Sociologia e o mundo moderno

Description

Mapa mental sobre o surgimento da sociologia e o mundo moderno. Bibliografia: http://arquivos.eadadm.ufsc.br/EaDADM/UAB_2011_1/Modulo_1/Sociologia/material_didatico/textos_complementares/Teorias%20Sociologicas%20Classicas.pdf
Joyce  Kailana da Cruz Santos
Mind Map by Joyce Kailana da Cruz Santos, updated more than 1 year ago
Joyce  Kailana da Cruz Santos
Created by Joyce Kailana da Cruz Santos about 3 years ago
50
0

Resource summary

Sociologia e o mundo moderno
  1. O que é Sociologia?
    1. Sociologia é a ciência que estuda a sociedade e os fenômenos que nelas ocorrem.
      1. A Sociologia parte da ideia de que nós, seres humanos, somos seres sociais e que a construção e transformação do mundo depende de nós
    2. Quando e onde surgiu a Sociologia?
      1. Surge na primeira metade no século XIX, na Europa
        1. No início do século XIX, o continente europeu vivia um momento de transição para a modernidade, se tornando cada vez mais urbana e industrial. É nesse contexto que nasce a corrente filosófica do positivismo, desenvolvida pelo francês Auguste Comte.
          1. O que é o positivismo?
            1. O positivismo é uma tendência filosófica que surgiu na França no início do século XIX. Ela defende a visão de que o conhecimento científico seria a única forma de conhecimento verdadeiro.
            2. Quem foi Auguste Comte?
              1. Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (1798-1857) foi um filósofo francês que ficou conhecido por ter sido o primeiro a sintetizar a necessidade de uma ciência da sociedade (Sociologia) e por ter fundamentado, pela primeira vez, a teoria positivista.
              2. Ele expôs uma teoria política, social e científica, apostando no progresso contínuo da sociedade. Segundo ele, a humanidade passou por dois estágios de desenvolvimento. No século XIX, a humanidade estaria no terceiro e mais progressivo estágio de desenvolvimento: o Positivo.
                1. Para Comte, devido às duas revoluções: Francesa e Industrial, a Europa experimentaria um nova configuração de sociedade bastante complexa.
                  1. Para entender as complexas mudanças sociais, Comte propôs o desenvolvimento de uma nova ciência, a Sociologia.
                    1. Comte, baseado nas ciências naturais, vai compreender a sociologia, na época chamada de física social, como uma ciência específica.
                      1. Por conta disso, o Auguste Comte é considerado o "pai da sociologia".
                        1. Inspirado em Comte, Émile Durkheim compreende a sociedade como um grande organismo social composto por células individuais.
                          1. Émile Durkheim é considerado o primeiro sociólogo ele foi o responsável por determinar um método preciso e sistemático que impulsionasse os estudos sociológicos e colocasse a nova ciência no rol das ciências autênticas.
                            1. Quem é Émile Durkheim?
                              1. Émile Durkheim (1858 - 1917) foi um psicólogo, filósofo e sociólogo francês do século XIX. Junto a Karl Marx e Max Weber, compõe a tríade dos pensadores clássicos da Sociologia.
                                1. Quem é Max weber?
                                  1. Maximilian Karl Emil Weber (1864- 1920) foi um sociólogo, jurista e economista alemão, considerado um dos fundadores da sociologia.
                                    1. Webber criou uma das principais explicações para o surgimento do Capitalismo e é um dos principais teóricos da burocracia.
                                      1. Weber defendia a ideia de que o Protestantismo, principalmente o Calvinismo, seria o responsável pela formação do Capitalismo
                                        1. ele estudou os princípios éticos que estão na origem do Capitalismo, ou seja, o “espírito capitalista”
                                          1. Segundo Weber esses princípios estariam presentes lógica protestante, porque para os católicos trabalho é sinônimo de “castigo de Deus" e para a teologia protestante, o trabalho é a" graça de Deus ".
                                            1. Na teoria de weber essa conduta religiosa teria então, afinidade com o método econômico, fundamental para a realização de lucro racional e sistemático, configurando o Capitalismo.
                                          2. A teoria burocracia foi se tornando muito importante na época de Weber, justamente porque atende a muitas necessidades da era industrial.
                                            1. Ela aumentou a eficácia da hierarquia, reduziu o abuso de poder e forneceu gestão racional de tarefas que eram muito complicadas de para apenas uma pessoa.
                                              1. Max Weber distinguia três tipos de sociedade e de autoridade
                                                1. A sociedade tradicional (tribo, clã, família, sociedade medieval) onde dominam as características patriarcais e hereditárias; a autoridade que preside esse tipo de sociedade é histórica, Geralmente vem da lei sagrada, que pode ser propagada por herança ou dinastia;
                                                  1. A sociedade carismática (partidos políticos, grupos revolucionários, nações em revolução) onde predominam características místicas, arbitrárias e personalistas; a autoridade que a preside é exercida pela influência pessoal ou pelo poder extraordinário exercido por uma pessoa.
                                                    1. A sociedade burocrática (os estados modernos, as empresas, os exércitos) predominam normas impessoais e uma racionalidade na seleção entre meios e fins; o tipo de autoridade exercida é técnica, meritocrática e administrada
                                          3. Quem é Karl Marx?
                                            1. Karl Marx (1818–1883) foi um filósofo e revolucionário socialista alemão.
                                              1. As teorias de Marx recebem o nome de Marxismo, ou Materialismo
                                                1. Para Marx é impossível compreender a vida (econômica, social, política, ideológica, afetiva, cultural, religiosa) partir de idéias:
                                                  1. Segundo Marx, para estudar a sociedade não se deve partir do que os homens dizem, imaginam ou pensam, e sim da forma como produzem os bens materiais.
                                                    1. Para Marx, são os seres humanos concretos que fazem a história, só que a fazem em condições principalmente econômicas.
                                                      1. Marx afirma também que a sociedade capitalista transformou o caráter do trabalho, pois nesse sistema o trabalhador vende sua capacidade de trabalho, sua única mercadoria.
                                                        1. Na teoria de Marx a sociedade capitalista está organizada por infra estrutura e superestrutura.
                                                          1. infra estrutura: são as forças de produção e as relações de produção. Constitui o fundamento, a base econômica da sociedade
                                                            1. superestrutura: explica, legitima, sacraliza, reproduz as práticas já existentes na sociedade. São normas, leis, estatutos, códigos, ética, educação, família, religião etc. São mecanismos criados pela sociedade para reprodução e manutenção dessa própria sociedade
                                                              1. Segundo Marx a superestrutura possui dois aparelhos: Os repressivos e os ideológicos
                                                                1. Os aparelhos repressivos são os que usam a força, a repressão. Exército, polícia, leis, prisões, tribunais etc.
                                                                  1. Os aparelhos ideológicos são os que usam a “persuasão” para atingir seus objetivos, usam a idéia. Escola, família, igreja, meios de comunicação social (rádio, TV, jornais, cinema, revistas), clubes etc.
                                                2. Para Durkheim a sociologia deve ser entendida como o estudo empírico dos fatos sociais.
                                                  1. O que são fatos sociais?
                                                    1. Segundo Durkheim, os fatos sociais consiste em formas de agir, pensar e sentir, que exercem certa força sobre os indivíduos e os forçam a se adaptar às regras da sociedade em que vivem.
                                                      1. Porém, nem tudo o que uma pessoa faz pode é considerado um fato social, uma vez que, para ser identificado como tal, deve atender a três aspectos: generalidade, exterioridade e coercitividade.
                                                        1. Generalidade: Os fatos sociais são coletivos, ou seja, não existem para uma pessoa, mas para todo o grupo ou para toda a sociedade.
                                                          1. Exterioridade: Quando um indivíduo nasce, a sociedade já possui uma organização de leis, normas, sistemas financeiros etc, por exemplo, depende do indivíduo para aprender por meio da educação.
                                                            1. Coercitividade: No que diz respeito ao poder ou às características de poder, os padrões culturais da sociedade são impostos aos indivíduos aos quais estão integrados, obrigando esses indivíduos a realizá-los.
                                                            2. Para Durkheim os fatos sociais devem ser estudados como coisas. Para ele a análise dos fatos sociais necessita de reflexão prévia e fuga de idéias pré-concebidas;
                                                  2. Apesar das intenções de Comte, a sociologia não se estabeleceu como uma ciência capaz de estudar tão profundamente dilemas sociais tão complexos.
                                          4. Qual o contexto histórico?
                                            1. A sociologia surge em meio a um turbilhão de transformações e revoluções dentro da sociedade europeia.
                                              1. Essas transformações tiveram início desde o renascimento onde a sociedade começou a buscar justificativa na razão e não na religião.
                                                1. O ápice dessas transformações foram a Revolução Francesa e a Revolução industrial.
                                                  1. A revolução Francesa tinha muito dos ideais iluministas, que buscavam a razão. Esse ideais da revolução também influenciaram o surgimento da sociologia
                                                    1. A razão é uma fonte legítima para o alcance de todo tipo de conhecimento.
                                                      1. Faz-se imprescindível os questionamentos, investigações para fomentar o conhecimento da sociedade, política e economia.
                                                    2. Essas revoluções trouxeram problemáticas sociais que não existiam antes.
                                                      1. Com a revolução industrial, novas classes sociais foram formadas e a religião já não dava conta de justificar essa divisão social. Era preciso uma ciência racional para explica-la
                                                        1. Por sua origem estar relacionada com crises e transformações (econômicas, políticas e sociais), a sociologia também é conhecida de ciência da crise.
                                            Show full summary Hide full summary

                                            Similar

                                            EMILE DURKHEIM
                                            Débora C. Nascimento
                                            A sociologia de Durkheim 2
                                            jadypugliessa2
                                            Revisão de Sociologia para a 3a. serie do Ensino Médio
                                            e-pn-2007@hotmail.co
                                            Sociologia - Origem
                                            Malu Miralha
                                            Revisão de Sociologia 1a. série do Ensino Médio
                                            e-pn-2007@hotmail.co
                                            Simulado ENEM - Ciências humanas
                                            Nathalia - GoConqr
                                            A sociedade diante do Estado
                                            jacson luft
                                            Simulado Sociologia
                                            rodrigoguarapuav
                                            Início da sociologia e correntes sociológicas
                                            beatriz.avinco
                                            Movimentos Sociais - resumo
                                            Marília Mendes
                                            Surgimento da Sociologia
                                            Amanda Gomes