A deriva continental e atectônica global de placas

Description

Mapa 06
Anny Assis
Mind Map by Anny Assis, updated more than 1 year ago
Anny Assis
Created by Anny Assis almost 3 years ago
4
0

Resource summary

A deriva continental e atectônica global de placas
  1. No início do século XX, o geofísico e meteorologista alemão Alfred Wegener, elaborou a Teoria da Deriva Continen- tal. De acordo com essa teoria, há cerca de 300 milhões de anos havia um supercontinente chamado Pangeia circundado por um enorme oceano de nome Pantalassa, que se fragmentou nos continentes conhecidos atualmente. Em sua teoria, Wegener baseava-se na evidência observada na geomorfologia, pautada na possibilidade de encaixe entre a costa oriental da América do Sul com a costa ocidental da África.
    1. Mesmo assim, a teoria de Wegener foi contestada pelos cientistas da época. Foi somente na década de 1960, após estudos de diversos pesquisadores, que os geólogos estadunidenses Harry Hess e Robert Dietz propuseram a hipótese de que as placas tectônicas estavam em movimento. Desde então, sabe-se que a crosta terrestre está dividida em sete placas tectônicas maiores e diversas outras menores, que se movimentam em direções variadas. A Teoria da Tectônica de Placas representou um grande avanço para os estu- dos da evolução da Terra, sobretudo dos fenômenos observados em sua superfície.
      1. As placas tectônicas estão em constante movimento e se deslocam em diferentes direções. Apesar de serem rígidas, não há atrito abaixo delas no deslocamento, uma vez que estão apoiadas sobre a astenosfera, camada composta de material de densidade pastosa e textura plástica.
        1. Essa camada pastosa, asso- ciada ao movimento das correntes (ou células) de convecção, possibilitam a movimentação das placas. Isso ocorre porque o material magmático se move lentamente, criando um movimento de ascendência do magma das partes mais internas do manto em direção à litosfera, o que provoca o deslocamento das placas em direções diversas.
          1. MOVIMENTO CONVERGENTE
            1. Limites Destrutivos - nesse movimento, ocorre a aproximação entre as placas e sua destruição.
              1. A grande a incidência de abalos sísmicos, resultando em terremotos, que podem vir acompanhados de tsunamis, e vulcões. O contato entre as placas resulta na subducção da crosta, em que a placa mais densa mergulha sob a placa mais leve, formando uma fossa. A placa que submerge chega ao manto, onde entrará em fusão.
              2. MOVIMENTO DIVIRGENTE
                1. Nesse movimento, ocorre o distanciamento entre as placas. Nessas áreas, ocorre a ascensão do magma que chega à superfície oceânica, promovendo sua expansão e formação das dorsais mesoceânicas, a exemplo da cordilheira mesoatlântica, que se formou em razão do afastamento entre a placa Sul Americana e a placa Sul-Africana.
                  1. Limites construtivos - Por causa da expansão do assoalho oceânico. Quando ocorre entre placas continentais, a zona de expansão caracteriza-se por vales em riftes paralelos. Nos limites divergentes, é comum a ocorrência de vulcões e de terremotos, que podem vir acompanhados de tsunamis.
                    1. Os tsunamis ocorrem quando há a movimentação violenta das águas do mar, formando ondas gigantes e velozes.
                    2. Movimento Transformante ou Conservativo
                      1. Nesse movimento, ocorre o deslizamento entre as placas. Nelas, é comum a ocorrência de vulcões e fortes terremotos, que são intensificados pelo atrito entre as placas. O deslizamento das placas ocorre ao longo das falhas, que podem ser oceânicas ou continentais.
                        1. Limites Conservativos - no movimento transformante, as bordas das placas se mantêm e, por esse motivo, uma vez que não ocorre nem a formação nem a destruição das placas.
                        Show full summary Hide full summary

                        Similar

                        Períodos geológicos
                        Alessandra S.
                        Projeto Med 2015: História e Geografia
                        elisacoltro
                        O Clima - Geografia
                        GoConqr suporte .
                        Simulado Geografia
                        Marina Faria
                        Geografia do Brasil
                        JOISSE DE OLIVEIRA
                        Geografia - Mapa do Brasil
                        GoConqr suporte .
                        Blocos econômicos
                        Ighor Ferreira
                        Mapas Mentais em Sala de Aula
                        Alice Sousa
                        3 Canais do Youtube para Estudar para Concursos com Mapas Mentais
                        Luiz Fernando
                        CLIMA GEOGRAFIA
                        Alice Sousa
                        Revolução Industrial século XVIIl e XIX
                        izabelamendeslop