Movimento em torno da Lei de Ficha Limpa: primeiro a furar o bloqueio do sistema político desde a Constituinte.
                                                                              2. Brasil após mais de três décadas de redemocratização: Declínio do projeto nacional-desenvolvimentista e ascensão do social-desenvolvimentismo, com uma nova cultura política, chamada pelo autor de pemedebismo, inerentemente conservadora. Blindagem do sistema político contra a sociedade. Buscava-se menos desigualdade em troca de uma cultura política de baixo valor democrático.
                                                                                Show full summary Hide full summary

                                                                                Similar

                                                                                Product Design
                                                                                cmbj
                                                                                SAT Math Sample Questions
                                                                                SAT Prep Group
                                                                                Physical Geography
                                                                                littlegoulding
                                                                                MCAT Review: Human Skeletal System
                                                                                toronto416
                                                                                B7: Further Biology
                                                                                Matthew Law
                                                                                Religious Studies- Matters of life and death
                                                                                Emma Samieh-Tucker
                                                                                Nutrition
                                                                                manu_maus
                                                                                EOY Revision of Year 8 - Science
                                                                                Luca Cameron
                                                                                Chemistry 1
                                                                                Peter Hoskins
                                                                                Learn My Language: Korean-English
                                                                                kang.s.724
                                                                                Social Influence
                                                                                olimcconnell