Império Songhai

Description

Mapa Mental - Reinos Africanos - Império Songhai - Africa
Gabrielly Cristine Souza Rocha
Mind Map by Gabrielly Cristine Souza Rocha, updated more than 1 year ago
Gabrielly Cristine Souza Rocha
Created by Gabrielly Cristine Souza Rocha almost 3 years ago
35
0

Resource summary

Império Songhai
  1. Os povos songhais habitavam territórios às margens do Rio Níger. Aos poucos, conseguiram centralizar o poder político e consolidar relações de comércio com os povos berberes.
    1. Importantes e populosas cidades comerciais, como Tombuctu e Jenné, possuíam certa autonomia administrativa e muitos funcionários à disposição
      1. No início do século XVI, Cunta Quenta, governante do estado de Kebbi, rebelou-se contra o ásquia Muhamed Turê. Após enfrentar e vencer as tropas songhais, Cunta Quenta conquistou a independência de Kebbi. Em 1528, Muhamed Turê foi destronado por um de seus filhos, Musa, e, a partir daí, iniciou-se o processo de decadência do Império Songhai, conquistado pelo Marrocos, em 1591.
        1. O filho de Soni Muhamed Dao, Sunni Ali, governou os songhais por 28 anos e foi o principal responsável pela expansão do império, passando a explorar a agricultura e o comércio com as importantes cidades de Tombuctu e Jenné, além de consolidar o controle sobre rotas comerciais na região de Gao.
          1. O Império Songhai possuía uma organização bastante centralizada, sendo administrado pelo rei, por um vice-rei e por parentes próximos ao rei. Nos territórios e províncias conquistados, contudo, o governo era exercido por chefes nomeados e demissíveis a qualquer momento pelo ásquia. Esses chefes exerciam um poder bastante autônomo, exceto nas questões de justiça, que eram entregues a funcionários conhecidos como cádis.
            1. O cádi, era encarregado da justiça, o koy, era chefe da cidade, e havia inspetores de pesos e medidas, coletores de impostos, mestres de diversas profissões, inspetores alfandegários, comissários dos subúrbios e o asara mondzo
              1. Após a morte de Sunni Ali, houve violentos conflitos entre a nobreza militar e os membros da família real para a escolha do novo líder, o que provocou a divisão do reino. Abu Bacre Dao, filho de Sunni Ali, tornou-se líder do Império de Songhai, mas foi derrubado por um líder militar chamado Muhamed Turê. Adotando o título de ásquia, Muhamed Turê governou os songhais com base na religião islâmica, embora grande parte dos nobres songhais e de seus súditos tenha conservado as crenças tradicionais.
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                Projeto Med 2015: História e Geografia
                elisacoltro
                Iluminismo
                Priscila Reinaldo
                História do Brasil - Período Colonial
                alessandra
                Períodos da História do Brasil
                GoConqr suporte .
                A CIVILIZAÇÃO ROMANA
                Lucas Villar
                Hebreus, Fenícios e Persas
                Júlia Flores
                Mercantilismo
                Professor Junior
                Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
                Professor Junior
                SEGUNDO REINADO
                Lucas Villar
                Feudalismo
                Malu Miralha
                República Velha
                Vitor Gomes