trovadorismo

Description

trovadorismo
DUDA LIMA
Mind Map by DUDA LIMA, updated more than 1 year ago
DUDA LIMA
Created by DUDA LIMA over 2 years ago
16
0

Resource summary

trovadorismo
  1. É chamado de trovadorismo o primeiro movimento artístico que se deu na poesia europeia, sobretudo a partir dos séculos XI e XII. Composto por cantigas líricas e satíricas, escritas pelos trovadores, que dão nome ao movimento, era um híbrido entre a linguagem poética e a música.
    1. No trovadorismo, música e a poesia eram extremamente ligadas.
      1. Os poemas e os versos que eram recitados estavam sempre seguidos de música e instrumentos musicais (viola, lira, flauta e harpa)
        1. As obras do trovadorismo são chamadas cantigas, pois eram escritas para serem declamadas (não havia cultura do livro na Idade Média, a população era em grande parte analfabeta e ainda não havia sido inventado o livro impresso)
          1. O compositor (de origem) era chamado de trovador, o músico era chamado de menestrel. Chamava-se segrel o trovador profissional, cavaleiro que ia de corte em corte divulgando suas cantigas em troca de dinheiro. Havia ainda o jogral, cantor de origem popular que interpretava cantigas de outrem e compunha as suas próprias. As baladeiras ou soldadeiras eram as dançarinas e cantoras que também os acompanhavam nas apresentações e dramatizações das cantigas
        2. O trovadorismo foi um movimento itinerante, isto é, os grupos de trovadores e menestréis viajavam pelas cortes, burgos e feudos, divulgando em suas composições acontecimentos políticos e propagando ideias, como a do comportamento amoroso esperado de um cavaleiro apaixonado.
          1. Já o trovadorismo satírico tem como característica o humor ácido e debochado. Ele fazia críticas a sociedade feudal da época. As cantigas satíricas eram divididas em cantigas de escárnio e cantigas de maldizer.
            1. Ambas as cantigas faziam sátiras ou deboche, porém existia uma diferença em relação como a sátira era feita. A cantiga de escárnio tinha um tom mais leve e a cantiga de maldizer era direta e ácida.
            2. No trovadorismo lírico existiam as cantigas de amor e de amigo, que falavam das sensações e os sentimentos que existia nas relações. As produções do trovadorismo geralmente eram voltadas para temas que envolvessem amor e sofrimento amoroso.
              1. O amor é um dos temas centrais do trovadorismo. É o eixo condutor das cantigas de amor e das cantigas de amigo. É comum o tema da coita (coyta), palavra que designa a dor do amor, do trovador apaixonado que sente no corpo a não realização amorosa. Daí a origem da palavra “coitado”: aquele que foi desgraçado, vítima de dor ou mazela.
            1. Considerado o primeiro movimento literário europeu, ele reuniu registros escritos da primeira época da literatura medieval entre os séculos XI e XIV.
              1. Esse movimento, que ocorreu somente na Europa, teve como principal característica a aproximação da música e da poesia.
                1. Nessa época, as poesias eram feitas para serem cantadas ao som de instrumentos musicais. Geralmente, eram acompanhadas por flauta, viola, alaúde, e daí o nome “cantigas”.
                  1. Todos os manuscritos das cantigas trovadorescas encontradas estão reunidas em documentos chamados de “cancioneiros”.
                    1. Em Portugal, esse movimento teve como marco inicial a Cantiga da Ribeirinha (ou Cantiga de Guarvaia), escrita pelo trovador Paio Soares da Taveirós, em 1189 ou 1198, pois não se sabe ao certo o ano em que ela foi produzida.
                      1. Escrita em galego-português (língua que se falava na época), a Cantiga da Ribeirinha (ou Cantiga de Guarvaia) é o registro mais antigo que se tem da produção literária desse momento nas terras portuguesas.
                        1. Embora o trovadorismo tenha surgido na região da Provença (sul da França), ele se espalhou por outros países da Europa, pois os trovadores provençais eram considerados os melhores da época, e seu estilo foi imitado em toda a parte.
                          1. O trovadorismo teve seu declínio no século XIV, quando começou outro movimento da segunda época medieval portuguesa: o humanismo.
              1. Houve grande número de autores das cantigas galego-portuguesas, parte deles de origem desconhecida, anônima. Sabe-se, contudo, que a arte trovadoresca é, em sua grande maioria, de autoria dos grandes senhores medievais ibéricos. Além dos trovadores, havia também os jograis, autores que provinham das classes populares, que não apenas interpretavam as cantigas mas também as compunham.
                1. Dos autores mais conhecidos, destacam-se João Soares de Paiva, autor mais antigo presente nos manuscritos, João Zorro, Martin Codax, Paio Soares de Taveirós, João Garcia de Guilhade, Vasco Martins de Resende e os reis D. Dinis I e Afonso X.
                  1. As obras do trovadorismo constituem de pergaminhos e manuscritos. O que chegou até nossos dias está compilado nos Cancioneiros. São mais conhecidos os pergaminhos Vindel e Sharrer, por possuírem notação musical. Com base neles, foram feitas gravações contemporâneas de algumas cantigas, como “Ondas do mar de Vigo”, do jogral Martin Codax, permitindo que possamos ouvir as cantigas conforme foram idealizadas por seus autores.
                    1. Mesura1 seria, senhor2, de vos amercear3 de mi, que vós em grave4 dia vi, e em mui grave voss’amor, tam grave que nom hei poder d’aquesta coita mais sofrer de que muit’há fui sofredor. Pero sabe Nostro Senhor que nunca vo-l’eu mereci, mais sabe bem que vós servi, des que vos vi, sempr’o melhor que nunca pudi fazer; por em querede-vos doer de mim, coitado pecador. [...] (D. Dinis, em Cantigas de D. Dinis, B 521b, V 124)
                1. Quando ligamos o rádio ou escutamos uma playlist no Spotify é comum que as músicas mais tocadas sejam sobre o amor. Pode ser sobre a saudade, sobre um amor não correspondido ou sobre um romance. O interesse por esse estilo musical é antigo e tem origem na Idade Média.
                  1. Cantigas de Maldizer: sátiras diretas, chegando muitas vezes a agressões verbais. Há casos em que o nome de uma pessoa poderia aparecer explicitamente. Exemplo: a música do cantou Latino, "Renata". Cantigas de Escárnio: nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras eram feitas de forma indireta, utilizando o duplos sentidos. Exemplo: a música da dupla Maiara e Maraisa, "Quem ensinou fui eu". Cantigas de Amor: o foco da cantiga é nas qualidades da mulher amada, onde o trovador se coloca em uma posição inferior (de vassalo) a ela. O tema mais comum é o amor não correspondido. Exemplo: a música da dupla sertaneja Henrique e Juliano, "O céu explica tudo". Cantigas de Amigo: enquanto nas Cantigas de Amor o eu-lírico (voz que expressa a subjetividade do poeta) é um homem, nas cantigas de amigo é uma mulher, embora os escritores sejam homens. A palavra amigo nestas cantigas tem o significado de namorado e o tema principal é a lamentação da mulher pela falt
                Show full summary Hide full summary

                Similar

                Aplicações do Mapa Mental
                Alessandra S.
                Como criar um Mapa Mental
                GoConqr suporte .
                Mapa Mental de GoConqr
                GoConqr suporte .
                Como criar um Mapa Mental
                Alex Farias
                História do Brasil - Período Colonial
                alessandra
                Períodos da História do Brasil
                GoConqr suporte .
                A CIVILIZAÇÃO ROMANA
                Lucas Villar
                Mercantilismo
                Professor Junior
                Brasil: Primeiro Reinado e Período Regencial
                Professor Junior
                Projeto Med 2015: História e Geografia
                elisacoltro
                Feudalismo
                Malu Miralha