Mapas Mentais em Sala de Aula

Alice Sousa
Slide Set by , created about 4 years ago

Como usar Mapas Mentais em Sala de Aula

1916
60
0
Diego  Santos
Created by Diego Santos about 4 years ago
GoConqr suporte .
Copied by GoConqr suporte . about 4 years ago
Alice Sousa
Copied by Alice Sousa about 4 years ago
GoConqr para Professores
Lilian Arruda
3 Canais do Youtube para Estudar para Concursos com Mapas Mentais
Luiz Fernando
Manual Mapas Mentais - App
Nathalia - GoConqr
Biology: B2.1, cells and simple cell transport; B2.2, tissues, organs and organ systems
Henry Kitchen
Maths Revision
Asmaa Ali
4 Passos para Aplicar o Método da ABP
GoConqr suporte .
Aprendizagem Baseada em Problemas: como aplicar em sala de aula
Alice Sousa
Sala de Aula Invertida
GoConqr suporte .
6 ideias para Dinamizar a Sala de Aula
Maria José

Slide 1

    Os Mapas Mentais em sala de aula
    O uso de Mapas Mentais, seja para ilustrar o conteúdo em sala de aula ou como dever de casa e projeto, está cada vez mais inserido na metogologia de ensino. Isso graças aos benefícios da técnica de aprendizagem visual e da disponibilidade de Mapas Mentais on-line gratuitos. Professores de todo o mundo têm experimentado o valor de usar Mapas Mentais para se conectar com seus alunos, desenvolver  sua criatividade, e, mais importante, ensinar a aprender de forma mais dinâmica. Como você, o Mapa Mental também é um aliado de outras técnicas de ensino que são tendência na educação hoje em dia, como, por exemplo, a Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom)

Slide 2

Slide 3

    Benefícios dos Mapas Mentais
    1. Pensando Radial: O que acontece quando você ouve uma música, cheira uma rosa ou come um sorvete? Qualquer uma destas ações faz com que um conjunto de pensamentos se manifeste. Assim, cada cheiro, gosto, som ou sensação pode ser representada como uma esfera central que pode se dividir em dezenas, centenas ou mesmo milhares de pensamentos. Este processo mental que é conhecido como “Pensamento radial”, que pode ser representado graficamente através de um Mapa Mental. 2. Os hemisférios cerebrais: A ciência mostra que o nosso cérebro é dividido em dois hemisférios: “Habilidades corticais” um a esquerda e outro a direita, que realizam uma ampla gama de tarefas intelectuais, incluindo: lógica, ritmo, cor, listas, devaneios, números, imaginação, linguagem, etc. Quanto mais integradas essas habilidades são, você terá mais capacidade de memorização. Assim, um Mapa Mental, ao contrário de outros métodos de estudo, prioriza inúmeras habilidades corticais ativas, favorecendo a memorização rápida.
    3. O poder das imagens: “Uma imagem vale mais que mil palavras”. Esta simples frase ilustra perfeitamente o que queremos explicar. Imagens ativam numerosas habilidades corticais, o que, mais uma vez, melhora a nossa memória e nossa capacidade de associar ideias e conceitos. Diferente pessoas têm diferentes estilos de aprendizagem, mas mostra-se que, em média, a maioria têm um percentual de reconhecimento de imagem entre 85 e 95%. Assim, um mapa da mente, que é essencialmente uma imagem e organização de ideias, uma vez desenvolvido, é um recurso ideal para estimular a atividade cerebral.