TGA

Description

Mapa mental de teorias administrativas
Taina Santos
Mind Map by Taina Santos, updated more than 1 year ago
Taina Santos
Created by Taina Santos almost 3 years ago
2
0

Resource summary

TGA
  1. administração científica é um modelo de administração
    1. criado pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX
      1. E baseia-se na aplicação do método científico na administração com o intuito de garantir o melhor custo/benefício aos sistemas produtivos.
    2. A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol.
      1. caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional da visão do homem econômico e pela busca da máxima eficiência organizacional.
        1. principais princípios da administração, sendo eles: a divisão do trabalho, a autoridade responsabilidade, a disciplina, a unidade de comando, a unidade de direção, a subordinação dos interesses individuais aos gerais, a remuneração do pessoal, a centralização, a cadeia escalar
      2. de acordo com Max Weber, intelectual e um dos fundadores da sociologia
        1. Adotada na administração, a teoria da burocracia prevê a necessidade de um modelo organizacional racional, onde é possível alcançar os objetivos, reconhecendo o que cada um deve fazer para que o resultado seja alcançado com organização e rapidez.
        2. Teoria neoclássica da administração, têm como principal referência Peter Drucker, e é o tema dado a um conjunto de teorias que surgiram na década de 1950 e que propõem uma retomada das abordagens clássica e científica da administração.
          1. Dentre os principais conceitos abordados por essa teoria, destacam-se: ênfase na prática da administração; reafirmação relativa das proposições clássicas; ênfase nos princípios gerais de gestão; ênfase nos objetivos e resultados.
          2. A Administração por Objetivos (APO) foi um método desenvolvido por Peter F. Drucker para melhor gestão, utilizando como princípio a necessidade da determinação de objetivos para o direcionamento de esforços e a obtenção destes.
            1. A maior diferença entre essa forma de administrar dentre as outras foi a ideia em que gerentes, superiores e subordinados identifiquem objetivos comuns e através de discussões determinem os melhores caminhos para a empresa e seus departamentos.
              1. O ponto de partida são planejar os objetivos em planos de curto, médio e longo prazo. Assim, começa um processo de discussão e determinação de objetivos que inicia-se na alta gerência e vai até a nível operacional, estando ao alcance de todos na empresa.
            2. a teoria estruturalista a partir da visão dos autores Amitai Etzioni, Peter Blau e Richard Scott,
              1. baseia-se no conceito de estrutura, que é um todo composto por partes que se inter-relacionam. O que significa que os sistemas organizacionais não são a mera justaposição das partes.
                1. A Teoria Estruturalista compreendeu um novo método de administração que passou a considerar as organizações como sistemas abertos que se conectavam com o ambiente, assim como seriam compostos por partes que se inter-relacionavam, o que exigiu a implementação de departamentos.
              2. A abordagem humanística da administração surgiu por volta da década de 1930, nos Estados Unidos, com o nascimento da Teoria das Relações Humanas.
                1. Com a Teoria das Relações Humanas há maior atenção com a natureza do homem. Percebe-se que as características pessoais da cada um influenciam no ambiente de trabalho.
                  1. Os três pontos basilares para desenvolvimento da Teoria das Relações Humanas foram: Humanização e democratização da administração, deixando de lado a rigidez existente até então. Desenvolvimento das ciências humanas, notadamente, da psicologia. Os resultados da Experiência de Hawthorne, que deixaram dúvidas quanto a adequabilidade da Teoria Clássica.
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                T1 - ADMINISTRAÇÃO E O ADMINISTRADOR
                Dayene Campos
                Direito Constitucional focado (INSS 2016) - Direitos e Garantias Fundamentais e Administração Pública
                Thiago Amério
                ADMINISTRAÇÃO - OS CLÁSSICOS
                Nathalino Pachêco
                Abordagens de Gestão
                sa.sousa
                A APRENDIZAGEM PROFISSIONAL EM UMA EMPRESA DE COMUNICAÇÃO: UM ESTUDO À LUZ DA APRENDIZAGEM INFORMAL
                eduarda Fernandes
                Tecnologia e Administração
                Erika Lots
                TEORIAS SOBRE LIDERANÇA
                Fernando Luiz
                Conceito de Gestão Produtiva
                Ana Cristina Ush
                Funções administrativas
                brunocmt
                Teoria Geral da Administração(TGA)
                Flávio Machado Lobo
                Administração Financeira e Orçamentária
                Raphael Luiz Fonseca